10.7.11

Crise Existencial ou Oportunidade de Crescimento? O sentido da crise e o permanecer no "eixo"

Hexagrama Retorno
(Ponto de Mutação)
Por Dr. Fernando Salvino
Parapsicólogo Clínico, Psicoterapeuta e Conscienciólogo


Em momentos de crise existencial, mesmo assim, permanecer no "eixo", aproveitando a crise para evoluir conscientemente.

O que significa isso?

Momentos de crise existencial são oportunidades para que possamos mudar e evoluir. O "eixo" é o nosso centro que fica abalado devido à crise. Mas mesmo assim, é oportuno permanecer no centro, mesmo em épocas de crise. Porque no centro podemos atravessar a crise de forma mais lúcida, aproveitando tudo o que ela pode nos oferecer de bom e de evolutivo, ao invés de nos entregarmos para a depressão, a melancolia, o desespero e o pânico.

Existe algo no universo que foge ao nosso controle, como neste caso, a pressão natural da existência e da vida para darmos passos adiante na evolução de nosso ser. Assim, uma crise existencial é uma grande oportunidade evolutiva, para que possamos aproveitar o fluxo da mudança em direção a modos de vida mais saudáveis e satisfatórios.

Todos precisamos saber onde está nosso "eixo". O "eixo" é um conceito prático utilizado pelo taoismo, especialmente no tai chi chuan e chi kun, para que o praticante encontre dentro de si o exato local de sua consciência, mais tranquila, serena e lúcida. Se conseguirmos ficar lúcidos, no centro, mesmo em plena crise existencial, ainda haveria crise? Não. Haveria oportunidade. E quando a crise é vivida como oportunidade de crescimento, então a própria experiência está cerragada de outro sentido. E como o sentido que damos às experiências, muitas vezes é mais relevante do que a própria experiência, se começamos a compreender crise como oportunidade, assim, extinguimos as crises e podemos encarar, na prática, a vida com uma série ou ondas de oportunidades para que possamos dar passos adiante em nossa caminhada evolutiva.

E esse é o Tao do Humano.