28.6.11

Conhecendo mais a fundo sua Missão de Vida (Proéxis): parte II

Por Dr. Fernando Salvino
Parapsicólogo Clínico, Psicoterapeuta, Conscienciólogo

Antes de prosseguir, sugiro que leia a parte I (clique aqui).


Neste texto vou abordar a tarefa humana comum, básica, de forma que não precisamos ir longe demais para saber os detalhes mais sérios de nossas tarefas existenciais. Creio que se começar pelo básico, o complexo passo a passo vai se abrindo e descortinando para sua vida. Este texto não é muito útil aqueles que têm maior noção de suas tarefas de vida. Aqui meu foco são as pessoas de forma geral, leigas quase que totalmente no assunto. No artigo acima, a parte I, abordei vários pontos relevantes e ao final, concluí abordando a tarefa comum de todos nós. Assim, vou aprofundar um pouco esta tarefa comum, iniciando pela citação ao texto anterior:

..........................................................................................................................
"A tarefa comum: aprender a lidar, gerenciar e vivenciar a sexualidade e o amor de forma madura e com discernimento.

Se a vida humana ou o renascimento inicia devido a relação sexual entre o pai e a mãe (em geral), e a consciência antes assexuada torna-se sexuada devido ao processo básico da fisiologia da reencarnação, assim, cabe a todos nós, neste projeto de vida comum, aprendermos a lidar, gerenciar e vivenciar a sexualidade de forma madura. E sexualidade envolve relacionamentos, principalmente, os relacionamentos íntimos, amorosos. Assim, sexualidade caminha lado a lado com o amor. Desta forma, no mínimo dos mínimos, todos nós temos a missão global de aprendermos a amadurecer nossa sexualidade e nossa capacidade de amar, a nós mesmos e aos outros. Se você fizer somente isto, amadurecer estas duas realidades, já estará dando passos enormes em sua evolução."
...........................................................................................................................................

Resumi a tarefa comum em "Aprender a lidar, gerenciar e vivenciar a sexualidade e o amor de forma madura e com discernimento."

Vou começar pelos verbos que compõe a afirmativa.

Aprender: adquirir habilidade prática, vir a ter maior conhecimento de algo, vir a ter maior compreensão de algo.

Lidar: significa, ter trato, tratar com, conviver, enfrentar (Houaiss).

Gerenciar: administrar, organizar, exercer funções de gerente, gerenciar (Houaiss).

Vivenciar: viver uma dada situação deixando-se afetar profundamente por ela (Houaiss).


Mas aprender a llidar, gerenciar e vivenciar o que?

A sexualidade e o amor de forma madura e com discernimento.

Assim, chegamos na parte fundamental da tarefa e vou abordar em três partes:

1. Sexualidade: é tudo o que se refere à vivência do prazer, da expressão da vida, da felicidade e inclui o sexo e os momento de alegria orgástica, de prazeres sejam lá quais forem. E como inclui o sexo, aqui, inevitavelmente, inclui os relacionamentos amorosos e os relacionamentos em geral. O tabu não permite dizer, mas eu digo com palavras claras: o que chamamos de reencarnação somente acontece devido a um casal ter "transado", ter feito "sexo". Veja, não precisa que seja feito amor (sexo+afeto+sentimento+comprometimento...), basta que seja feito sexo, para que haja a reencarnação. Assim, todos nós, inevitavelmente, somos seres sexuados, animais humanos cuja origem básica é a célula sexual: o zigoto que dá sequência a embriogênese, ou a formação do embrião e, posteriormente, ao feto e assim por diante. O corpo humano, então, é um corpo sexual devido a ser sua célula-matriz, uma célula derivada do espermatozóide e do óvulo. Dito isto, a experiência humana (reencarnação) começa pelo sexo e termina com a morte (fim da existência sexuada e começo da existência extrafísica ou extrassexual). Como somos seres sexuados enquanto encarnados, ressomados, assim, todas e todas as relações atravessam a sexualidade. Os desejos, as "químicas", os olhares, os sonhos eróticos, os pensamentos sexuais desenfreados e assim por diante. Para aprofundar, sugiro a leitura atenta dos textos a respeito da Sexometria. E, por seremos seres sexuados, precisamos manifestar nossa sexualidade. E é neste manifestar que encontra nosso aprendizado em aprender a lidar, gerenciar e vivenciar. Porque já fizemos muitas besteiras nesta área. A humanidade deve ser a campeã cósmica em represálias, repressões e crenças sobre "como e porque devemos reprimir nossa sexualidade". O aprendizado é aprendermos a lidar, gerenciar e vivenciar a sexualidade o mais madura que pudermos, livre de represálias e pudores castradores de nossa liberdade natural de sermos seres sexuados. E, por sermos seres sexuados e por ser a reencarnação uma bênção da evolução, então, a sexualidade é uma bênção da existência. E, sendo uma bênção, nossa tarefa é aprendermos a desfrutar dessa bênção, com maturidade. Diante disso, elaborei modelos ainda simples e aproximados, para que possamos compreender a Sexualidade e suas relações com a Evolução da Consciência: Sexometria. A Sexometria é a hipótese da possibilidade de medição de nosso nível de maturidade afetivo-sexual e suas relações com as escalas evolutivas.

2. Amor: o Amor é a base de tudo. Sem isso, não haveria possibilidade de uma sociedade ou de um relacionamento, seja com um humano ou não, seja com a vida ou com a existência. O amor é o centro e a periferia, o sentido e a essência. Assim, sendo a reencarnação (ciclos de morte-renascimento) iniciada pelo sexo, o amor é o que possibilita a existência desta maravilhosa oportunidade de crescimento e elevação da consciência. Somente pelo amor é possível compreendermos isto que recebemos da vida: a existência aqui, no planeta. O simples fato de decidirmos retonar para o planeta já nos confere uma aprendizagem sem precedentes. Desta maneira, tudo centraliza-se para a aprendizagem de amarmos a nós mesmos e aos outros, sejam humanos e não-humanos. A própria crise planetária, ecológica e social, confere este desafio: o de aprendermos a amar a nós mesmos, os nossos semelhantes e ao planeta que vivemos. A aprendizagem de renascermos com tal e tal pai e mãe, com tal e tal irmão ou irmã, em determinado país, em determinado bairro... nada é ao acaso: carrega consigo a possibilidade de aprendermos a lidar, gerenciar e vivenciar o amor e a sexualidade.

3. Discernimento: Com o passar do tempo, o discernimento torna-se a base pela qual orientamos nossas prioridades. Priorizar é identificar aquilo que é a prioridade. Prioridade é a opção melhor dentre outras tantas. Desta maneira, a vida humana é uma tarefa de aprendermos a priorizar aquilo que é o melhor para nossa evolução e para nosso aprimoramento. Saber escolher nossos parceiros. Saber escolher nossos empregos, trabalhos. Saber o momento certo de fazer isso ou aquilo. O discernimento é o resultado de uma vida de amor próprio. Somente aquele que discerne bem é aquele que se ama realmente. Cabe aqui a escolha dos pensamentos, de situações e assim por diante. Em se tratando da tarefa básica, o discernimento é aplicado para uma vida sexualmente saudável, madura e o máximo positiva para si e os demais. Aqui significa os cuidados contraceptivos, os cuidados diante do momento de infestação das doenças sexualmente transmissíveis, da promiscuidade, do fica-fica-oco, e dos riscos de uma entrega ao amor numa relação madura e evolutiva.

Assim, diante de tudo o que disse acima, você não precisa ir muito a fundo dentro de si, para saber o que veio fazer neste mundo, ou do porque escolheu renascer com este ou aquele pai e mãe, ou irmão. Você escolheu tudo isso para evoluir em sexualidade e amor. Seja para dar limites ao seu pai ou mãe, ou para aprender a receber limites, ou ainda, para aprender a se reconciliar com aqueles que tem conflito no passado. Não importa tanto o que houve no passado ou o que fez: o que fez está feito. Importa o que fazer hoje: a reconciliação com todos aqueles que temos conflitos. Este é o aprendizado básico de amar. Aprendermos a agradecer tudo o que nossos pais fizeram para nós, de bom, e perdoar tudo aquilo que fizeram de mal, seus erros e agressões. Não temos opção mais lúcida. Nosso discernimento aponta para tal ação. Sobre a sexualidade, cabe a você aprender a permitir-se sentir e ter prazer; escolher uma companheira ou companheiro que você realmente ame e seja amado, sem utopias e idealismos sem sentido. Todos temos defeitos a superar, ninguém é perfeito. Eu, você, precisamos crescer sexualmente, amadurecermos esta maravilhosa experiência, abrirmo-nos para uma vida sexual madura, porém, sem represálias e pudores castradores de uma vida sexual prazerosa. Isto é uma desafio imenso, mas é possível.

Não importa realmente que idade você tem ou se é homem, mulher, ou a sua opção sexual, se é heterosexual, bissexual, homossexual... A consciência não é sexual. O que nos sexualidade é a reencarnação, devido a genética. Desta maneira, reveja o máximo de sua vida e você pode começar por aqui, numa orientação evolutiva simples, prática e objetiva:

"Aprender a lidar, gerenciar e vivenciar a sexualidade e o amor de forma madura e com discernimento."



Se você quiser dar mais um passo adiante, procure ajudar mais as pessoas do que pedir ajuda a elas. Ajude e é a partir desta tarefa de ajudar, que você mesmo recebe ajuda. Você aprende e se ajuda, ajudando as outras pessoas. Faça acontecer ao invés de esperar acontecer.

Sou bastante liberal neste ponto e ao mesmo tempo bastante rígido: a sua vida sexual e amorosa precisa estar regada diaramente de uma ética de respeito, de uma amorosidade e de discernimento, para que você faça as escolhas mais acertadas para sua vida. Muitos me dizem que sex-shop são assediados e, digo, depende daquele que você escolher. É o seu discernimenrto que irá te levar lá e aqui. Alguns destes locais prestam assistência sexual, elevando o discernimento e facilitando a desrepressão do casal íntimo, por exemplo. Mas, cabe aqui o nosso discernimento, sempre, em nossas escolhas. Lembrando que, quando falo da amor, trago o conceito prático e objetivo e não o fantasioso. Falo aqui de amor próprio, aquele que faz com que você largue um trabalho chato e desprazeroso e vai em busca de um melhor, mais a ver com você e com suas inclinações. Começe se amando um pouco mais a partir das escolhas que faz. Começe olhando para sua rotina e elimine gradualmente tudo o que lhe está fazendo mal. Busque o melhor para você.

Você tem o direito de ser feliz e sentir prazer em sua passagem nesta vida.