12.8.10

Projeciologia e Ética em ciência


Por Dr. Fernando Salvino - Parapsicólogo

Este portal tem como função os assuntos relativos a saúde, espiritualidade e evolução. E tais assuntos me remetem a outro campo, a ética. E mais especificamente, a ética em ciência. Mais a fundo, a ética cósmica ou universal, dentro de referenciais do cosmodireito, regada pelo amor mais fraterno e puro, ainda pouco compreendido por nós, seres ainda enredados pela vaidade, o egocentrismo e a cultura da guerra.

É dentro deste exato ponto que me situo. A ética baseada no amor puro fundamenta-se pelo respeito e é a partir deste ponto de referência que quero trazer a ética em ciência, especificamente dentro daquilo que posso chamar de "ciências ou investigações avançadas da consciência". Mais especificamente, uma ciência chamada Projeciologia.

O canal "Parapsicologia em Debate" coloca o tema "Quem propôs a ciência Projeciologia?" em questão. A maneira como abordarei o tema revela a intenção da honestidade e da transparência, sendo a base de uma verdadeira ciência.

Após décadas de estudos práticos e teóricos sobre os assuntos relativos à consciência, especialmente a experiência fora do corpo (nosso foco), acabei como muitos deparando-me com obras e autores das mais variadas formas e, como sempre assegurou Hereward Carrignton, o que mais encontramos nas obras relativas a projeção do corpo astral ou projeção da consciência, são explicações e registros de experiências, muitas delas vagas, porém, nenhum até Sylvan Muldoon, conseguira sistematizar um corpo de conhecimentos que pudessem dar o status de ciência ao estudo da projeção do corpo astral ou projeção da consciência. Esta pessoa, me parece, foi Sylvan Muldoon, em sua obra "Projeção do Corpo Astral", escrita em 1929.

Nesta obra, o autor aprofunda de forma lúcida e clara, honesta e aberta, experiências projetivas e muitos dos fenômenos relacionados a projeção, numa abordagem científica e sistematizada, uma espécie de fenomenologia parapsicológica baseada num método que se baseia nas experiências pesssoais com o fenômeno. A sua frase "Experimente e então saberás" revela a base do método científico que ele emprega na ciência da projeção e convida a todos nós a aplicarmos métodos para a auto-indução da experiência projetiva e a partir daí, estudar o fenômeno e chegar em conclusões pessoais.

Este texto parece com algo para você? Sim, no fim da década de 70, um brasileiro chamado Waldo Vieira nomeou "Projeciologia" para a ciência da projeção da consciência. Instituições foram criadas ao redor dele e de suas idéias. O que é divugado nestas instituições é que o propositor da ciência Projeciologia teria sido Vieira. A informação é errada. Vieira teria sido o criador do neologismo, quando o criador da ciência estaria mais para Sylvan Muldoon. É importante dizer que o neologismo foi proposto antes de sua obra "Projeciologia", a partir de outra obra "Projeções da Consciência", onde consta relatos de experiências do autor.

A ética em ciência coloca a necessidade de sermos honestos com as pesquisas, dados e referências, assim como aqueles que foram os verdadeiros propositores. Desta forma, o mérito fica com Sylvan Muldoon por ter criado a "ciência da projeção" e para Vieira, o mérito por ter criado o neologismo Projeciologia, que se refere a "ciência da projeção" e não à uma paradigma específico, pois existem múltiplas abordagens para o fenômeno e tudo integra a "ciência da projeção", hoje multidisciplinar.