20.4.10

Psicoterapia pela Web é possível?

Por Dr. Fernando Salvino - Parapsicólogo ClínicoA pergunta é polêmica e honestamente estou por fora do que os pesquisadores da Psicoterapia a Distância dizem a respeito. Também desconheço a prática de tal método do ponto de vista dos Psicoterapeutas. Por outro lado, conheço bem como funciona a Educação a Distância. Então é a partir da EAD que chegarei na possibilidade prática e teórica da uma PAD - Psicoterapia a Distância.

A EAD é prática antiga e parece que inicia com os intercâmbios entre culturas, entre mensagens levadas e repassadas verbalmente até os papiros no Egito, posteriormente, pelo papel; até o surgimento técnico da corresponência como método de aprendizagem a distância. A correspondência serviu a cientistas para trocarem idéias, teorias e mesmo angústias a respeito da vida. Cartas e mais cartas eram trocadas entre Sigmund Freud e Fliss, trocas profundas que se caracteriza como uma forma de Psicoterapia a Distância. O papel aceitando toda forma de desabafo, angústias, idéias, percepções e conclusões pessoais a respeito de si e do mundo é enviado a um outro, que recebe, lê, acolhe e dá a devoluta com suas percepções. Modernamente falando, a correspondência evoluiu para o e-mail ou o correio eletrônico e a comunicação passou pela maior revolução da história da humanidade. Hoje podemos nos comunicar com qualquer local do planeta em tempo real, sem precisarmos esperar meses e mais meses para que o outro pudesse ler as cartas e após meses e meses, pudéssemos receber a devoluta da mesma. Hoje a comunicação é praticamente instantânea.

A primeira ferramenta eletrônica de comunicação que surge para suprir os inconvenientes de uma Psicoterapia por Correspondência, é o e-mail. O e-mail permite rapidez na troca de informações num nível avançadíssimo, comparado a correspondência tradicional, intermediada por uma série de atravessadores, encarecendo o processo e dificultando as relações. O e-mail aumentou a troca de informações e os antigos Colégios Invisíveis da Ciência, antes por correspondências, agora, ocorrem noutro patamar, evoluindo para o e-mail, passando para os e-groups, comunidades do orkut, blogs interativos e a tecnologia da informação evoluiu de forma absurda, e encontramos plataformas de e-learning de altissima complexidade e possibilidades de aprendizagem e trocas de informações a distância. Apesar do e-mail ter sido um avançadíssimo passo na comunicação, um outro passo ainda maior foi dado, quando surge as tecnologias dos chats e mais tarde, chats com possibilidade de conversa por audio e vídeo. Este avanço se deu pela tecnologia chamada VOIP  ou voice over IP (voz pela internet). A telefonia analógica - descoberta por Alexander Bell, como dizem uns, ou Antônio Meucci, como dizem outros - utiliza a transmissão de sons por meio de sinais elétricos, o que torna muito cara a tecnologia. Por outro lado, o VOIP, é a transmissão de sons por meio da internet, sendo somente mais um dos serviços que a web suporta. Quando a transmissão se dá de computador para computador, o custo é zero, o que torna a comunicação muito mais acessível e universalmente expressa, bastando uma conexão de banda larga e um programa instalado, normalmente utilizado o MSN ou o famoso SKYPE, com milhões de usuários. Estes sistemas evoluiram, onde hoje surge uma nova forma de comunicação, as conversas em tempo real, onde pode-se usar uma imagem de câmera (webcam) conjuntamente com outros recursos como o chat, para anotações, envios de arquivos, compartilhamento de sites e outros.

Neste ponto de ancoragem, muitos estão usando estes recursos em várias áreas da sociedade. Do ponto de vista profissional, muitos treinamentos são dados através dos meios online com economia de milhões de reais para muitas empresas que informatizaram toda sua comunicação e estabeleceram por exemplo, o SKYPE como telefonia interna ou entre as filiais, a custo zero. O empresariado se benificia a cada dia que passa com estas tecnologias assim como a Educação. A Educação talvez seja a área mais desenvolvida, onde contamos hoje com as plataformas modelo como MOODLE, que é uma sala de aula virtual com inúmeras possibilidades de aprendizagem a distância. A sociedade também vem se beneficiando da web para a evolução. Pessoas de todos os locais do mundo, todos os dias e todas as madrugadas, trocas idéias e confidências íntimas e profundas, em relações honestas e sinceras com sinais terapêuticos visíveis. Centenas e mesmo milhares de comunidades do orkut servem como local terapeutico para muitas pessoas que necessitam de ajuda e não sabem como resolver seus problemas.

É aqui que nasce a Psicoterapia a Distância ou mais especificamente, a e-Psicoterapia. A e-Psicoterapia é a Psicoterapia pela Web, através dos recursos digitais, como:

1. e-mail
2. chat (geralmente o msn ou skype)
3. voip (geralmente o skype)
4. voz e vídeo (geralmente o skype)

Tenho tido experiências muito positivas através do recurso técnico chamado Skype, ou a plataforma gratuita de comunicação em tempo real, sem custo tanto para Psicoterapeuta como para o Paciente, o que possibilita que a Psicoterapia seja realizada a partir da e-Clínica ou Web-Clínica. A e-Clínica é o web-ambiente onde ocorre a Psicoterapia. Ambos necessitam somente de conhecimento básico de internet, conexão banda larga e de computadores. O Psicoterapeuta pode atuar a partir do home-office, cyber café ou mesmo pela conexão web em sua clínica. O Paciente pode estar em psicoterapia a partir de casa ou num cyber café. Ela pode assumir a forma de uma b-Psicoterapia ou Psicoterapia Mista (blended ou mista), com sessões presenciais. A Psicoterapia pode se dar em outros ambientes web, como mesmo as plataformas de Educação a Distância, Moodle, etc.

A essência da e-Psicoterapia é a possibilidade de pacientes de locais distantes se beneficiarem da Psicoterapia a custos muitos menores, comparados aos deslocamentos, gastos com hotéis, alimentação e as sessões. Existem pontos fortes e fracos da e-Psicoterapia, como a impossibilidade de, por exemplo, a realização de sessões de terapia de vidas passadas e outroas técnicas que somente a sessão presencial possibilita. Por outro lado, isto pode ser compensado com sessões intensivas de finais de semana, em 1x por mês ou mesmo 1x ou 2x por ano. Tudo vai dependendo do caso clínico e o formato da e-Psicoterapia vai se dando ao longo do próprio curso. Outros recursos da e-Parapsicologia Clínica, como a possibilidade de interações extra-sensoriais e energéticas, podem ser aplicados perfeitamente nesta interação web.

Este assunto é extenso, mas de forma a concluir, mesmo que inicialmente, asseguro que a Psicoterapia a Distância, através da internet pode alcançar alto nível de qualidade e pode ser perfeitamente usada como recurso para o atendimento de pacientes que não podem frequentar sessões presenciais. Por outro lado, dependendo do problema é necessário a opção mista, com Psicoterapia pela Web conjuntamente com sessões presenciais. Ou a Psicoterapia inicia com sessões presenciais e posteriormente, pode se dar a maior parte pela web. Tudo vai depender do caso clínico concreto.