11.8.11

A Natureza da "Prova" na Investigação Científica da Consciência Multidimensional (Parte 1)

Por Dr. Fernando Salvino (MSc)
Parapsicólogo Clínico, Psicoterapeuta, Conscienciólogo.
NIAC - Núcleo de Investigações Avançadas da Consciência
FEBRAP-ABRAP


Parte 1: Noções Gerais à Metodologia Científica Aplicada nas Investigações Avançadas da Consciência Multidimensional
 

As áreas da ciência que se preocupam em investigar a consciência multidimensional são, no meu ponto de vista:

1. Ciência Espírita (não incluo o aspecto religioso aqui).
2. Metapsíquica
3. Parapsicologia (somente a escola multidimensional)
4. Projeciologia (desde Muldoon, principalmente)
5. Conscienciologia
6. Psicologia (algumas escolas, como Transpessoal e alguns psicólogos, como William James, Jung, etc)
7. Física (teoria de cordas, teoria do universo membrana, etc.)
8. Psicobiofísica (teoria de psicons, etc,)
9. Ciência Taoista (práticas de chi kun, tai chi chuan e pensamento chinês de forma geral)
10. Ciência Indígena (principalmente, Maia, do clã Yaqui - Carlos Castaneda)
11. Ciência Hinduista (vedanta, etc.)
12. Budismo (Zen, Tibetano, etc)
(provavelmente tenha outros)

A natureza da prova de forma geral obedece um sêxtuplo critério, no meu ponto de vista:

1. Estatístico: ocorrência do fenômeno em escala relativamente maior que "uma meia dúzia de gatos pingados".

2. Relatos e Estudos de Caso: estudos dos relatos dos casos de experiências parapsíquicas, ao modo das ciências qualitativas, com aplicação de método rigoroso, atualmente, o fenomenológico e assim por diante.

3. Laboratório: pesquisas de laboratório com método rigoroso estatístico, ao modo das ciências naturais, como física, química e biologia.

4. Auto-experimentação: o próprio pesquisador se coloca na vivência do fenômeno para fins de estudar em si mesmo, averiguando a veracidade das experiências relatadas (item 1 e 2) e a natureza dos fenômenos parapsíquicos, sua função, seu sentido, sua lógica, etc. Aqui o pesquisador induz o fenômeno parapsíquico e o estuda tal como ocorre em si mesmo. Seja a indução telepática, clarividente ou mesmo as projeções conscientes para fora do corpo, ou ainda, as retrocognições ou acesso às memórias antigas incluindo as vidas anteriores e os períodos intervidas. Aqui inclui práticas como yoga, meditação, zen, tai chi, chi kun, etc.

5. Clínica: o campo parapsicológico clínico, transpessoal, como campo de investigações de casos, em abordagem participativa, qualitativa, com participação direta do psicoterapeuta com uso de metodologia psicoterapeutica para a facilitação das investigações, tal como hipnoterapia, retrocognoterapia, projecioterapia, transidentificação, etc.

6. Sistêmico: aplicação sistêmica ou integral dos métodos em conjunto, integrados, sem privilegiar um ou outros, mas aplicando-os em esquema holístico.

As ciências da consciência multidimensional utilizam os múltiplos métodos em conjunto ou em separado, ou alguns deles juntos. O que forma a metodologia de cada área. A metodologia científica utilizada pelas ciências da consciência dependem do paradigma adotado por cada área. Independente do paradigma, grande parte deles converge para a consciênncia multidimensional, noções como evolução da consciência e da necessidade da evolução num caminho de benevolência ad infinitum.

Se juntarmos todos os 5 primeiros itens, analisá-los em conjunto, sistemicamente, em meu ponto de vista, a hipótese de sobrevivência e existência do EU antes e depois da morte e mesmo fora do corpo/cérebro não só está comprovada, mas muitas outras realidades que se desdobram dela tornam a pesquisa ainda mais complexa, com mais dúvidas e mais campo de investigação.

A metodologia do item 4, a principio, no ocidente, foi fundada pelo projetor consciente Sr. Sylvan J. Muldoon, tendo sido incorporada e divulgada pelo projetor e médico brasileiro Dr. Waldo Vieira, o pesquisador e empresário Sr. Robert Monroe e outros projetores auto-experimentadores, porém, pesquisadores. A auto-experimentação é a base da prática taoista, da prática do yôga e assim por diante e tal método já vêm sendo desenvolvido a milhares de anos e mantém uma linha de desenvolvimento que ainda permanece como o método dos métodos, pois leva o próprio interessado a ter suas proprias experiências e averiguações acerca de sua natureza multidimensional, além desta vida, além deste corpo e desta dimensão.

Diante disso, disse Muldoon: "não desejo que acredite em nada que escrevo. Experimentai e então saberás". Esta é a premissa do método de auto-experimentação.

Na parte 2 estarei aprofundando o método da auto-experimentação, usado tanto em experimentos individuais como na parapsicologia clínica, diante das evidências das lembranças de vidas passadas e seu potencial psicoterapeutico e evolutivo (heurístico).