19.5.10

As 7 Atitudes Positivas para a Vida

Por Dr. Fernando Salvino - Parapsicólogo Clínico


Resolvi escrever sobre este assunto justamente por sua falta tão presente em nossas vidas. Incluo-me neste grupo, pois uma pessoa que mantém uma plena atitude positiva para a Vida ainda é rara neste planeta. Se nem mesmo Confúcio admitiu ser o que ele chamava de "homem benevolente" cujo destino era tornar-se "homem sábio", imaginemos nós, animais humanos trilhando o caminho da evolução espiritual pelos milênios afora.

Assim, a HUMILDADE parece-me a primeira atitude positiva para a Vida. A HUMILDADE não é curvar-se de forma submissa ao outro, numa atitude passiva e fraca. Ser HUMILDE é uma atitude de modéstia perante a aceitação de nossas fraquezas, vícios e imperfeições. E diante desta aceitação interna, podemos cultivar outra atitude nobre, que é a ACEITAÇÃO do outro tal como ele é. Esta segunda atitude merece maior reflexão.

A ACEITAÇÃO é uma atitude complexa; não significa que eu concordo com o outro em tudo que ele faz, ou em tudo que ele é. Significa antes de tudo que ACEITO que ele tem o direito de ser quem ele é com suas falhas e qualidades. Significa também que aceitamos que o outro tem o direito de errar, falhar em suas atitudes. Assim, conseguimos perdoar mais facilmente aqueles que nos cometem falhas que nos magoam, chateiam e nos deixam ressentidos. Aqui entra a terceira atitude positiva: o PERDÃO.

O PERDÃO sempre esteve associado à religião. Mas vamos aprofundar um pouco esta atitude. Perdoar é renunciar a punir; desculpar; ver com bons olhos, simpatia. Carrega ainda outro significado, que é o “poupar a si mesmo”. Perdoar além de poupar o outro da culpa, da punição, é poupar a si mesmo de todo desgaste emocional, existencial e espiritual que a mágoa, o ressentimento, a raiva, a vingança e o ódio geram numa relação conflitante mal resolvida. Assim, PERDOAR não significa que concordemos com os atos malévolos ou errôneos daqueles que praticaram. Significa que poupamos, antes de tudo, a nós mesmos pelo sofrimento advindo de tal ato, que poderia ser potencializado pelas emoções negativas, como ódio, raiva e rancor. Eu e você conhecemos bem estas emoções. Mas somos analfabetos em PERDÃO. Toda a educação é falha nesse sentido. Ela ensina de tudo, logaritmo, etc... mas não ensina sobre as emoções, alfabetização emocional. Precisamos aprender a PERDOAR, antes que seja tarde demais. As implicações do orgulho, da arrogância, da prepotência, dos prejulgamentos, preconceitos, raiva, ódio, ira, rancor, ressentimentos e vingança trazem graves conseqüências para os relacionamentos a longo prazo, vida após vida, século após século. Aqui entra a questão da PREVENÇÃO, como a quarta atitude positiva perante a vida.

A PREVENÇÃO significa que ao invés de deixarmos que as coisas cheguem no extremo, como por exemplo, uma doença, ou um conflito, podemos ter o discernimento de agir com antecedência a partir de atos preventivos. Prevenir é se antecipar a um dano, evitando que ele ocorra. Isso exige discernimento. DISCERNIMENTO é a quinta atitude positiva para a vida. Quando eu penso e reflito sobre as coisas; quando eu sinto dentro de mim quanto a melhor atitude a se tomar, estou tendo DISCERNIMENTO. O que orienta o DISCERNIMENTO é o AMOR, a sexta atitu de. Amar é respeito profundo. Amar é afeição profunda entre pessoas e outros seres ou objetos. Quando o AMOR coordena nosso DISCERNIMENTO, podemos fazer escolhas que nos respeitemos em primeiro lugar e respeitemos o outro. O respeito traz a sétima atitude: ÉTICA.

A ÉTICA é a reunião de todas as atitudes numa só. Pode ser traduzida por BONDADE, no dizer de Confúcio. Sejamos éticos então estaremos praticando todas as atitudes. Porque uma pessoa ÉTICA é aquela que humildemente, aceita a si mesmo como é e ao outro, respeitando os limites e as diferenças, e com respeito, perdoa a si mesmo pelos atos errôneos de seu passado atual ou de vidas passadas assim como os outros que nos cometeram atos faltosos. Poupa a si mesmo de todo desgaste provocado pelas emoções negativas, compreendendo as conseqüências de tudo isto pelo discernimento orientado pelo amor mais puro, espiritual por excelência.

Reflexão:

- COMO SERIA A SUA VIDA CASO PRATICASSE AS 7 ATITUDES?

- QUE CONSEQUENCIAS TERIA PARA SI MESMO, RELACIONAMENTOS E SUA VIDA PROFISSIONAL?

- QUE CONCLUSÕES VOCÊ PODE TIRAR DESTA MENSAGEM PARA SUA VIDA PRÁTICA?