10.6.13

Das Evidências Científicas Do Contato Mediúnico com Sir Oliver Lodge

Sir Oliver Lodge ?
Por Fernando Salvino (M.Sc)
Parapsicólogo e Psicoterapeuta
Espaço Terapêutico Tao Psi e Projeto Amanhecer (HU-UFSC) - Pesquisa em Terapias Integrativas e Complementares
LAC - Laboratório de Autopesquisa da Consciência



I - Do Começo...

Há certo tempo venho querendo achar o desenho que fiz, sobre uma clarividência de um senhor que somente depois, conclui ser Sir Oliver Lodge. E hoje folheando um antigo caderno, o encontrei e tirei uma foto com meu celular e aqui esta o ensaio que sempre quis escrever sobre o tema.

A comunicação interdimensional, assim chamada de mediunidade, ou a comunicação entre uma pessoa aqui e um espírito (agente theta) é tema de preocupação da metapsíquica desde seu surgimento em conjunto com a pesquisa de Allan Kardec e posteriormente com a parapsicologia e de tantas áreas, como a teosofia (de Blavatski) e outros. De qualquer forma, o assunto é enredado de interpretações místicas e me aterei aqui como sempre exponho, no máximo de minha honestidade com o tema.

Então, diante do já grande número de obras que expõe o assunto da mediunidade, aqui nada terei de novidade, somente a experiência pessoal que aqui narro com toda minha franqueza. Convido assim você a estudar os livros que existem por aí que tratam do tema, todos facilmente expostos e viáveis ao acesso gratuito pela www.


II - Do Encontro com Sir Oliver Lodge?

No fim da década de 2000, creio que por 2005, 2006..., deparei-me numa aula de parapsicologia com meu prof. Tarcísio Pallú, sobre a história da parapsicologia, especialmente a época da Metapsíquica. Eu nunca sequer tinha estudado com tanto afinco tal área. Myers, Richet e cia. Porém em determinado momento ocorre uma modificação intensa no campo da sala de aula. Eu sentava no fundo da sala então pude perceber com bastante acuidade o que estava ali ocorrendo. Manifestava-se uma inteligência cujo corpo estava mais ou menos nítido e cuja lucidez era explícita pela aura que inundava o ambiente. Aliás, foi sua lucidez que chamou-me a atenção. Aquela presença, flutuando na sala, observando todos de fora, porém, ali, ninguém percebeu sua chegada sutil e lúcida. Sua aparência era de um espírito dos séculos anteriores, europeu. A imagem me era nítida e enquanto eu o observava, pude desenha-lo, muito embora o desenho não ficasse completamente idêntico ao que via.

A fui adiante penetrando no campo, além da imagem visual do Sr. Lúcido e que me parecia muito interessado no que ali estava ocorrendo. Eu perguntei a ele telepaticamente seu nome. Ele prontamente me respondeu também telepaticamente: "Sir Oliver .....". Eu realmente não conseguir compreender a última palavra, e escrevi "Sir Oliver Jones", que foi o que me pareceu falar. Após a comunicação direta, afastou-se do campo ou eu mesmo perdi a comunicação.

Um tempo depois, fui pesquisar na www e inserir no google o tal nome. E nada apareceu de significativo, a não ser um tal Sir Oliver Lodge. Ao pesquisá-lo, compreendi tratar-se do famoso cientista britânico da época da metapsíquica.

Sir Oliver Lodge com seu chapéu e porque não, com
sua bengala como no desenho?
III - Das Considerações Finais

Sir Oliver Lodge disse antes de morrer que iria fazer aparições públicas para pessoas vivas após sua morte. 

Por outro lado, seria mesmo Sir Oliver Lodge? Eu pessoalmente considero que sim e que a probabilidade de o ser é grande, mas não tenho a certeza mais científica a ponto de afirmar com maior provas para você. Meu ceticismo ainda é daqueles chatos e a inteligência que aqui me ampara ainda me diz neste momento: "para que ser tão cético?". Bem, é de meu temperamento. Intimamente admito que era, era ele. Tenho certeza. Se me perguntassem: Fernando, era ou não era ele? Eu diria: sim. Era ele. Eu o vi e ele se comunicou comigo. Não por ser eu especial, mas por estar eu naquele momento, receptivo. Mas, meu ceticismo chato, contaminando um pouco esta certeza experimental direta, é quem produziu este ensaio que também acredito ser importante para conseguirmos, nós, médiuns mais cientistas, uma auto-análise de nossos próprios experimentos para pisarmos no chão da realidade. A análise das fotos em comparação com meu desenho e juntamente com minha sensação de certeza interna, então, para mim não resta dúvida de que sim, era ele. E ainda o fato de eu usar a tal boina e iniciou na mesma época. Não consigo ter maior explicação de meu comportamento de começar a gostar de usar tal boina.



Willian Crookes
No exame de suas fotos, nada encontrei de sua imagem com pequenos óculos, porém este modelo de óculos é sabido ser deste século. Poderia ser William Cookes? Creio que não. O nome é muito diferente em pronuncia, porém o óculos é similar. Existe uma similaridade entre a barba, o tipo de roupa de época, o chapéu (vejamos a foto dele com um chapéu similar) e o que impediria Lodge de usar os pequenos óculos? Nada. Mas não encontrei informações sobre o fato de usar óculos quando idoso.

Então, também significativa é a imagem ao lado de Sir Oliver Lodge com boina praticamente idêntica a que gosto de usar e uso no inverno. Sabemos que os espíritos nos influenciam mais do que supomos e porque não poderia ser influenciação direta de nosso amigo espiritual?

Outro aspecto que chama a atenção é o rosto não fino, barba espessa, mas não tão longa, o chapéu similar ao que consta em sua foto acima quando idoso, e a roupa também de época. Eu acabei não desenhando, mas era uma roupa estilo terno, paletó ou algo do gênero. Não achei importante desenhar a roupa e sim sua face.

Levando em consideração que nunca sequer tinha lido nada e nem ouvido falar nada a seu respeito; levando em consideração minha identificação com a metapsíquica; levando em consideração meu interesse por inventos como o Projeciotron; e ainda, em comportamentos como o uso da boina, o uso de sua foto como foto de perfil no orkut que usava para debates psi; e levando em consideração o nome que ele mesmo me diz em telepatia, sua aparência física e o contexto da aula, ou seja, história da metapsíquica proferida por professor dentro de uma instituição de parapsicologia das mais renomadas do Brasil, concluo com relativa certeza que, era Sir Oliver Lodge.

Deixo a resposta para você, meu amigo.