6.6.11

O Sentido da Vida Humana: Sobre o Amor, as "Reencarnações", a Ética, a Liberdade e a Evolução

Por Dr. Fernando Salvino
Parapsicólogo Clínico, Psicoterapeuta


Qual o sentido da vida humana?

As consciências ou espíritos sábios, aqueles que superam em evolução ética e intelectiva todos os demais níveis evolutivos, ensinam que "o amor é o caminho e o sentido" e continuam dizendo que "é simples assim, e difícil de entender". Já li que "a essência da cosmoética é o amor puro" (Vieira, 1994). Todos estamos falando da mesma coisa e tentando entender a mesma e única coisa: o amor.

O amor é o núcleo gerador do sentido às coisas, pois sem amor as coisas não têm sentido. O índio Juan Matus dizia que existem dois caminhos, um que tem coração e outro que não tem. Continuava dizendo que nenhum caminho leva-nos a lugar algum, mas uns tem coração e outros não, e os que tem coração nos deixa bem. Em todas as épocas pessoas têm tentado falar a mesma coisas, tentando trazer para o planeta um sentido simples que é o aprendizado em amar.

Parece-me que é tão difícil de entender que justamente por isso, acabamos por permanecer no ciclo de morte e renascimento, vida após vida, para justamente aprendermos a amarmos a nós mesmos e extender este amor até o infinito, abraçando toda a humanidade, espirituallidade e o universo.

Então, se há um sentido para a vida humana este sentido está nesta aprendizagem. E nada mais educativo que renascermos num ambiente tão caótico e desafiador para evoluirmos, dos vírus aos sábios, dos estupradores aos grandes inventores e filósofos, sábios e cientistas; das bactérias passando pelas plantas, animais até os cães e gatos que habitam nossas casas. Este ambiente insano em sua grande maioria é o melhor laboratório para a aprendizagem de amar em nosso nível de evolução. Aqui, necessitamos ajudar uns aos outros em tudo o que fazemos. As relações são de ajuda e na ajuda ao outro, vamos passo a passo, aprendendo a amar.

É provável que nunca compreendamos como se dá esta interação, como realmente se dá a ecosfera e suas interconexões. E é provável que não seja para compreendermos mesmo. Pois se a aprendizagem é a de amar, assim, o que precisamos fazer é desenvolver progressivamente esta capacidade dentro daquilo que chamamos "trabalho". Este trabalho adentra na ética maior, a cosmoética, associada na base de que "a essência da cosmoética é o amor puro". O amor puro é "o melhor para todos", é sempre aquilo que beneficia o maior número de pessoas, em detrimento de grupos setorizados e egocentrismos. O amor puro é a transcendência do egoísmo e a prática da ética derivada deste nível de consciência (cosmoética).


O aprendizado de amar transcende o romantismo. Transcende o amor mundano e maternal. Trancende o pai, a mãe e os filhos.

Parece-me que transcende a tudo o que possamos imaginar. Está além da ciência, mas pode penetrá-la quando a ciência está a serviço da ajuda humana e planetária. Aproxima-se de uma serenidade profunda e lúcida, enraizada lá dentro do ser, no núcleo da alma, naquela dimensão mais profunda de nosso infinito interior.

O contato com a consciências ou espíritos sábios (serenões, evoluciólogos, serafins...)

O contato e a existência dos espíritos sábios, também chamados de serafins, serenões e outras denominações religiosas, científicas e ocultistas, é a evidência científica de que é possível chegarmos a um nível de evolução onde NÃO existe mais:

1. Sofrimento

2. Angústia
3. Ansiedade
4. Dor
5. Confusão
6. Transtornos
7. Ilusões
8. Emoções (Felicidade, Euforia, Raiva, Ódio, Tristeza, Depressão, Estresse, Ansiedade, etc.)
9. Psicopatologias diversas (neuroses, psicoses, perverções, transtornos)

E se não existe nada disso, o que encontramos nestes seres supra-humanos, inspirações das histórias em quadrinhos e filmes de super-heróis, inspiração de cientistas, místicos, religiosos e terapeutas do mundo?

1. Aura de profunda paz e serenidade
2. Ausência de ansiedade e profundo centramento de lucidez
3. Saúde num nível absurdo, meta-humano
4. Benevolência num nível incompreensível
5. Ausência completa de agressividade
6. Presença de uma profunda intenção fraterna
7. Presença de uma profunda sabedoria
8. Presença de um profundo respeito pelo outro, transcendendo tudo aquilo que conhecemos sobre ética e respeito nos relacionamentos
9. Capacidade de ligação de núcleo para núcleo, onde sua simples presença acarreta na liberação de emoções e sentimentos contidos nas profundezas da alma humana
10. Aura de profunda benevolência, proveniente do núcleo e inalterável diante de qualquer estímulo no ambiente
11. Vida afetiva e sexual em elevado nível de maturidade (holomaturidade) compondo aquilo que foi chamado por Vieira de dupla evolutiva.
12. Presença energética profunda e pacífica, exalando energias naturalmente curativas por todas as direções, denotando comportamento de elevada lucidez, respeitando as pessoas e as consciências (espíritos) em elevado grau de ética, transcendendo tudo aquilo que compreendemos como Direito, Justiça, Ética e Direitos Humanos.
13. Ensinamentos diretos, objetivos, sintéticos e profundamente precisos, denotando profunda sabedoria e uma didática hipersensível e adaptada ao nível de evolução daquele ou daqueles que serão beneficiados pelo ensinamento.
14. Ausência de misticismo, meias palavras e idéias, e sentimentos vagos; ao contrário, presença de lucidez e hiperciência (transciência), pensamentos precisos e fraternos e exalação de sentimentos de profundidade irracional para nosso nível de evolução e discernimento.
15. Transcendência daquilo que chamamo "sexo", "masculino", "feminimo", apresentando-nos como seres parassexuados, denotando equilíbrio quase perfeito entre as forças Yin e Yang, operando numa esfera de discernimento além do humano ordinário, pertencentes a uma outra categoria de evolução ou naquela apontada por Vieira como "homo sapiens sereníssimus".

É este, pois, o sentido da vida humana: elevar nosso nível de amorosidade para níveis profundos e fazer disso o centro de nosso discernimento ("a essência da cosmoética é o amor puro").

E como elevar este nível de amorosidade?

1. Voltar ao planeta, como um ser humano, encarnado, sexualizado, vivendo um nova vida humana junto com pessoas e seres vivos dos mais diversos níveis de evolução.
2. Voltar ao planeta com um projeto de vida, que prevê um caminho para dinamizar este aprendizado; um caminho elaborado com mais precisão.
3. Se você não sabe qual é este projeto, começa a pensar sobre isso. De qualquer forma, como ser sexuado que você é, no mínimo deverá aprender sobre a sexualidade e relacionamentos, pois seu instinto o levará a querer relacionar-se com outras pessoas e a fazer sexo/amor. Neste caminho você passará por alegrias, felicidades e decepções e precisará perdoar pessoas, aprender com atitudades e rejeições amorosas e sexuais.
4. Se você intui que tem um projeto de vida, então, replaneje sua existência. (clique aqui e começe agora). Você pode conhecer mais sobre o assunto (clique aqui).
5. Se você já sabe alguma coisa sobre sua tarefa, vá além, torne-a materializada a cada dia, realizando-se, e fazendo aquilo que mais ama em sua vida. Toda tarefa de vida humana é um aprendizado de amar, portanto, faça aquilo que mais ama em sua vida. Viemos ao mundo para termos prazer e sermos felizes, realizando-nos com aquilo que nos faz bem e que faz bem aos outros também.
6. Faça contínuas avaliações de sua vida. Recicle o que precisar mudar. E continue a fazer aquilo que precisa continuar a fazer. Se precisar mudar de profissão, mude. Se for para ser feliz, faça tudo o que precisa ser feito. Com coragem.
7. É necessário coragem para trilharmos o caminho do aprendizado do amor. Coragem para vencermos a nós mesmos, amando-nos o mais completamente possível, aceitando-nos o máximo que conseguirmos, mesmo que isso seja o mais difícil. É fácil criticarmos os outros e vermos os defeitos dos outros. É difícil elogiarmos o progresso evolutivo dos outros e apontar as suas qualidades e potencialidades. Esta mudança é uma mudança em amar.
8. Viva com mais liberdade. Liberte-se de pensamentos negativos e injustos sobre você e a vida; liberte-se de pessoas que te fazem mal; liberte-se de vínculos familiares doentios, nem que para isso você busque ajuda psicoterapêutica.
9. Nutra um pensamento, uma filosofia pessoal de vida. Escute os outros, mas começe a formar o seu pensamento e a sua forma de ver as coisas e decida baseado nisso, com responsabilidade e coragem.
10. Seja quem você é e aceite-se, cada vez mais, reciclando-se permanentemente para a evolução de si mesmo.

Qual a sua opinião sobre tudo o que leu aqui? (anote no computador ou papel as suas opiniões e idéias, sentimentos e outras percepções sobre o assunto).

Se você quer aprofundar e se envolver cada vez mais com este assunto (você mesmo), então sugiro que aprofunde um pouco os estudos. Abaixo fiz uma coletânea de textos que podem lhe ajudar neste caminho de retorno para si e para sua tarefa de vida no aprendizado de amar.

Leitura para aprofundamento:

1. clique aqui.
2. clique aqui.
3. clique aqui.
4. clique aqui.
5. clique aqui.
6. clique aqui.
7. clique aqui.
8. clique aqui.
9. clique aqui.
10. clique aqui.
11. clique aqui.
12. clique aqui.
13. clique aqui.
14. clique aqui.