28.4.10

Evolução Espiritual e Reprogramação Mental

Por Dr. Fernando Salvino - Parapsicólogo

Faça uma experiência: pegue um cubo de gelo e deixe fora da geladeira. E o que ocorre? O gelo quase que por um milagre, passa por mudanças físicas e de sólido passa a líquido. Mas, se você observar bem o gelo, verá que sobe uma espécie de vapor. O gelo transforma-se de sólido diretamente para gás. E tudo isto é água: água em seus diversos estados físicos da matéria.

Faça outra experiência: coloque água líquida diretamente numa panela e leve ao fogo. Mas faça diferente desta vez: observe cientificamente o que ocorre. Verá que a água, antes fria, esquenta sob ação do fogo e aumentando sua temperatura, esquenta a uma temperatura alta e começa a ferver. Espere até a panela secar e verá quase outro milagre: a água líquida desapareceu por completo da panela. Praticamente se desmaterializou na sua frente! O sólido passa a líquido, o líquido passa a gás, o gás volta a ser líquido (chuva) e o líquido volta a ser sólido (gelo). A água é uma substância mutante por natureza. Mas onde quero chegar com esta reflexão aparentemente sem sentido algum?

Você é como a água que modifica seus estados. Mas você não é nenhum destes estados.

Imagine que você é como a água. Mas uma água diferente: uma substância espiritual volátil, mutante tal como a água. E, como a água, também oscila em seus diversos estados. Você também tem seus dias sólidos, líquidos e gasosos. Tem dias que está fora do ar (estado gasoso) em depressão; sólida e fria como gelo e derrete-se emocionalmente ao receber as boas notícias de seu filho ou aquele telefonema daquele amigo que tanto não entrava em contato. Mas após derreter-se de emoções, chega o carteiro e deixa uma conta alta para você pagar, e você imediatamente, ferve por dentro e passa ao estado gasoso. Após esta fervura, você se condensa no céu de seu espírito como a água condensa na forma de nuvens e, carrega suas nuvens espirituais e passa ao estado líquido, chorando de medo de não ter condições de pagar tal e tal dívida, ou resolver tal e tal problema. Em seguida chega seu(sua) companheiro(a) e lhe dá o amparo e você de liquido e gasoso passa ao estado mais sólido, voltando a se recompor na forma física mais visível, como o gelo.

Eu e você não somos nenhum destes estados emocionais sólidos, líquidos ou gasosos do nosso espírito, do nosso Eu. Eu e você somos como a água que se transforma num e noutro estado. Mas na essência, não somos nenhum dos estados. Não somos o sólido, mas podemos estar sólidos. Não somos o líquido, mas podemos estar líquido. Não somos o gasoso, mas podemos nos manifestar como gás. Este é o aparente mistério de todas as investigações mais avançadas do espírito. A morte, então, é somente uma mudança de estado de Espírito, como a água que se transforma em gás, o espírito sólido (corporal) volta a compor a atmosfera espiritual do éter cósmico. Os estados emocionais que tanto amedronta as pessoas atualmente são somente alterações de estado do Espírito. Oscilações de estado, como a água oscila o tempo todo entre os estados líquido, gasoso e sólido. Todos os nossos estados de Espírito que se expressam por alegria, depressão, melancolia, euforia, felicidade, estresse, paz, serenidade, medo, pânico, os ampliados de consciência (estados paranormais) e outros, são todos eles estados passageiros de Espírito. E por serem passageiros, são mutáveis como a água. Se queremos mudar o estado da água de líquido para sólido, temos a possibilidade de acelerar este processo colocando-a no congelador. Se queremos acelerar o vapor, colocamos a água sob ação do fogo ou microondas, aumentando a velocidade da vaporização. Assim ocorre com o Espírito.
A Reprogramação Mental faz com que você pode modificar seu Estado de Espírito.

Um dos procedimentos de aceleração de mudança de Estado de Espírito é chamado de Reprogramação Mental. Vamos continuar o raciocínio. Os estados de Espírito que citei acima, todos eles são estados de psicotranse. O psicotranse é um estado específico da mente que a pessoa fica mergulhada no medo, na depressão, etc. Ela está, tecnicamente falando, em estado de hipnose. A mente sob hipnose encontra-se num estado específico, tal como a água pode encontrar-se sob a forma de líquido, sólido ou gasoso. A reprogramação mental atua na mente exatamente no estado de psicotranse, estado em que a pessoa se encontra e potencializa os pensamentos e emoções autodestrutivas. Por outro lado, ao induzirmos o estado hipnótico consciente ou a pessoa mesma auto-induzir (procedimento que ela faz todos os dias, ao programar seu dia ou para ver esta ou aquela novela na TV), a reprogramação mental visa à troca de estado de Espírito. É possível pela reprogramação mental a troca imediata de estado de Espírito, do estado depressivo para um estado de maior tranqüilidade. De um estado de medo, para um estado de maior segurança. Esta alteração se dá pelo controle criativo do fluxo de pensamentos e pelo autodomínio das imagens mentais. Isto possibilita que uma pessoa saia de um grave estado depressivo em pouco tempo. Para isto, é necessário que ela entenda que ela não tem depressão e nem é a depressão. A pessoa necessita compreender que a depressão é um estado de seu Espírito e, por ser um estado, pode ser alterado a qualquer momento por uma modificação consciente e lúcida, autodirigida, dos pensamentos.

O que são pensamentos? São o "sangue" que flui no seu corpo mental.

O que são, pois, os pensamentos? Faça, pois mais uma experiência científica com você mesmo:

1) Sente-se confortavelmente e relaxe seu corpo, respirando de 3 a 6 vezes muito lenta e profundamente.

2) Agora preste atenção somente no espaço mental onde fluem os pensamentos. Torne-se observador dos pensamentos. Quando um ou mais pensamentos “agarrarem” sua consciência, volte a observá-los. Perceba que você não é o fluxo de pensamentos, já que pode observá-los.

3) Agora, repita 3 vezes, mentalmente em silêncio o seu próprio nome, por exemplo: Fernando......... Fernando......... Fernando......... E procure identificar de onde vem a voz da sua mente. Não racionalize nem crie hipóteses precipitadas. Identifique de onde vem a voz da mente que repete o seu nome. Se quiser, repita mais vezes.

4) Agora que sabe, mais ou menos, de onde vem a voz de seus pensamentos e sabe, que você não é o fluxo de pensamentos, comece a criar pensamentos benignos para seu Espírito.

5) Ainda em silêncio, crie pensamentos como estes: eu mereço ser feliz; eu sou merecedor de amor; eu posso; eu consigo; eu mereço; eu gosto de mim; e assim por diante. Você pode escrever os pensamentos ou pesquisar algumas frases que combinam com você. Pensamentos saudáveis que mudarão o seu estado de Espírito.

Este exercício praticado com regularidade, gera o autodomínio dos pensamentos, o controle do caos mental. Agora vou falar um pouco sobre o espaço que chamamos “mente”.

O que é a mente?

A mente é chamada por muitos cientistas de cérebro. Mas aqui não vamos chamar assim não. No experiência científica acima, você provavelmente não sabe de onde provém seus próprios pensamentos e também não tem certeza de que é do cérebro. Como o cérebro poderia ter voz própria? Bom contuamos.... A mente é como um corpo. Um corpo diferente, um corpo de pensamentos. E este “corpo de pensamentos” pode ser alterado com exercícios, como o corpo físico pode ser alterado com ginástica ou sedentarismo. O sedentarismo mental cria um “corpo mental” sólido (rígido). A pessoa que não cultiva pensamentos próprios a respeito de si mesma e da vida, enrijece seu corpo mental, como um rio viciado nos mesmos movimentos. O enrijecimento do corpo mental é provocado pelas “crenças”. Tudo o que pensamos no pa ssado e ainda continuamos a pensar é o que forma o “corpo mental”. E estes pensamentos na maioria deles formam nosso sistema de crenças. Todas as nossas crenças. As crenças que temos de nós mesmos e das outras coisas. Quanto mais sólidas as crenças, mais rígidas e inflexíveis, mais teremos dificuldades de mudar de estado mental e, portando, de estado emocional. Por outro lado, quando temos sistemas de crenças flexíveis e fluidos como a água e o vapor, temos mais facilidade de mudar de estado mental e emocional.

O primeiro passo para uma boa Reprogramação Mental...

O primeiro passo para uma boa reprogramação mental, é o autoconhecimento de nossos próprios pensamentos. Os pensamentos são como o sangue que flui no corpo. Os pensamentos são o sangue do corpo mental. O sangue necessita fluir para que o corpo tenha saúde. Assim os pensamentos: precisa ser fluidos e flexíveis para que o corpo mental tenha saúde.

Faça outra experiência científica. Entre em estado meditativo neste momento. Pare, respire e relaxe seu corpo. Preste atenção aos pensamentos e observe como eles são. De que tipos são, a qualidade e a quantidade que pulsam na mente. Vai prestando atenção e se conseguir, vai anotando num papel os tipos e a qualidade (se pensamentos amparadores ou obsessivos). Investigue você mesmo. Comece a conhecer, investigar seus pensamentos e vai percebendo como eles dominam seu estado emocional. Perceba também a quantidade de pensamentos que você cria o tempo todo e que fluem em sua mente. Afaste-se novamente do fluxo de pensamentos, e perceba-se como a consciência que observa-os. Observe agora as crenças que você alimenta em relação a você mesmo e ao mundo. Anote tudo com o máximo de precisão. E a pós o experimento científico, analise tudo. E não ficará surpreso se perceber os absurdos que anda pensando. Você pode fazer outra lista agora. A lista dos pensamentos que deseja começar a nutrir seu corpo mental. Os pensamentos novos são como a comida do corpo mental, são como as vitaminas do corpo físico. Você pode também exercitar sua mente, com exercícios como o famoso Sudoku, exercitando seu pensamento lógico e sistêmico, desobstruindo a mente e conseqüentemente, o cérebro.

Tenho tido experiências muito positivas com a reprogramação mental e há anos ela me acompanha como a respiração, caminhar ou comer. Muitos pacientes tem se beneficiado deste recurso visando restabelecer o autodomínio e a segurança e autoconfiança. Todos os dias, antes de começar meu dia, eu reprogramo minha mente. Se tive um sonho ruim, eu reprogramo a mente. Se tive um sonho bom, eu alimento bons pensamentos.

A base de toda Reprogramação Mental efizar é a prática de pensamentos de gratidão.

A base de toda eficaz reprogramação mental é a prática de pensamentos de gratidão. Desde pequeno e há muitas vidas estamos alimentando padrões de ingratidão. Comece com pensamentos simples: agradeça por estar vivo, por ter tudo o que tem e pelas experiências que teve, tem e ainda terá para evoluir. Uma das autoras mais importantes da área das ciências da mente é Louise Hay e termino citando a sua frase:
“A gratidão abre o caminho para que o bem entre cada vez mais em sua vida”.