30.6.11

A Vida como um Treinamento da Serenidade: Evoluindo sem Pressa, mas com Continuidade e no "Eixo"

Por Dr. Fernando Salvino
Parapsicólogo Clínico, Psicoterapeuta e Conscienciólogo


Este texto é inspirado num caso clínico e suas relações com minha experiência prática em buscar a minha evolução íntima e, por consequencia, a das pessoas que me relaciono direta ou indiretamente. Por razões de preservar a integridade de meu paciente, reservarei este espaço para falar do assunto que surge da psicoterapia. E o assunto é simples, porém e ao mesmo tempo, complexo e desafiador. Trata-se da evolução e do processo ou movimento de evoluir.

Meu ponto de partida é a frase do amparador lúcido, altamente centrado, que um dia objetivamente me disse: "Se tu fosses poderoso, terias paciência". Assim, não existe lógica alguma em termos pressa para evoluir, porém, não significa que deixaremos o barco da vida nos levar para onde a "vida" desejar. A paciência é a virtude da perseverança e da sabedoria prática da vida. Os seres mais evoluídos, os amparadores, toda vez que os presenciei, seja fora do corpo seja pela via extrassensorial, o que senti foi ausência de ansiedade, pressa, estresse por resultados, entropia, agressividade, irritabilidade e assim por diante. A presença dos amparadores nos ensina que o caminho da evolução é praticamente um sinônimo de um aprendizado e treinamento da serenidade. Quando sinto e identifico a presença deles ao meu lado, seja no consultório ou no dia a dia, sempre aprendo sobre a não-violência, a não-intrusão, a ética cósmica, a fraternidade, a serenidade, e assim por diante. Eles não falam nada, e tudo dizem somente com sua presença.

Em psicoterapia, os pacientes chegam em conclusões acerca de si mesmos e de seu caminho de vida onde acabam necessitando, por escolha própria, realizar mudanças viscerais em si e em suas vidas. As mudanças em si significa que a pessoa considera importante para si mesma trabalhar traços, aspectos e modos de ser de sua personalidade, percepção ou visão de mundo, para ser mais feliz e ter maior satisfação em viver. As mudanças de suas vidas incluem aquelas em que a pessoa percebe que não existe outra saída a não ser mudar de profissão, de país, cidade... arregaçar as mangas e ir em direção aos seus objetivos de vida, ou mesmo em casos mais agudos, encarar uma separação conjugal, um divórcio, ou mesmo assumir aquele(a) filho(a) que tenha deixado a prestar a devida assistência evolutiva. Os exemplos são muitos, mas paro por aqui e deixo para você mesmo listar mentalmente.

Este processo de mudança, de realinhamento existencial, de redefinição da vida e de si mesmo, em muitos casos, é encarado com ansiedade, pressa, gerando uma pressão e uma auto-cobrança que acaba se tornando uma auto-obsessão-compulsiva: instala-se o processo do auto-assédio. A pessoa se vê diante da necessidade de mudança e reage ansiosamente para mudar a si. Ela tem pressa de ser alguem melhor, tem pressa de sentir-se melhor, não compreendendo que esta mesma pressa, esta pressão por evoluir, acaba tornando a evolução um fardo pesado, chato e sem prazer. Ela percebe que precisa encarar o esposo, o marido, e ter uma conversa franca com ele. Conclui por si mesma que a melhor opção para todos é a separação, e diante disso, vem a ansiedade por mudança, por sair do lugar. Vem a angústia e esta pressão para evoluir, para dar o passo adiante. Em casos graves, posso considerar um auto-estupro evolutivo. A pessoa se pressiona tanto para resolver sua vida que fica sem energia para dar passos firmes, tranqüilos, coesos, com os pés bem no chão. Sente medo e se acovarda, aguardando um novo momento para dar um novo passo.

Você pode estar se identificando com esta narração. Todos nós somos um pouco ou muito do que disse acima.

A auto-cobrança, quando excessiva e assediante, torna a evolução um fardo a ser carregado. E se a evolução está sendo um fardo, algo errado está acontecendo. O que quero dizer aqui é que é possível evoluirmos de forma mais compassada, harmônica, com menor ansiedade por resultados e nos permitindo ter e sentir mais prazer em viver, inclusive nos divertirmos vivendo e em estarmos vivos neste planeta. Parece-me que é este o recado dos amparadores, o de que para chegarmos na serenidade necessitamos treinar a serenidade hoje, no nosso dia a dia, nos atos e pensamentos que temos. E claro, sem pressa, porque ter pressa em ser sereno é o caminho que não leva à serenidade. Não ter pressa não significa deixar a vida nos levar. Significa, dentre outras coisas, viver com nossas metas, persistindo e perseverando, sem que se instale um estado de ansiedade, pressa e estresse mais doentio por causa disso.

Diante disso considero, na prática da minha vida, que:



Evoluir nos exige muito mais sabedoria do que conhecimento teórico. Sabedoria é aquilo que vem da vida, da experiência, da maestria de viver e do discernimento cosmoético prático.

Evoluir exige muito mais sabedoria do que ciência. Os espíritos ou consciências mais evoluidas parecem manifestar muito mais sabedoria do que ciência em seu comportamento. A sabedoria traz consigo, necessariamente, a serenidade, a paciência e a calma de espírito como virtudes atreladas.

Evoluir necessita muito mais paciência e perseverança, do que imediatismo e ansiedade em alcançar resultados. Exige que olhemos o processo, mais que o resultado. Exige que nos permitemos sentir mais prazer em viver os processos de evoluir. Os espíritos ou consciências mais evoluídas são pacientes e lúcidos, não se irritam e não manifestam a ansiedade ou a impaciência. Eles são dinâmicos e possuem a paciência como traço básico de seu caráter.

Evoluir nos exige o buscar nosso centro, nosso eixo, continuamente, para que possamos passo a passo, caminhada a caminhada, chegar nos resultados almejados, sendo que estes resultados são os passos dos resultados seguintes e assim por diante. Os espíritos ou consciências mais adiantadas vivem mais permanentemente no eixo, no centro, e devido a isso, conservam maior lucidez e acuidade nas decisões, sendo mais pacientes com os demais em relação aos defeitos e as suas necessidades.

Evoluir significa termos noção prática, no dia a dia, de que caminhamos de um Infinito passado, para um Infinito futuro, embora este caminho nos leve, inevitavelmente, para uma vida de maior serenidade, paz interior e maturidade. O eixo ou o centro de consciência, o qual vivem mais permanentemente os espíritos ou consciências mais adiantadas, não se situa nem no passado nem no futuro, nem no presente. O espaço-tempo onde se situam os espíritos adiantados é o espaço-atemporal, dimensão da pura lucidez.

Evoluir significa aceitar o sem fim que é a existência e, fazer do eixo, do nosso centro, nossa morada definitiva, permanente. Assim, seguimos o exemplo dos amparadores. Se eles são assim, podemos ser.

Evoluir significa ajudarmos os outros a evoluir. Aquele tem alcança maior centramento acaba, devido a esta lucidez, sentindo a necessidade de ajudar outros a elevar sua lucidez.

Evoluir significa que a lógica de termos pressa em evoluir não tem sentido. A evolução se dirige para a espaço-atemporalidade, assim, o espaço inicial da atemporalidade é o conservarmos nossa consciência mais continuamente no eixo, ou no centro.Não ter pressa não significa que inexistem coisas urgentes a serem feitas. Não ter pressa significa ausência de ansiedade mesmo diante de coisas extremamente urgentes a seres realizadas, seja a curto, médio ou longo prazo.

Esta preocupação com o centramento da consciência no eixo, se fez em praticamente todas as culturas, senão vejamos:

1. Tensegridade: técnica da tensegridade, adaptada elo antropólogo Carlos Castaneda da antiga técnica xamã usada pelos Maias, do clã Yaqui. Desconheço os resultados destes exercícios.
2. Yoga: técnica hinduista onde o praticante aprende experimentalmente a localizar o centro, o eixo. Conheço pessoas que conseguem um ótimo centramento devido a esta prática.
3. Tai Chi Chuan: técnica taoísta onde o praticante também, experimentalmente, aprende a localizar o eixo e conservá-lo o máximo de tempo que consegue, sendo considerada uma técnica de treinamento da serenidade. Venho praticando esta técnica há um bom tempo e com excelentes benefícios.
4. Mobilização Básica de Energias: técnica projecioterápica onde o praticante para mobilizar suas energias necessita, antes, aprender a localizar seu centro, o eixo, para depois, conseguir neutralizar os pensamentos e com isso, concentrar-se na movimentação das energias e, posteiormente, na instalação do estado vibracional. Aqui cabe o exemplo de meu amparador, chinês, onde instala o estado vibracional pela simples ação de sua vontade, mantendo a sua aura pacífica, sem agredir-me ou agredir outros. Técnica que aplico há mais de década, o que me possibilita instalar o estado vibracional, hoje, com relativa facilidade.
5. Tenepes: técnicas de assistência anergética onde exige do praticante um centramento no eixo, para que a técnica alcance um nível adequado. Técnica praticada com excelentes resultados.
6. Meditação: técnica onde a pessoa aprende a centralizar-se. Geralmente dentro de algum contexto mais religioso, como o budismo zen, tibetano e outros. Porém, independente da linha, creio, se o praticante for disciplinado colherá bons resultados.
7. Psicoterapia: técnica excelente para casos onde a pessoa está em crise existencial, manifesta problemas mais crônicos internos e outros bloqueios cronificados que impedem um maior centramento no eixo de lucidez e consciência. As técnicas de psicoterapia são complementares a todo trabalho acima descrito, pois em nosso nível evolutivo, todos temos bloqueios cronificados onde as técnicas acima são quase que impotentes de adentrar e dissolver. Exemplo: as técnicas cognitivas, a técnicas da dissolução da couraça psicoafetiva, a técnica da regressão, etc. Incluo aqui o relaxamento e a hipnose como recursos excelentes.


Compreendo que um excelente tratamento na recuperação da lucidez, centramento no eixo, autoestima e autosuperação geral em nossas vidas, esteja você em estados de transtornos leves, medianos ou graves, conforme a psiquiatria; esteja você interessado em conhecer-se a fundo; enfim, inclui necessariamente o envolvimento com uma prática integrada, tais como acima citei, em conjunto com Psicoterapia continuada. Após o término da Psicoterapia, manter a prática da aprendizagem da serenidade a partir de alguma técnica praticada com disciplina, de preferência, diariamente.


Mas, como diz o ditado popular:

"A pressa é a inimiga da perfeição."

Questão para reflexão: 

O que pensa/sente diante de tudo o que está escrito aqui?