20.12.10

Conhecendo mais a fundo sua Missão de Vida (Proéxis)

Por Dr. Fernando Salvino
Parapsicólogo, Conscienciólogo, Psicoterapeuta


A Proexometria tem sua origem no conceito trabalhado por Vieira em sua obra "Manual da Proéxis", caracterizando-se como a ciência da medida da proéxis. Desconheço se este conceito já tenha sido definido anteriormente, muito emnbora eu esteja trabalhando sobre ele há mais de 5 anos em meus escritos pessoais. Proéxis é a abreviação de Programação Existencial. Assim, a Proexometria é o estudo científico o mais matemático possível, da Proéxis ou Programação Existencial.

O que vem a ser a Programação Existencial?

A Programação Existencial  é o projeto ou como geralmente se chama, a "Missão de Vida Humana", assim escolhida pessoalmente ou escolhida por terceiros, antes desta atual existência, mas no período entre a vida passada imediata, a a vida atual. Este período é também chamado de "período intermissivo" (de intermissão, entre as missões de vida). Esta missão ou programa assumido revela a intenção de retornar a renascer no Planeta Terra, abdicando a vida extrafísica ou espiritual, e assumindo novamente a vida sexuada propria da condição animalizada da consciência ressexualizada (ressomada, reencarnada). Parto do princípio lógico de que algum motivo muito forte e importante faz com que a consciência decida por si ou por terceiros, a abrir mão da vida extrafísica e assumir novamente uma vida humana. É aqui que entra a lógica da existência objetiva de uma programação existencial.

Esta programação previamente assumida antes do renascimento e, portanto, antes da ressexualização, contém o motivo básico que fez com que a pessoa decidisse retornar para esta dimensão.


Classificação das Programações Existenciais


Geralmente, as programações existenciais podem ser classificadas de duas ordens básicas:
  1. Escolhidas por si mesmas: aquelas em que a propria consciência, ainda no estado extrafísico (espiritual), planeja com lucidez, mediante a assistência de um amparador evolutivo, sua próxima vida. Esta categoria se aplica as consciências que passaram ou não pelas aprendizagens transcendentes que ocorrem nos períodos intermissivos: cursos, excurssões projetivas de mentalsoma, aprendizagens diversas. As que não passaram, embora obtenham lucidez relativa, não se desligaram completamente da dimensão mais densa, física, do planeta (tecnicamente, não passaram pela segunda dessoma - ver  glossário de termos técnicos).
  2. Escolhidas por terceiros: aquelas que relutam retornar ou retornam sem planejamento prévio lúcido, renascendo de forma menos técnica e mais improvisada. Aqui, entram as consciências que retornam praticamente de forma compulsórias, obrigadas a retornarem para prosseguir seu curso evolutivo, mesmo sem desejarem.

Não importa em qual categoria você se enquadra. O que importa é que, tenha ou não escolhido, você acabou passando pela amnésia (esquecimento) que ocorre devido à fenomenologia da reencarnação, quando o ser ou consciência, ao se ressexualizar, ressomar, se desconecta temporariamente de sua procedência extrafísica: esquece quem é, de onde veio e o que veio fazer aqui.  Desta forma, aos que esqueceram, que é a grande maioria, acabam por sentir uma série de sintomas decorrentes do esquecimento provocado pelo renascimento:
  1. Melancolia continuada
  2. Falta de sentido na vida
  3. Insatisfação contínua com trabalho, relacionamentos... 
  4. Hiperatividade e transtornos de atenção (desinteresse pelos assuntos ultrapassados no planeta).
Outros sintomas poderia ser colocados aqui, mas numa síntese estes 4 podem ser bastante úteis para entendermos o impacto do esquecimento.


Realizando a anamnese ou a lembrança de quem somos

Anamnese, de acordo com Sócrates é a rememoração gradativa através da qual a pessoa redescobre dentro de si as verdades essenciais e latentes que remontam a um tempo anterior ao de sua existência empírica. A preocupação já remonta desde a antiguidade. Sócrates ajudava seus discípulos a lembrarem de quem realmente são. Para ele, as pessoas nasciam sabendo muitas, só que tinham esquecido. Nosso foco aqui não é exatamente o saber acumulado ao longo das muitas existências, mas o saber que nos esclarece acerca do que nos motivou retornar a esta vida.

Métodos para acesso a memória extracerebral

Um dos métodos mais fáceis de acessar a memória extracerebral é a autopesquisa. O que vem a ser a autopoesquisa? É quando a própria pessoa torna-se o pesquisador de si mesmo. Ao investigar a si mesmo a pessoa tem em sua frente dois campos prioritários para conhecer a fundo e o mais preciso possível, para o seu bem:

  1. Consciência: quem eu sou? de onde vim? para onde vou? Aqui a pessoa busca saber quem ela é até as últimas consequências, sem apelos místicos ou religiosos. Com os pés no chão e usando de métodos e recursos mais técnicos e lúcidos, a pessoa começa a se investigar, a se diagnosticar, a se enfrentar e a se superar evolutivamente. Aqui ela se estuda, mas vai além disso, ela escolhe experiências para se enfrentar e superar traços ou trabalhar virtudes já desenvolvidas.
  2. Programação Existencial: o que faço aqui? Por que decidi renascer? Aqui a pessoa busca saber com detalhes e precisão, sua missão de vida, mesmo que lhe traga muito trabalho e dedicação. Muitos querem tudo pronto, saber tudo de "bandeja". Não funciona assim. Existe uma lógica até então pouco compreendida e que fundamenta a necessidade das pessoas esquecerem de si mesmas, de suas procedências e do motivo que as levou retornar para este Planeta.

Quando a pessoa começa a pesquisar a si mesma, naturalmente conseguirá acessar informações relevantes sobre seu plano de vida. Recursos podem ser utilizados de forma complementar, como a indução de experiências de retrocognição seja ela desencadeada por si mesmo, seja por terapeuta especializado ("terapia de regressão" ou retrocognição clínica). É possível que, mediante o suporte do amparo extrafísico, a pessoa relembre de fatos que possam lhe ajudar no realinhamento evolutivo, rumo a execução e a realização plena de sua programação. Infelizmente, poucos conseguem executar de forma plena estes programas, devido as dificuldades da vida humana.






A Proexometria é o estudo preciso da Programação Existencial.

É mesmo por isto que, um estudo preciso da Programação Existencial pode atuar como agente profilático, preventivo, de distúrbios conscienciais e evolutivos no presente e no futuro próximo, no pós-morte, da consciência, quando deixa esta dimensão e migra para a dimensão extrafísica de origem. Os resultados de uma vida vazia no pós-morte já estão suficientemente registrados, por exemplo, na literatura espírita. Por outro lado, os resultados de uma vida repleta de sentido estão pouco registradas na literatura. Isto porque, me parece, que poucos realmente conseguem alcançar os picos de autorealização e o pico máximo que é a realização de seu Programa Existencial (missão de vida).

Muitas pessoas possuem programações complexas e detalhadas e que envolvem muitas tarefas simultâneas e assistência a muitas pessoas. Mais complexas ainda são as Programações que envolvem a assistência num nível multidimensional e mais universalista. Não importa exatamente como são as tarefas das outras pessoas, o que importa aqui é como é a natureza de nossa tarefa, de nossa programação existencial.

Analise se sua Programação Existencial é:
  1. Previamente Planejada ou Não: você sente, pensa e intui que planejou algo para fazer aqui nesta vida? Ou sente, pensa que não planejou nada e deixou para planejar aqui mesmo, após renascer?
  2. Raio de atuação: você sente, pensa e intui que sua Programação alcança qual raio de atuação? Mais no nível do Ego (pessoal), mais no nível da família, amigos e grupos mais próximos (grupal) ou, mais além, alcança um nível maior, universalista, planetário, cósmico?
  3. Comum ou multidimensional: você sente, pensa e intui que sua programação existencial é mais  reduzida a dimensão material, humana, ou transcende para a multidimensionalidade dos trabalhos assistenciais, pela energia, parapsiquismo e a projeção da consciência para fora do corpo?
Reflita profundamente sobre estas questões. Vá até as últimas conseqüências. A sua felicidade depende diretamente do fato de você estar alinhado, sintonizado com o propósito o qual decidiu retornar. Mas não se apavore. Caso não veja nada, não consiga nenhum tipo de insight ou idéia, rememoração ou qualquer coisa, existe uma tarefa que é comum a todas as consciências que renascem no planeta.

A tarefa comum: aprender a lidar, gerenciar e vivenciar a sexualidade e o amor de forma madura e com discernimento.

Se a vida humana ou o renascimento inicia devido a relação sexual entre o pai e a mãe (em geral), e a consciência antes assexuada torna-se sexuada devido ao processo básico da fisiologia da reencarnação, assim, cabe a todos nós, neste projeto de vida comum, aprendermos a lidar, gerenciar e vivenciar a sexualidade de forma madura. E sexualidade envolve relacionamentos, principalmente, os relacionamentos íntimos, amorosos. Assim, sexualidade caminha lado a lado com o amor. Desta forma, no mínimo dos mínimos, todos nós temos a missão global de aprendermos a amadurecer nossa sexualidade e nossa capacidade de amar, a nós mesmos e aos outros. Se você fizer somente isto, amadurecer estas duas realidades, já estará dando passos enormes em sua evolução.

Que conclusões você tira diante de tudo isto? Quais as implicações de tudo isto em sua existência?