30.6.10

Pendências: Fonte de Angústia e Ansiedade (parte 1)


Por Dr. Fernando Salvino

Parapsicólogo e Psicoterapeuta (Espaço do Ser)
NIAC - Núcleo de Investigações Avançadas da Consciência (Coord)
ABRAP - Associação Brasileira de Parapsicologia


Você leitor, leitora, sabe disso: muitas vezes uma angústia e ansiedade parece brotar de dentro de nosso interior, porém, não temos a menor idéia do porquê de tal e tal sentimento.

Assim, como você, deparo-me há tempos com sentimentos de angústia e ansiedade que parecem vir do "nada". Eu relatava a minha companheira que eu sentia uma espécie de jato de adrenalina no sangue. Eu sentia uma corrente quase elétrica correndo por meus nervos. Minha respiração aumentava de ritmo, algumas vezes o batimento cardíaco acelerava. O problema era que eu não tinha consciência do motivo pelo qual meu corpo estava reagindo desta forma. Utilizava estas descargas para realizar esporte, como ciclismo, surf, corrida, caminhadas. Eu sempre fui uma pessoa enérgica desde criança, hiperativa natural, achava que eram processos fisiológicos pertencentes a estrutura própria de minha natureza. Assim, fui aprendendo a conviver com tais descargas. Pratiquei Tai Chi Chuan, Yoga, Meditação Taoista, Zen Budista e Relaxamento, de forma a dominar as pulsões adrenérgicas e energéticas e manter-me em estados mais tranquilos de espírito. Honestamente, os resultados foram surpreendentes. Os ganhos que tive com tais práticas fogem aos resultados psicoterapeuticos, pois tornaram-se um sistema potente de reeducação integral de meu espírito. Porém algo escapava de tais procedimentos. Compreendi tal lacuna somente em 2002, quando começei a realizar uma espécie de Planejamento Estratégico de minha própria evolução.

Apliquei conhecimentos de vários campos, principalmente da Administração de Empresas. Vi-me como meu principal Empreendimento, tomei a postura de colocar-me como sendo minha Empresa Pessoal: eu mesmo e meu caminho evolutivo. Decidi desde esta data a tomar uma forma de viver mais orquestrada, pensada, arquitetada, planejada, para minimizar erros e maximizar acertos. Esta postura eu importei do pensamento empresarial bem sucedido.

As pendências são potentes fontes de angústia e ansiedade.


Em minha auto-pesquisa, cheguei a conclusão pessoal de que as pendências são potentes fontes de angústia e ansiedade. Muitas vezes pouco importa vasculhar a causa da angústia e ansiedade mais crônica. Isto porque a ansiedade e angústia associadas podem ser simplesmente o SINTOMA de uma constelação de pendências atuando em bloco, simultaneamente. Assim, estas pendências são nódulos conflitantes dentro de nós, dentro de você. O problema maior é que não estamos conscientes de todas as pendências, pois deixamos no acostamento da vida e vamos "empurrando com a barriga". Ao fazermos isso criamos em nós mesmos uma pressão interna que progressivamente cresce e gera cada vez mais ansiedade e angústia. Se quer resolver as questões pendentes em sua vida, faça um Plano de Ação. É bem simples.


Começe Mapeando a Situação Atual


Neste mapeamento da situação atual, um dos procedimentos mais importantes é a confecção criteriosa e o mais honesta possível de uma GRÁFICO DE PENDÊNCIAS. O que é isso? É você mesmo se conscientizar do estado em que se encontra. Pergunte a você mesmo: onde estou? Onde me situo em minha vida e no mundo? Eu sei para onde estou indo? E assim por diante. Eu fiz tudo isso e realizei uma auto-análise rigorosa. Ao realizar tal procedimento fui percebendo que meu nível de ansiedade baixava. Eu sentia um alívio emocional ao realizar o Balanço Existencial de minha vida atual.



O Gráfico de Pendências

A lista de pendências é uma listagem simples de todas as pendências que tem deixado de lado em sua vida. Elenque tudo com o máximo de rigor e seriedade. Entre em contato consigo mesmo e liste tudo o que vem a sua cabeça. Deixe fluir. Muitas vezes vem coisas que nem mais lembrava. Assuntos, tarefas e compromissos assumidos antigos. Dívidas encostadas no tempo. Promessas não cumpridas a um filho(a), irmão, cônguje ou amigo. Conflitos mal resolvidos e reconciliações pendentes. Pode ser aquela conversa que necessita ter com seu pai, mãe, irmão, conguje, filho ou amigo. Ou aquele colega de trabalho, seu chefe... Não importa o que é. Liste tudo. E aos poucos perceba os picos de ansiedade que vão pulsando em você. Eu pessoalmente gosto de fazer um desenho gráfico circular, para que possa ver as pendências todas num todo, tal como segue o exemplo de desenho:



O gráfico ao lado é simples. Desenhe de caneta ou lápis numa folha A4. Coloque os balões indicadores de seu modo. Eu coloco diferente justamente para diferenciar uma pendência de outra. A pendência 1 é hoje a sua maior pendência que necessita resolver. A seta indica as pendências 2,3,4... e assim por diante. O número está em sua GRÁFICO DE PENDÊNCIAS.

Construindo um Plano de Ação

O Plano de Ação para que possa resolver suas pendências necessita em primeiro lugar, que seu GRÁFICO DE PENDÊNCIAS esteja realizado.

Agora com o Gráfico desenhado e preenchido, reflita a respeito da sua MAIOR PENDÊNCIA. Começa da MAIOR para a MENOR. Da mais relevante, prioritária para a menos relevante. Com os balões todos preenchidos, você agora passa a refletir sobre a situação atual de cada pendência e seguindo os passos adiante:

  1. Situação de cada pendência: Reflita sobre a situação atual de cada pendência.
  2. Lista de ações: liste as ações que precisa fazer para resolver a pendência, tal como o gráfico abaixo:

Por exemplo, pegamos a pendência 1, a sua pendência mais importante. Liste agora todas as ações que precisa fazer para resolvê-la. Lembre-se cada ação depende da outra. Assim você só conseguirá chegar no resultado (RESOLVER A PENDÊNCIA) se fizer cada ação numa ordem cronológica planejada.

Assim, a primeira ação, no caso do exemplo o "fazer isso", você coloca uma data ao lado. O dia em que você "fará isso". Porque se não "fizer isso", não conseguirá "fazer aquilo". Uma ação depende de outra. O "fazer aquilo" situa-se no tempo seguinte, numa data posterior ao "fazer isso". Quando tiver resolvido esta pendência, RISQUE COM UM "X", coloque um grande "OK". E ao contrário da ansiedade e angústia, sentirá um ALÍVIO e uma sensação de VITÓRIA ÍNTIMA. Você venceu a si mesmo. É aqui que trago a máxima de Lao Tzu:

"Aquele que vence os outros é forte.
Aquele que vence a si mesmo é poderoso" Lao Tzu.

Resolvendo as suas Pendências em Conjunto

Você tem duas alternativas básicas:


  1. Resolver uma pendência de cada vez.

  2. Resolver todas as pendências em conjunto.
A primeira é mais simples e lhe dará alívio progressivo para sua ansiedade e sensação de cumprimento de missão. A segunda, mais complexa, lhe exigirá maior organização e controle das tarefas/ações.

Aconselho começar pela mais difícil. Arrisque-se: tente resolver todas as suas pendências em conjunto, ao mesmo tempo. Mesmo que sejam pendências diferentes, sem relação uma com a outra e abordando tarefas completamente diferentes umas das outras. Use toda sua capacidade de resolver problemas e tomar decisões.

O gráfico de pendências lhe ajudará com isto. Por isto mesmo uso o gráfico ao invés de lista. O gráfico lhe dá uma visão geral das pendências, o conjunto de todas as pendências e das ações mapeadas no tempo cronológico.

Regra n° 01: acompanhe seu gráfico de pendências todos os dias.
Regra n° 02: atualize todos os dias seu gráfico de pendências e sinta os resultados, visualize os resultados de suas pequenas-grandes realizações diárias.
Regra n° 03: risque cada pendência, coloque um grande ok. E vibre internamente com suas pequenas vitórias do dia-dia.
Regra n° 04: valorize suas conquistas. Ou seja, valorize cada pendência resolvida.
Regra n° 05: crie uma cultura pessoal de não deixar pendências e quando as deixar, coloque no GRÁFICO DE PENDÊNCIAS, atualizando-o diariamente.
Regra n° 06: assim, dedique um tempo todos os dias para pensar sobre sua vida.

Não desejo que acredite no que escrevo. Digo: Experimentai e então Saberás.

Faço das palavras de Sylvan Muldoon as minhas e dirijo até você: Experimente! Não acredite! E por conta, avalie os resultados em sua propria vida. Seja um cientista de sim mesmo.