4.8.10

Trabalho e Autorealização: Identificando e Fazendo aquilo que se Ama

Por Dr. Fernando Salvino - Parapsicólogo.
"Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida." Confúcio


Não importa qual é seu problema. O ponto que quero trazer aqui é outro: seja qual for seu problema ele é também decorrente [e muito] da falta de sentido em sua vida. E uma vida sem sentido é uma vida vazia, sem direção e, portanto, os dias passam e suas realizações mantém-se estagnadas. Os resultados práticos de sua vida não são vistos, porque uma vida sem sentido não produz resultados evolutivos. Não importa se você crê ou não em reencarnação. Isto não é necessário. Necessário é você tomar consciência de que uma vida sem um propósito que possui sentido para você não é uma vida que lhe dará felicidade e autorealização. Se você aceita a possibilidade da reencarnação, você pode tentar lembrar através de técnicas, do período entre a vida anterior e esta, quando planejou esta atual vida e decidiu retornar para este planeta, para sua familia e dar prosseguimento a sua evolução. Mas, reforço que, se você não aceita e acha um absurdo a reencarnação, não importa: vá por outro caminho. Uma empresa sem planejamento está mais próxima da falência do que uma empresa bem planejada. Da mesma forma, você, um empreendimento do Universo, se tiver e alimentar um bom planejamento de vida estará menos sujeito a falir (depressão, estresse, morte prematura, câncer, tc.). É importante que se você não tem um planejamento de vida, certamente......

Você ocupa sua mente, sua vida, seu tempo com coisas sem sentido.

Assim você continua vivendo. Disseram que você precisa namorar, então você namora. Disseram que você precisa transar, então transa. Disseram para você casar e ter filhos, então você tem. Disseram para você trabalhar, então você trabalha para ganhar seu dinheiro e sobreviver. E a vida passa... passa e passa... E? Qual o sentido da vida? Meu objetivo aqui não é adentrar em todos estes tópicos, que foram abordados de forma geral em outros escritos. A intenção aqui é abordar um único ponto: a vida humana é uma vida essencialmente trabalho. Vivemos trabalhando. Pensamos em trabalho, acordamos pensando em trabalho e muitos de nós dorme pensando e ainda, sonhamos com trabalho. Não importa se são sonhos bons ou ruins, são sonhos. Dia e noite trabalhamos. A mente é incessante em seus desejos e necessidades. Assim, diariamente você alimenta suas necessidades, seus desejos com tudo quanto é tipo de coisas. Na atual era do consumismo desenfreado e livre acesso a uma incontável quantia de bens de consumo, você vai montando suas listas e busca comprar as coisas que deseja. Quer um carro, uma moto, uma roupa nova... um apartamento... não importa... Você deseja. Você é um ser de desejos.

Então, você trabalha. Para que você trabalha?

Eis uma pergunta muito difícil. Se colocar numa prova, poucos acertarão esta questão. Isto porque poucos sabem o sentido de trabalhar. Poucos tem consciência do sentido da vida humana e, por isto, acabam não sabendo o sentido de trabalhar e, portanto, de levantarem da cama todos os dias. Muitos de nós se tornaram sonâmbulos que perambulam inconscientes por aí afora. Se perguntar o que fez ontem, não lembrará. Se perguntar o que fez a minutos atrás, não lembrará. É uma vida inconsciente. Você acorda, trabalha e dorme. Quando percebe, a semana passou. O tempo passou, um, dois, três... quatro.... dez.... vinte... trinta... quarenta.... cinquenta... sessenta.... setenta.... e?

O que fez de sua vida? Quais os resultados práticos de sua existência até agora?

Nosso foco agora é o trabalho. O seu trabalho. Aquilo que você faz e com isto é remunerado. Não falo aqui somente de seu trabalho financeiramente remunerado. Falo também dos trabalhos emocionalmente, existencialmente e evolutivamente remunerados como o são os trabalhos voluntários.

Começamos pelo trabalho remunerado financeiramente. E com isto começo com a questão: Porque precisamos de dinheiro? Bom, a vida humana é uma vida de relacionamentos. E relacionamentos envolvem trocas de energia contínuas. Uma destas energias é tão densa que chamamos de bens móveis e imóveis. E tais bens só existem porque foram produzidos por alguém. Este alguém, trabalhou para produzi-lo. Então, este alguém vende este bem. Mas ele vende para que ele tenha o dinheiro para trocar por outro bem. Assim, o dinheiro é um meio de troca e circulação bens. Num ponto de vista espiritual, o dinheiro é um meio de circulação de energia. Assim, em primeiro lugar, o mais básico, você trabalha para que possa com seu serviço receber em troca, uma quantia em dinheiro para que você possa trocar com outras pessoas e assim por diante, numa rede completamente ligada, uma teia de relacionamentos interpessoais e financeiros.

Desta forma, você trabalha para ganhar dinheiro. E você ganha dinheiro para poder pagar serviços ou comprar bens, pois isto assegura sua sobrevivência e satisfaz suas necessidades. Vamos agora para o segundo ponto. O trabalho vai além de um meio para se ganhar dinheiro. Você até pode estar infeliz porque recebe pouco. Não importa, mude de trabalho e receba mais. E ainda assim seu problema pode permanecer. O seu trabalho precisa ter sentido para você. Você passará o resto de sua vida trabalhando e despenderá enormes quantidades de horas e energia com o que faz. Assim, não importa o que você faz: você não trabalha somente para ganhar dinheiro, você trabalha também para tê-lo como fonte de prazer. Se o seu trabalho é somente uma fonte de dinheiro, então, pare e repense toda sua vida.

Identifique o sentido de sua vida, o objetivo geral de sua vida, o motivo pelo qual decidiu renascer e viver novamente uma vida humana. Você está aqui para realizar algo. Este “algo” vai além de seu trabalho. Mas nosso foco aqui é seu trabalho. E todos nós estamos aqui para sermos felizes, sentirmos prazer em viver e evoluir.

Que tipo de trabalho você poderia realizar para que possa se satisfazer mais plenamente?

Nosso foco aqui é a auto-realização. O sentido da vida humana é ser um instrumento para a auto-realização e não para a desgraça. Quem torna a vida humana uma desgraça somos nós, a partir de nossos pensamentos e experiências passadas, seja nesta ou noutras vidas. Meu foco com você é agora: se você não sente que está trabalhando com aquilo que gosta e ama, defina para si mesmo o que é este trabalho. Se nenhuma resposta vier em sua mente, não desista nem se apavore. Um nível de ansiedade virá, uma crise virá. Não importa: crises evolutivas são necessárias para alcançarmos novos patamares de evolução.

Sem coragem para evoluir você não sai do lugar

Não foque no medo. Foque na coragem. A coragem é um vulcão que existe dentro de você, mas está adormecido. Você foi ensinado pelo mundo medroso a ser medroso. A ter medo de mudanças. Você foi ensinado a buscar um emprego e ficar nele até morrer. Ou, foi ensinado a ser empresário e ter sucesso a todo custo, acumular bens, fazer seu nome e alcançar prestigio. Não importa: seu foco está errado. Você age pelo medo.

Corrigindo seu foco para a evolução e para a autorealização

De uma coisa sabemos: você existe para autorealizar-se. Como disse, não importa qual é sua crença. Você deseja ser feliz como qualquer outra pessoa, o que nos torna iguais. Você pode ser Budista, Católico, Umbandista, Espírita, Ateu..... não importa. Você opta por tal e tal religião, ou por uma linha científica ou outro caminho, porque deseja ser feliz. Deseja lá dentro de sua alma, autorealizar-se.

Agora, repense todo seu trabalho. Entre em contato com seu sentimento, escute-o. Escute suas emoções, seu coração, sua alma. A resposta vem na forma de desconforto ou sensação agradável. Sinta, medite em silêncio sobre o que você trabalha hoje. Agora, faça isto racionalmente. Coloque numa tabela: de um lado, os pontos positivos de seu trabalho; do outro, os pontos negativos. Mas faça com a mais pura honestidade que conseguir. Seja sincero, franco e honesto consigo mesmo ao seu limite. Seja bastante lúcido e racional nesta fase. Ao final, releia a tabela, avalie o resultado, chegue em suas conclusões. Você pode se perguntar: porque permaneço neste trabalho? Porque não reúno minha energia e tento mudar o curso de minha vida para algo melhor para mim? Será que um trabalho voluntário poderia ser minha solução? Aprofunde a reflexão, não tenha medo, enfrente-se com sinceridade.

Realizando a mudança de curso de vida

Tente definir para onde quer ir. Se não está satisfeito com seu trabalho, tente definir o que você quer para sua vida. Defina a prioridade para sua evolução e de que forma pode trabalhar com algo que você gosta e lhe dá prazer, ao mesmo tempo em que ganha dinheiro com isto. Afinal de contas a sola de seu sapato foi produzida por alguém, em algum lugar. Estude sobre planejamento de vida e organização do tempo, criação e acompanhamento de metas... realinhe-se com seu propósito nesta vida. O meu e o seu propósito nesta vida é simples: você existe e renasceu para ser quem você é. Seja quem você é e naturalmente você se realinha para o lugar correto, tanto dentro de você mesmo quanto fora, através de um novo trabalho ou, mesmo, se for o caso, de uma mudança mais radical, como mudar de profissão.

Para tudo isto, você precisa ter coragem. Coragem para evoluir e pagar o preço de ser quem você é. Não se acovarde. Busque a coragem dentro de você. Confie: ela está aí, esperando que você mesmo puxe ela de dentro de você, do centro de sua alma.