15.6.10

A Origem das Consciências (Espíritos): o Código Consciencial e a Missão de Vida

Por Dr. Fernando Salvino - Parapsicólogo e Psicoterapeuta

Nenhuma ciência até o momento descobriu como se deu a origem da vida e do espírito. Nem a Física, a Astronomia, a Psicologia, a Psiquiatria, a Medicina e a Parapsicologia sabem como ocorreu. Apesar deste fundo realmente misterioso que fundamenta nossa existência, de uma coisa hoje temos condições de saber:


  • Eu, você, todos nós existimos agora.
  • Todos nós existíamos antes de nascer.
  • Todos nós continuaremos a existir após deixarmos esta terra.
  • Existe uma verdade a respeito da vida: o espírito é realmente imortal.
Há algo em nós que perpetua pelos milênios da evolução em direção a um progresso infinito de maturação. E mesmo que não saibamos quando e como iniciamos nossa trajetória no Universo, de outra coisa sabemos:

Eu, você, todos nós somos diferentes.

O nosso DNA é diferente; nossos gostos apesar de poderem ser parecidos, são diferentes; o nosso corpo, nossos pensamentos e modos de pensar; nossos sentimentos e formas de reagir às situações; nossos interesses, qualidades e imaturidades; tudo em nós é diferente um do outro.

Assim, temos outra verdade: a de que somos espíritos únicos e, na essência, profundamente diferenciados um do outro.

Por outro lado, apesar de tanta diferença, nos agrupamos em semelhanças: todos nós somos, agora, espíritos animalizados humanos. Todos nós decidimos voltar para este planeta para dar prosseguimento ao caminho progressivo de aprimoramento espiritual. Esta tarefa foi nos dada no momento mesmo de nossa gênese, de nossa criação como espíritos: lá nos confins do início do início da vida e da existência, o Poder Maior nos presenteou criando-nos e com isto, deu-nos a individualidade de quem somos. Por conseqüência, tendo sido eu, você e todos nós criados diferentes um do outro desde o início, assim, a tarefa cósmica que nos cabe também é diferente e está impressa no código espiritual que forma nosso espírito.

O código consciencial é o fundamento de nossa missão de vida aqui e agora, de nosso destino básico e o pilar de nossa saúde espiritual.

O que é o código consciencial? Começamos pelo DNA, o código genético. O código genético parece ser o fundamento de nossas tendências e programações corporais, representando a herança do pai, da mãe e de todos os nossos ancestrais, o instinto, os comportamentos residuais dos antepassados e representa o elo de ligação entre o código espiritual e a vida humana do espírito. O código espiritual é anterior ao código genético e é o fundamento da vida humana, representando a intenção cósmica pura do motivo pelo qual fomos gerados pela Vida Maior, antes mesmo desta vida, lá nos confins do Infinito Passado Atemporal. O código do espírito é o Intento e representa o nível muito profundo de nosso espírito. Pode ser chamado também de centelha divina, vontade ou intenção de Deus. O Poder Maior nos criou tal como somos e diferentes um do outro porque assim foi a Sua Intenção, para que a Evolução Maior prossiga tal como expressou no Intento Puro da Criação do Universo. E o código consciencial é a expressão humana da intenção divina para a Evolução. O Intento é a realidade mesma que estrutura toda nossa aura, todo nosso campo de energia e toda nossa vida. O Intento é a intenção divina manifesta no humano e representa em sua essência o Amor, enquanto núcleo benigno da Vida.

Assim, temos que, o Intento Divino é a fonte básica da motivação de sermos e estarmos vivos.

Ser Vivo significa que somos a manifestação do Intento Divino, e a isto chamamos Consciência ou Espírito. Espírito é o que somos, uma união entre o Ser e a Fonte donde vem o código consciencial, o DNA divino que foi produto da “mitose” e “meiose” cósmica e dos processos da “embriogênese” da consciência (conscienciogênese).

Aqui entramos na necessidade humana e natural da "Religião". Não a religião institucionalizada, mas a prática mesma de religação com nossa fonte mesma, a centelha divina e o "Deus" maior que permeia tudo e a todos e que num momento cósmico para nós incompreensível, gerou o Universo em sua infinitude.

A saúde espiritual ou consciencial (integral) é a parte visível da vivência da espiritualidade ou noutras palavras, da vivência diária em sintonia com nossa Missão de Vida.

A Missão de Vida é a expressão nesta Vida da intenção divina que fundamentou nossa criação no Infinito passado. Fomos criados para algo. Nossa função do Universo é específica. Eu surgi e existo para realizar uma função que é diferente da sua, porque na essência somos diferentes, apesar de nossas semelhanças, enquanto humanos que somos.

A inconsciência do sentido de nossa existência gera uma vida vazia e destituída de rumo.

Se Deus ou o Poder Maior nos criou únicos e com um “DNA consciencial” singular, individualizado, assim, desejou na origem que nosso destino é sermos quem somos. Sermos quem somos é a expressão mesma da nossa programação para-genética básica: somos espíritos e como espíritos estamos ligados, quer queiramos ou não, com a fonte donde viemos há milênios e milênios atrás. E esta fonte, como disse, nos criou únicos e únicos devemos ser. Quando vivemos de acordo com a programação dos Outros e não da que vem de nosso profundo interior, assim nos distanciamos de nós mesmos e, com isso, da Fonte Divina da Criação da Vida.

Pensamentos de suicídio, depressão e todos os sintomas da negatividade e da negação da Vida acabam sendo todos resultados do mesmo problema raiz:

O afastamento de sua fonte interna, de seu espírito imortal, de seu atmam, gerou o medo de si mesmo.

Você se tornou seu maior obsessor?

Este tem sido meu maior esforço em meu autoconhecimento e na ajuda psicoterapeutica junto a meus pacientes. Venho dizendo há tempos que não adianta colocar a culpa por sua desgraça em pessoas tais como: seu pai, mãe, irmão, irmã, tia, tio, primo, amigo ou inimigo... Ir no centro espírita tomar passes; na igreja fazer as orações; na umbanda falar com o preto velho; no candomblé falar com o pai de santo; meditar sem consciência...

Você precisa estar profundamente consciente que você é seu maior inimigo; você se tornou seu maior obsessor; você se tornou seu próprio carrasco mental, produtor de pensamentos negativos e obsessivos;

Você pode se tornar seu melhor amigo.

Da mesma forma, você pode se tornar seu melhor amigo, seu melhor amparador, ajudando a si mesmo na tarefa de retorno à Vida, tal como fomos programados desde nossa existência como Espíritos. A prática da meditação diária, de exercícios físicos regulares, de higiene mental e emocional contínua, de nutrir seus relacionamentos e estar em relacionamentos bons para você; praticar a benevolência em todos os setores de sua vida. Transformar seu cotidiano num espaço de aprendizagem e de evolução. Não adianta fugir para um mosteiro ou para um lugar distante da sua mente e de seus devaneios, sonhos.

Todos os seus problemas, por mais dificeis que sejam de serem compreendidos, são o resultado simples de que você foge de si mesmo como um animal acuado com medo de apanhar.

Mas lembre-se: seu maior inimigo ainda continua sendo você mesmo. E você mesmo ainda continua sendo a possibilidade da melhor amizade que pode ter com alguém. Faça de tudo para criar uma intimidade consigo mesmo. Faça de tudo para ser amigo de você mesmo. Se você se odeia, ou rejeita áreas de sua vida, comece por reconciliar consigo mesmo.

A Vida é o aprendizado do Amor e o Amor é o mais alto grau de Discernimento e é a base de toda Ética Maior.