12.4.10

A Família e a Evolução da Consciência (Espírito)

Por Dr. Fernando SalvinoParapsicólogo Clínico e Psicoterapeuta


(revisado em 09.06.2011)

Hoje a mensagem que quero passar é sobre a família e as questões espirituais envolvidas. A grande maioria de nós passou ou passa por problemas familiares. Eis uma questão que acomete a todos, eu e você. Ao decidirmos nos humanizar (reencarnar) acabamos por sermos atravessados pelas pessoas que formam nossa família. Pais, mães, irmãos, irmãs, tios, tias, primos, avós e avôs.... e assim por diante. Ao optarmos por renascer em dado país, acabamos por optar renascer em determinada família.


Muitos perguntam: é verdade que escolhemos nossos pais mesmo?

Vamos pensar com bastante racionalidade. Dos quase 7 bilhões de pessoas que habitam o planeta nos seus mais variados locais, porque razão acabamos tendo a família que temos? Se formos fazer um cálculo pela estatística não vale dizer que é “coincidência” muito menos que é o “acaso” que nos levou a ter esta ou aquela família. Bom, se não é o acaso, então, o que nos levou a escolher a família que temos?

Escolhemos a família por laços de afinidade espiritual.

Escolhemos a família que temos por laços de afinidade. Estes laços de afinidade podem ser laços positivos ou negativos. Os laços positivos envolvem identificações positivas com as pessoas da família, principalmente nossos pais. Embora possam haver problemas naturais de relacionamento, o saldo positivo predomina. Já os laços negativos de afinidade tem relação com as pendências de conflitos de vidas anteriores. Mas você pode me perguntar: mas existem mesmo as vidas passadas? Sim, existe. A ciência comprovou-as desde os finais de 1800, através de rigorosas investigações e ainda mantém estas pesquisas, apesar de não divulgadas. Por exemplo, o Dr. Ian Stevenson, psiquiatra americano, catalogou mais de 2.000 casos de crianças que lembravam naturalmente de vidas anteriores. Mas voltemos ao nosso assunto.

Estes laços negativos ocorrem por conflitos de relacionamento não trabalhados no passado, seja lá em que vida isto ocorreu. As pessoas neste caso se afinizam pelo ódio, raiva, rancor, ressentimento e mágoa que sentem uma pela outra. Escolhem renascer juntas em família para que possam reconciliar-se, a partir do perdão sincero. Muitas vezes os conflitos ocorrem, por exemplo, entre pais e filhos, justamente porque em vida passada eram parceiros, maridos e esposas um do outro. E nesta o aprendizado é outro, pois é proibido o incesto ou a sexualidade praticada entre pais e filhos. Necessitam aprender o amor mais puro entre os espíritos.

Lembro de um caso de uma paciente, que chamo aqui de Sônia. Sônia tinha um grave problema de relacionamento. Em terapia de regressão ela lembrou que passou exatamente duas vidas com o mesmo homem e fora feliz. Numa das vidas posteriores, ela renasce como irmã dele e todos seus problemas começam a aparecer. Sua vida fica estagnada e o ciúme do irmão é doentio. Quando desencarna, torna-se a intrusa da relação do irmão com a esposa que acaba por terminar a relação e acompanha o irmão até que o mesmo vem a desencarnar quando velho. Permanece presa a ele até que ele a encontra na dimensão extrafísica ou espiritual. Lá eles acabam retornando mas desta vez como pai e filho. Na vida seguinte, a experiência permanece mais complicada, onde Sônia vive uma vida toda sozinha. Nesta vida seu conflito expressa toda esta complexa problemática, vivendo sozinha e co mo afirmava ela: “parece que estou esperando alguém vir me pegar”... que se referia ao homem que viveu com ela vida após vida. Seu aprendizado parece ser aprender a amar este espírito de forma mais pura e ir em busca de novas experiências evolutivas. O que ligava estes espíritos era o amor, portanto, um laço positivo, mas que neste caso se expressava negativamente. Sônia reconhecia no irmão o marido de outra vida e todo ciúme que sentia dele. Após estas experiências reviu toda sua vida e pode alinhar-se para novos rumos de relacionamento.

Outro caso é do paciente que chamo aqui de Robson. Robson tem conflitos graves com o irmão e não se falam. Em terapia de regressão descobriu que numa vida na China antiga, teria matado o irmão numa emboscada, visto ser o irmão um rei maligno que oprimia o povo. Na vida posterior, o irmão como soldado do exercito dos templários, invade o castelo onde vivia Robson e destrói todas as suas pesquisas. Em vida posterior, o irmão mata Robson com um tiro no peito e este desencarna na mocidade sem compreender a traição do colega soldado. Nesta vida ambos nascem como irmãos para tentarem reconciliar-se desta pendência de milênios de existência. Ambos se envolvem com atividades conjuntas na área do empreendorismo e acabam por conflitarem-se, o que parece que impediu a reconciliação nesta vida. O que liga estes dois é o ódio, a traição, a disputa e o traço mil itar de ambos. Enquanto os dois não reciclarem estes aspectos provavelmente ainda estarão ligados por laços negativos vida após vida.

Nada é coincidência. Nada é ao acaso. Você escolheu sua família por algum motivo evolutivo.

Trago a atenção aqui para você meu amigo e amiga, a família que você escolheu e o grupo de amigos, conhecidos que você vive. Nada é coincidência, nada é ao acaso. Você planejou esta vida, seja de forma consciente e lúcida, seja de forma bastante inconsciente. Seja lá como você fez, você fez. Você decidiu renascer através dos pais que têm. Você não é uma vítima da vida e dos acontecimentos. Você é responsável por sua escolha de estar aqui, neste mundo.

Alimento para reflexão espiritual.

Portanto trago algumas perguntas que visam lhe ajudar no processo de entendimento de sua evolução através da família. Pare um pouco, recolha-se na sua intimidade, afaste-se de suas emoções como raiva, ressentimento, etc... respire fundo, traga lucidez, conecte-se com o amparo espiritual e responda com toda honestidade:

1. Por que razão escolhi meu pai? O que preciso aprender com esta relação? Preciso perdoá-lo? Preciso aceita-lo? Preciso prestar assistência a ele? Qual o aprendizado?

2. Por que razão escolhi minha mãe? O que preciso aprender com esta relação? Preciso perdoá-la? Preciso aceitá-la? Preciso prestar assistência a ela? Qual o aprendizado?

3. Por que razão escolhi meu(s) irmão(s)? O que preciso aprender com esta relação? Preciso perdoá-lo(s)? Preciso aceitá-lo(s)? Preciso prestar assistência a ele(s)? Qual o aprendizado?

4. Qual o nível (de 0 a 10) de dependência emocional, financeira e existencial que sinto com relação a minha família?

5. Sinto-me uma pessoa livre dentro da família? Ou vivo numa prisão? Quais os ganhos que tenho em me libertar da família pelo perdão e pela retomada de meu projeto de vida?

O perdão e a gratidão como ferramentas espirituais para a evolução em família.

Você escolheu seus pais. Eles erraram, eles acertaram. Eles lhe mostraram que eles são pessoas que falham e acertam. Provavelmente eles te magoaram, ofenderam ou mesmo foram ausentes ou agressivos com você. Não importa. Agora o que existe são os sentimentos e os significados do passado dentro de você. E só você pode mudar isso dentro de si mesmo. Liberte-se do rancor, da mágoa e afaste todas as expectativas irreais que tem da família. Procure perceber eles tais como são: pessoas humanas. Agradeça por tê-lo recebido nesta vida, por tê-lo alimentado e dado o que puderam para você. Talvez o seu caso seja muito delicado e difícil aceitar seus pais e o que fizeram para você. Mas lembre-se: você ainda se maltrata não perdoando e abrindo mão dos sentimentos negativos dentro de você. Perdoe seus pais do fundo de sua alma. É simples, mas admito que é difíci l. Caso viva numa família harmoniosa, agradeça pela oportunidade que está tendo. Caso tenha pais que lhe ampararam e lhe deram o amor puro, agradeça a vida pelo presente que recebeu.

Os espíritos de luz caminham pelo território da evolução trazendo a mensagem do Amor. Um espírito de luz sem nome, e exaltando profunda paz espiritual e serenidade, discernimento e amorosidade, afirmou um dia para mim:

“A Verdade é o Amor. O Caminho da Verdade é o Amor. É simples assim. Mas difícil de entender.”

Que o Amparo Cósmico abençoe a semana de todos!