23.3.10

Reconciliando-se Com a Vida e Consigo Mesmo

Por Dr. Fernando Salvino - Parapsicólogo Clínico


Hoje quero falar sobre um aspecto da vida humana pouco valorizada. Aliás, é uma área de nossas vidas que estamos ainda engatinhando. E isto tem um motivo muito claro: renascemos numa cultura ingrata a vida. E aceitamos porque nascemos também com esta dificuldade. Há muitas vidas que isto ocorre, faz muito tempo que estas crenças foram sendo alimentadas, vidas após vidas, e hoje, o resultado é bastante crítico: não nos damos mais conta de tudo o que recebemos da vida em prol de nossa evolução. O universo é benigno em sua essência e em sua manifestação. Tudo o que ocorre no mundo é para o Bem Maior do universo. Tudo o que ocorre na Terra é para sua evoluç&atild e;o. O universo está amparado em seus mais sublimes degraus da evolução. As hierarquias da evolução celestial coordenam a evolução a partir do amor puro e de uma ética cósmica impecável. Nada do que fizermos abalará o projeto de evolução cósmica. E tudo o que temos que fazer é cooperar com a Evolução Maior e retribuir tudo o que já recebemos do Universo. O Cosmo quer nosso bem e age em prol de nosso bem. Ao agradecer à Vida e ao Universo por tudo aquilo que já recebemos, uma porta se abre dentro de nosso espírito e o caminho da gratidão torna-se possível.

Agradeça primeiro, por existir e ser quem você é. Comece por este passo simples e objetivo. Simplesmente agradeça por existir e ser quem você. Seja lá quem você seja, seja lá que virtudes ou defeitos você tenha. Não importa, nada disso importa. Você existe para evoluir. Diante disso, agradeça por existir e ser quem você é. Ao realizar isso verá que todo seu projeto REAL de vida está enraizado nisso. Mas, se você tiver dificuldades em fazer isso é porque todos nós, ou a grande maioria, se tornou ingrato.

<< Tornamo-nos pessoas ingratas? >>

Reclamar, criticar e rejeitar a vida e as pessoas de seu circulo de relacionamento praticamente o tempo todo tem sido o hábito da pessoa moderna. Ela se ocupa com isto, ela alimenta isto e acaba se nutrindo com isto. Este comportamento acaba sendo excitante, gera adrenalina no sangue e dá a sensação de estar viva. Este tipo de adrenalina vicia como droga. A pessoa moderna está apriosionada na própria gaiola que criou para si mesma. Todos são os culpados. O Lula, o Ciro Gomes, os políticos... Bin Laden é o culpado.... Busch é o culpado... os criminosos são os culpados.... os políticos são os culpados.... todos.... o pai, a mãe, a família..... os tios..... os filhos são os culpados.... Todos são os alvos da crítica severa, da reclamação e da rejeição, seja lá porque motivo for. Pode até ser que seja porque pertence ao partido político do PT, ou do PSDB; ou seja dos Democratas ou Republicanos, ou seja porque defende a Monarquia e mesmo o retorno da Ditadura pela posse dos militares. Seja lá porque motivo for, os outros se tornaram os culpados pela desgraça da vida da pessoa moderna. E o que tem de interessante nisso? É que a maioria das outras pessoas modernas também age assim: culpam, rejeitam e criticam todos a sua volta culpam-nos por sua condição de ser. Caso esteja com problemas financeiros, a culpa é do governo, da falta de emprego ou sei lá qual motivo ela criará para justificar suas dificuldades. Caso esteja com problemas no casamento, a culpa é do marido ou esposa, ela/ele é que é culpada(o); se ele/ela traiu, aí então, toda a ira do mundo se pr ojeta sobre o grande culpado. Se o mundo está em colapso ecológico, com a queda dos 100% da cobertura de floresta atlântica para menos de 4%, então, a culpa é do ser humano, das indústrias, do capitalismo. Esta pessoa moderna tornou-se ingrata a tudo que a cerca, a vida. Culpa tudo e todos e acaba adoecendo. Quando adoece ela diz: ‘estou com uma doença’, ‘estou com depressão’. Como se ela tivesse contraído ‘algo’ deste mundo hostil. Se fosse honesta consigo mesma ela diria: ‘sinto-me deprimida’, ‘sinto-me doente’....

<< Mas, porque a pessoa moderna sente-se doente? >>

A pessoa moderna sente-se doente. O que quero dizer com isto? Quero dizer que ela rejeitando o mundo e as pessoas a sua volta, criticando tudo e todos, acaba por isolando-se e afundando em sua própria solidão. Quando não assume a responsabilidade por ter criado seu próprio ‘estado de ser’, acaba culpando o mundo por ter contraído uma doença. E com isso, deseja um remédio para que a cure. Deseja um anti-depressivo, uma fluxetina, um ansiolítico, um passe no centro espírita, que orem por ela, que rezem por ela. Ela deseja que algum fator externo, um remédio seja lá qual for, cure ela da doença que contraiu. Ela não sabe o porque está assim, ela sente-se desorientada diante de tudo e todos. Em casos graves questiona a vida, o mundo e seu sentido . Olha para a esposa ou marido e não sabem nem porque está casado(a) com ele/ela. Alguns dizem que casou para sair de casa, ou que casou porque tinha de casar. O sentido da vida parece ter terminado, e o resultado é medo, depressão, melancolia, rejeição, agressividade. Ela culpa o mundo por tê-la enganado, por tê-la prometido recompensas por seguir o protocolo da felicidade: casar, ter filhos, ter emprego, viver e morrer. Agora, a pessoa moderna sente-se morta por dentro. Não sente mais tanta vontade de sair de casa, ou em casos graves, não sai de casa. Tem medo de multidões, de tudo e todos. Entra em pânico. Uma criança também pode sentir-se assim desde pequena: nada parece ter sentido, a escola, os professores falando sem parar na sua frente assuntos que não lhe interessam e ainda precisa ficar sentadas olhando estes adultos problemáticos. As crianças percebem os adu ltos, muitas crianças desenvolvem os transtornos de atenção porque não tem interesse em aprender aquilo que os adultos acreditam que sejam bom para as crianças. Os adultos dizem: você precisa estudar, passar no vestibular, casar, ter filhos, ser alguém na vida. Acontece que os adultos esqueceram que foram crianças e que seus pais prometeram coisas parecidas. E nada disso tornou-os felizes. Nada disso foi suficiente para alcançarem a felicidade.

Todas estes estados são chamados de doenças. Mas na verdade não são doenças. São sintomas das atitudes de rejeição da vida e de tudo aquilo que é diferente de nós mesmos. São sintomas do ódio e raiva que sentimos de nós mesmos. São sintomas do medo que temos de nós mesmos, do medo de sermos quem somos. Do medo da vida, do desconhecido, da morte. Do medo da insanidade mental, do medo que temos de enlouquecer e tornarmos insanos. Seja lá que doença for, seja lá qual problema você está passando, é sinal de duas coisas simples: atitudes de desamor diante de si mesmo e diante da vida. Estas atitudes de desamor se expressam pela ingratidão e pela falta de confiança em geral, nas pessoas e na vida. E stas atitudes podem estar ancoradas em traumas de vidas passadas ou desta vida. Não importa: estes traumas nos criaram crenças e estas crenças alimentam a ingratidão.

A ingratidão torna a vida amarga e sem sentido. Torna a vida morta e má. Torna Deus mais um ser malvado que nunca ouve as suas preces e que é responsável pelo caos no planeta e pelo estado hoje. No entanto, Deus nada tem a ver com isto. Deixe Deus continuar a se preocupar com a orquestra bem tocada dos bilhões de conglomerados de galáxias. Deus, o poder maior do cosmo, nos criou gratuitamente e nunca cobrou nada de nós por ter-nos criado.

<< Recebemos nossa essência, nosso Espírito e nossa Imortalidade. Agradeça ao universo por você existir e por sua imortalidade, este é o primeiro passo de sua reconciliação com a vida. O Universo nos criou imortais e mesmo que o pior ocorra conosco, sempre permaneceremos vivos. O Universo é amparador, benigno e justo.>>

Em algum momento da existência cósmica, surgimos, nascemos. Existimos e por isto, somos o que somos. E quem nos criou? Não importa como e quem nos criou. O que importa é agradecermos, é mantermos uma gratidão por existirmos e estarmos vivos. Isto é espiritualidade praticada todos os dias.

Nenhum criminoso, por mais maligno que seja, deixou de ver o nascer e o por do Sol. Nunca a Lua deixou de aparecer para ele. Nunca o céu estrelado se fechou diante dele como forma de puni-lo. A Criação deu-nos o poder de escolha e diante disso, a responsabilidade por nossos atos. A Terra nos dá toda a água necessária para vivermos bem aqui. Tem terra para todos morarem, e nada é cobrado de nós pela Terra. A Terra nos dá tudo gratuitamente. Nós privatizamos a vida e cobramos pelo ar, água, alimento e tudo que nos é dado gratuitamente. Para que possamos desprivatizar a Terra, torná-la sem dono novamente, é necessária muita gratidão e amor pela vida.

<< Recebemos um planeta fraterno. Agradeça a Terra por tudo que ela te deu e te dá. Por te dar o chão para morar, a água para beber, o calor do Sol e sua luz para viver. Agradeça pelo que todos os seres vivos do planeta já fizeram e fazem para você.>>

Ao surgirmos no cosmos pelo simples ato do poder divino, passamos a retribuir o fato de existirmos e estarmos vivos. Esta retribuição ancorada na gratidão honesta é a base de nosso projeto de vida. Nosso trabalho e tarefa neste mundo necessita estar sintonizada com a retribuição por tudo que a vida nos deu de bom, de experiências e oportunidades. Ao deixar o orgulho e a prepotência de lado, caminhamos em direção a uma vida de gratidão.

<< Recebemos do Universo nossa própria existência. Agradeça por ter sido criado(a). Agradeça por estar viva, por existir. E retribua ao Universo por isso.>>

É por isso que estamos aqui, é por isso que decidimos voltar e renascer. Para retribuir com nosso serviço, ajudando aqueles que o(a) ajudaram e ainda a(o) ajudam: o Universo, a Terra, os seres vivos e as pessoas.

Provavelmente você vive uma vida em que não sabe o que está fazendo neste Planeta. É muito comum as pessoas sentirem que tem algo a fazer, mas geralmente param nisso. E se você sente que é uma destas pessoas, então, você já pode começar a agradecer por tudo que já recebeu desta vida. E começar a criar um projeto de retribuição social e planetário. Isto é resultado de sua maturidade e de sua gratidão perante a vida e o planeta.

<< Recebemos um planeta bom, bonito e intacto. Os seres vivos que habitam este planeta são bons e cooperam com a evolução. Agradeça a Natureza e tudo que ela lhe dá: o por do sol, o nascer da lua, as estrelas e todo espetáculo maravilhoso da vida.>>

Agradeça a Terra por tudo que ela lhe dá e já lhe deu ao longo de todas as vidas que passou por aqui e a esta atual vida.

E agora, estamos navegando no mesmo barco de esquecimento, tentando nos lembrar, em primeiro lugar, quem somos. Navegamos num barco chamado Terra. Os tripulantes passam dos trilhões de seres vivos. Somente em nosso corpo, passam das mais de trilhões de bactérias que povoam nossos órgãos, quando que, sem elas, não estaríamos em equilíbrio. Recebemos os serviços destes seres minúsculos, invisíveis, gratuitamente o tempo todo, tanto dentro de nosso corpo como do papel que exercem no planeta. As bactérias prestam verdadeira assistência às populações da Terra. Os vírus nos ensinam a olhar para nossa imunidade, que é essencialmente, a nossa saúde emocional, mental, existencial e espiritual. Este serviço é prestad o gratuitamente. E o quanto temos reclamado das bactérias, dos vírus? Temos criado meios de matá-los e de odiá-los. Agradeça as bactérias e aos vírus por existirem, eles fazem seu trabalho e não cobram nada pelo que fazem.

<< Recebemos do Universo nossa própria condição de sermos quem somos. Agradeça por ser quem você é. Para o universo é importante que você exista e seja quem você é. Este é seu desejo: o universo lhe criou e deseja que você seja quem você é.>>

Quando começamos a ser novamente quem somos, começamos a nos aceitar como realmente somos. Você pode começar agradecendo por aquilo que é, agora. Você pode começar agradecendo por tudo aquilo que aprendeu nas suas vidas e em toda sua existência. Tudo o que necessita e necessitou chegou até você. Todo conhecimento que precisou foi até você e ainda virá. Então, nada mais justo que gerarmos dentro de nossa alma a gratidão por tudo aquilo que a vida nos dá. E quanto mais gratidão maior nossa capacidade de receber da vida. Quando você começa a agradecer, você se torna merecedor de tudo aquilo que se tornou e de tudo aquilo que é hoje. Você se torna merecedor da vida, de viver, de sentir-se feliz e realizado(a). Você recebeu do Universo uma esposa/marido, filhos e familiares. Agradeça por tudo o que já fizeram por você, por tudo o que se doaram por você e para você.

<< Como começar? O que preciso fazer?>>

Você pode ser casado ou estar namorando, não importa. Você pode ter filhos ou não. Não importa sua idade, tamanho, sexo, profissão. Somos todos iguais, porque você recebeu do Universo muitas pessoas que passaram por sua vida e eu também. Nisso somos muito semelhantes. Você pode fazer uma lista de todas as pessoas marcantes que passaram na sua vida. Enumere por ordem de importância. Coloque todas. Você pode colocar até mesmo aqueles que considera seus inimigos ou inimizades. Não importa, elas foram importantes para você. Coloque todos numa lista e agradeça um a um por tudo que aprenderam com estas pessoas. Você pode colocar uma música suave, leve para criar um clima de paz e serenidade. Medite um pouco, pense nas pessoas e vai colocando na li sta. Quando preencher todas, leia o nomes das pessoas em voz mental tranqüila. E pessoa a pessoa, uma a uma, você irradia gratidão por tudo o que já fizeram para e por você. Faça isto durante 1 hora. Se não conseguir completar a lista, não importa. Recomece no outro dia do ponto onde parou. Agradeça até mesmo seus inimigos ou desavenças pelo que fizeram: elas te ensinaram alguma coisa com tudo aquilo. Agradeça. Deixe o orgulho, a arrogância e a prepotência de lado, e agradeça. Faça do seu jeito, não importa como você fará: você sabe fazer, é de sua natureza sentir gratidão. Inclua seus filhos(as) e agradeça-os por todo aprendizado que lhe deram, e por toda felicidade que lhe proporcionaram. Visualize seus filhos(as) na sua frente e irradie gratidão. Se você for mais corajoso(a) e despido de seu orgulho, então, para estas pessoas de seu círculo mais íntimo, converse com elas pessoalmente e agradeça-as por tudo. Se você cometeu algum erro com elas e que as tenha magoado, então, você pode se retratar, pedindo desculpas. E diante de seus inimigos e desavenças, ao imaginar estas pessoas, irradie gratidão e perdão pelo que te fizeram.

<< Quando deixarmos esta Terra, o que levamos são 3 coisas: >>

1. Nós mesmos, como espíritos imortais que somos.
2. Nossas amizades e amores.
3. Nossas inimizades e desamores.

Todos os nossos bens, coisas materiais e tudo, casa, carros e empregos ficarão por aqui. Permaneceremos somente de posse de nossas essências. O dia em que naturalmente formos somente Amor Puro, deixaremos de vir para a Terra. Deixaremos de renascer e nos tornaremos Uno com a Vida e prosseguiremos nossa caminhada evolutiva noutras moradas do Cosmo. Nós nos tornaremos consciências livres e espíritos puros. Agradeça a Vida por reservar a você e todos nós um destino tão justo, belo e sublime.