14.6.11

Discernimento, Amor Puro e Reconciliação: A Base da Ciência da Evolução do Ser

Por Dr. Fernando Salvino
Parapsicólogo Clínico e Psicoterapeuta





"A essência da Cosmoética é o amor puro".
Waldo Vieira


O discernimento amparador (maduro, aguçado) é aquele orientado a partir do núcleo irradiador de amor puro do ser (self). Pois se o discernimento for orientado a partir de outro núcleo, por exemplo, o aspecto puramente racional ou emocional, temos que nossos atos podem partir para rumos pouco benéficos para nós e os outros. O amor puro é a expressão e a pura intenção do que é realmente o melhor e o mais benéfico para todos. O amor puro nada tem a ver com consolarmos os outros, porém, muitas vezes uma pessoa consola a outra como a mais pura expressão de seu amor perante ao próximo. Porém, o amor puro é o próprio discernimento num nível elevado, se caracterizando como as atitudes de pura benevolência em prol daquilo que é o melhor para todos, nem mais nem menos.


Assim, a amorosidade é a qualidade mais nuclear e essencial do ser. Por amorosidade quero dizer a capacidade prática de amar puramente a si e ao outro, expandindo este amor ao cosmo, a vida e à existência. Os sintomas deste amor são uma profunda gratidão e uma alma repleta de lucidez perante si e perante às necessidades do outro. Não adianta muito uma pessoa inteligente, intelectual e, em suas manifestações não presenciamos o amor mais puro. Assim como muito uma pessoa ser altamente gabaritada num determinado ofício quando no trato com seus filhos mostra-se indiferente às suas necessidades de afeto, amor e esclarecimento. Um físico, psicólogo, psiquiatra, parapsicólogo ou conscienciólogo que, apesar da alta teoria avançada que trabalham, em sua vida concreta, no dia a dia, nutre sentimentos de arrogância, prepotência e superioridade em relação aos demais colegas ou às pessoas em geral. O amor mais puro é aquele mais universal, mais compreensivo da real natureza do Ser, das situações evolutivas das pessoas e aquele que se dirige para as realidades holotrópicas (Grof) do universo e da consciência cósmica.

O amor puro é um sentimento fraterno, porém dinâmico e ativo; é o gostar da humanidade, da vida, dos animais, plantas, seres de maneira geral, do universo sem que isto seja uma regra ou um pressuposto moral de uma doutrina ou ciência; é um gostar sereno a respeito do ser e estar, do simples existir e viver; fruto de matuiridade e benevolência sincera, interna; é um gostar e uma profunda aceitação de ser aquilo que somos; é um aceitar os outros como realmente são, isento de julgamentos e preconceitos limitantes das liberdades de ser e estar no mundo e na existência. O amor puro é o puro sentimento, livre das impurezas da alma, que se irradia diretamente do núcleo do ser e se exterioriza sem qualquer distorção ou resistência, defesas ou máscaras. O amor puro é o indicativo certeiro de evolução da consciência e o diferencial dos níveis evolutivos na hierarquia cósmica da evolução.

Uma pessoa que vive neste estado de consciência não sofre influências negativas dos outros e dos ambientes. Acolher a negatividade neste caso é um ato de desamor perante si mesmo. Neste caso, o amor puro emanado de seu núcleo dissolve a negatividade que chega até si naturalmente. Por não se apegar a nada, nada tem a perder, portanto, não sofre assédios de qualquer natureza. Esta pessoa vive livre da negatividade e ancorado na positividade do núcleo (core, essência, self, espírito). O amor puro repele naturalmente e neutraliza os efeitos da negatividade em si e dos outros (pessoas, seres e ambientes). O amor puro é a autodefesa permanente contra qualquer negatividade, seja ela de qualquer ordem. A negatividade não consegue se apoderar e se apossar da pessoa que vive centrada em seu núcleo. Aquele que vive neste estado tem profunda confiança na vida e na existência, portanto, não sente medo. E, se não sente medo, consegue sentir o amor mais puro. Este amor mais puro é uma energia de altíssima qualidade curativa e neutralizadora das patologias e toxinas magnéticas e energéticas das pessoas e ambientes.

Os espíritos ou consciências que vivem neste estado de amor puro, onde podemos traduzir como um grau elevado de discernimento cosmoético e lucidez multidimensional, vivem num estado vibracional constante de amor e lucidez, exteriorizando paz e serenidade por onde passam, e no que fazem.

Assim, estamos todos aqui nesta Terra para aprendermos a amar de formas cada vez mais pura, a nós mesmos e aos outros, aos animais, plantas, planeta e universo. A crise ecológica e social que estamos vivenciando é o reflexo do bloqueio e da imaturidade em nossa capacidade de amar. O amor aqui não é a paixão, ou o amor platônico, mas antes disso, o amor prático de uma vida fraterna e em prol da benevolência, da honestidade e do universalismo, rompendo as fronteiras entre raças, credos e opções político-religiosas, assim como oposições infundadas entre linhas de ciência e pensamento. O amor puro é a plena aceitação do direito às diferenças e diversidade de ser e estar na existência. As guerras e outras atrocidades do mundo são os sintomas básicos do desamor e do bloqueio do contato com o núcleo que reside dentro de nós. As doenças em geral são representações diferenciadas do mesmo problema: a imaturidade e o bloqueio de nossa capacidade de amar a si e aos demais seres. Assim, o desamor (ou ódio) gera o sofrimento. O sofrimento gera a negatividade. E a negatividade gera muitos problemas em nossas vidas.

O ensinamento básico dos espíritos ou consciências superiores repousa no aprendizado de amar. Repito o ensinamento: "O amor é o sentido e o caminho. É difícil de compreender mas é simples assim.". É neste sentido que repousa a necessidade imperiosa dos trabalhos voluntários, assistenciais de toda natureza, transcendendo aquilo que compreendemos como "trabalho". Ao ajudarmos os outros e ao planeta, estaremos nos abrindo ao amor mais cósmico e ao sentido maior que nos faz estar aqui, juntos, formando os mais de 7 bilhões de pessoas na Terra junto com os trilhões e trilhões e trilhões... de seres vivos que vivem juntos numa comunidade ecológica e biológica indissociável: a Terra.

Assim, renascemos neste planeta para aprendermos a amar a nós mesmos, aos nossos pais, irmãos, familiares, amigos, colegas e demais pessoas, conhecidos e desconhecidos. Renascemos para aprendermos a nos reconciliar com aqueles que tivemos ou temos conflitos, assim vamos aprendendo a amar aqueles que nos fizeram mal por imaturidade ou maldade intencional. A reconciliação é a base do desenvolvimento do amor puro, sem ela não existe possibilidade de estarmos em paz dentro de nosso ser e em relação aqueles que amamos. E sem a reconciliação inexiste discernimento maduro ancorado no amor puro, beneficiando o melhor para todos.

Venho percebendo e vivenciando o caminho de minha vida e ajudando aqueles com quem me relaciono direta ou indiretamente a estabelecer a reconciliação contínua como a base de nossas existências. Reconciliação esta de nós mesmos conosco e de nós mesmos com aqueles que temos conflito ou pendências (dívidas). A reconciliação é o começo, o germem, o embrião, de um profundo processo de perdão e cicatrização de mágoas. Perdoar é uma ação que tem na reconciliação sua base. Um relacionamento amoroso maduro, ancorado no amor mais puro e na sexualidade também mais madura, tem como aliado as reconciliações e o perdão.

Questões para aprofundamento auto-terapêutico:

1. Qual foi a sua experiência em ler este texto?
2. O que sentiu dentro de si?
3. Que idéias lhe vieram em mente?
4. Existe alguma coisa que você já pode colocar em prática?
5. Procure fazer uma lista daquelas pessoas possíveis em que precisa iniciar a reconciliação.
6. Existe alguém em que necessita muito perdoar? Quais os benefícios desta reconciliação para a sua vida? Você já pode começar esta reconciliação?
7. O que pensa sobre a paz interior, a paz em sua relação amorosa, em sua família e sobre a paz no Planeta?
8. Quais as suas experiências concretas com os espíritos de benevolência, pertencentes aos degraus mais altos da evolução da consciência? O que aprendeu com eles(elas)?
9. O que é a evolução para você?
10. Por que você decidiu renascer aqui, neste planeta, nesta família, neste país? Quais os aprendizados essenciais desta sua atual tarefa nesta vida? Você já começou sua caminhada lúcida de evolução?