8.7.10

Os Pilares da Saúde e Evolução Espiritual


Por Dr. Fernando Salvino - Parapsicólogo e Psicoterapeuta

Ao longo da minha vida fui percebendo e aos poucos estudando quais seriam realmente os pilares de sustentação da minha vida. Com o passar do tempo a minha prática clínica como parapsicólogo e psicoterapeuta holístico foi me apontando para o mesmo norte, núcleo ou ponto: a essência da vida parece estar no relacionamento. Bom, mas de que relacionamento estou falando? Falo aqui dos relacionamentos que se estruturam como os pilares da evolução pessoal e de nossa saúde espiritual.

Estes relacionamentos devido sua importância e prioridade formam os pilares de nossa evolução e saúde e, no fim das contas, são os pilares de nossa vida e condicionam nossa saúde em geral. O mapeamento dos pilares serve como subsídio para compreendermos muitos porquês das flutuações de humor, estados emocionais, etc.

1° pilar: EU-EU ou o relacionamento consigo mesmo.

2° pilar: EU-OUTRO ou o relacionamento amoroso com o(a) parceiro(a).

3° pilar: EU-TRABALHO ou o relacionamento com

4° pilar: EU-DINHEIRO ou o relacionamento com o dinheiro e a estabilidade financeira relativa

5° pilar: EU-UNIVERSO ou o relacionamento com a Vida Maior, Deus, Universo...

Como está cada um destes pilares em sua vida? Provavelmente nunca pensou em todos ao mesmo tempo. Provavelmente tem dificuldade de levar tudo ao mesmo tempo sem prejudicar a estrutura de cada pilar. Este é nosso nível hoje: carecemos da capacidade de gerenciar nossa principal empresa: Nós Mesmos. Nós somos o empreendimento do Cosmos. Cada um de nós, como já falei em meus escritos anteriores, existe e foi criado pelo Universo para cumprir uma trajetória única. Esta trajetória é nossa missão de vida, a razão de estarmos aqui, o sentido de viver. Uma vida necessita ser sustentável. Hoje muito se fala em sustentabilidade, mas pouco se fala que uma vida humana necessita ser sustentável. É aqui que entra os pilares de nossa vida. Proponho um exercício bem simples que você pode fazer bem agora enquanto lê este texto. Você pode pegar um lápis e papel e ler com atenção o próximo tópico.

Construindo os seus pilares

Em primeiro lugar, em termos práticos, de uma nota de 0 a 10 para cada pilar. E desenhe-os de sua maneira, baseado em suas notas. Por exemplo, após refletir como está a sua relação consigo mesmo, você deu uma nota 6. E assim por diante, chegando ao seguinte resultado:

Pilar 1: nota 6
Pilar 2: nota 2
Pilar 3: nota 8
Pilar 4: nota 9
Pilar 5: nota 2

Assim, após dar a nota, o próximo passo é justificar para si mesmo a nota dada em cada pilar. Pode ser mentalmente mesmo, não importa. O que importa é o autoenfrentamento, não fugir de si mesmo. Você pode ler o texto “Pendências: Fonte de Angústia e Ansiedade” e outros já escritos em meu Blog. Use todas as informações necessárias para justificar para si a nota de cada pilar. Use, como sempre de total honestidade perante si mesmo. Você pode mentir para todo mundo, mas não minta neste exercício para você mesmo.

Agora, sabe quase matematicamente como está a estrutura de cada um dos pilares. Como está a sustentação de cada um deles e quanto de carga os mesmos estão podendo suportar. Em ecologia chamamos “capacidade de suporte” o quanto um determinado ambiente pode suportar de poluição ou degradação. Assim, em termos estruturais, uma espécie de engenharia da alma, temos uma capacidade X de suporte. Podemos suportar cargas limitadas de pressão. Caso contrário, a estrutura fica abalada. E quando a estrutura fica abalada, damos nomes como depressão, síndrome do pânico, etc.

O que é a capacidade X de suporte? É o quanto você suporta e consegue sustentar de peso em cada PILAR. Obviamente que tudo isto são metáforas para que possamos nos compreender melhor. Se estas metáforas servem para você, excelente. Caso não, tente achar outra metáfora que se adapte a seu caso. Mas pegue a essência da idéia que tento passar aqui e aplique, faça o teste.

Ao analisar cada pilar você compreenderá o seu estado geral hoje, sua saúde espiritual e sua situação evolutiva.

Ao analisar cada pilar você compreenderá melhor o seu estado geral hoje, sua saúde espiritual e sua situação evolutiva. Se a sua relação EU-EU está nota 6, então precisa melhorar em termos práticos a sua relação consigo mesmo. Aqui entra o mapa de pendências. Mapeie todas as pendências que tem consigo mesmo: se está sedentário, comece a realizar exercícios físicos com maior regularidade; se lhe falta leituras, selecione livros que gosta de ler e que são prioridades para você. Em síntese, anote num papel tudo que necessita para melhorar sua relação consigo mesmo.

Como sua relação amorosa está na nota 2, então toda a estrutura parece ficar abalada. Seu nível de carência afetivo-sexual, sensação de solidão, etc. Tal abalo estrutural afeta todas as demais estruturas, como um sistema todo ligado. Cada pilar se liga a outro. Quando um pilar é abalado em sua estrutura, os outros sofrem os reflexos de tal. Todos estão sob o mesmo solo: a vida humana. Assim, a sua relação consigo mesmo fica pior, pois sente a falta de um(a) companheiro(a). Da mesma forma, uma nota 9 no Pilar financeiro e 8 no Pilar trabalho, não garantem uma boa sustentação nos outros pilares. Por outro lado, uma boa estrutura financeira e profissional podem arcar com um abalo estrutural de outros pilares até que tal abalo seja resolvido.

Imaginemos agora uma engenharia diferente. Uma estrutura dinâmica, fluida, em constante mutação, flutuação. Quando falamos da vida humana, falamos em um processo dinâmico e não estático, como o são os edifícios e outras construções da engenharia civil. Agora a imagem é de pilares vivos. Cada pilar é como um órgão de um mesmo corpo, de um mesmo organismo vivo. E é esta imagem a mais apropriada para pensarmos os nossos pilares. Assim, os pilares são dinâmicos, flutuantes por natureza e passam por contínuos processos de mudança e adaptação ao ambiente. Agora em vez de 5 pilares, imagine os pilares dispostos de forma diferente, agora em 7 pilares dinâmicos de sustentação, tal com segue:

1. Relação com a terra
2. Relação sexual
3. Relação com as emoções
4. Relação amorosa
5. Relação interpessoal
6. Relação com as idéias
7. Relação com a espiritualidade

O que são cada um destes pilares? Se tomarmos a nós como um organismo vivo, cada um dos 7 pilares é a expressão de cada centro vibratório de energia ou chacra. A evolução perpassa pelo amadurecimento de cada chacra, de cada centro, de cada pilar. Por isso diz-se que o desequilíbrio em 1 dos chacras gera um desequilíbrio em todo sistema.

Problemas financeiros geram desequilíbrios em todos os outros pilares. O Pilar financeiro necessita de muito cuidado e atenção. Um exagero em sua estrutura gera desequilíbrios nos outros pilares, pois a energia pessoal é limitada. Aqui trago outro ponto para pensarmos: a energia pessoal de cada um de nós é limitada, finita. Assim, a energia pessoal (EP) é limitada a uma carga X que pode ser utilizada para nutrir os vários pilares de nossa vida. Assim, se você investe 70% da EP no Pilar financeiro, então deixará somente 30% para os outros Pilares. Desta forma, deixará a desejar as suas outras estruturas. Se investir, por oposto, 70% no pilar espiritualidade deixará somente 30% para os demais e poderá ter problemas em sua vida prática, humana. Terá, no primeiro exemplo, menos energia para pensar em relacionamentos, em si mesmo e em sua espiritualidade. Chegará o momento que estas estruturas ficarão abaladas e terão de ser novamente estruturadas, nutridas com amor, atenção e cuidado. Se você aplicar este raciocínio na relação entre cada pilar poderá compreender o porque sua vida está como está. O porquê talvez se sente infeliz, incompleto e mesmo com tudo que tem, ainda lhe falta algo. Ou ainda, o porquê sente-se feliz, mais completo em sua vida e com maior sentimento de realização.

Caminhando para uma vida de realização

Meu objetivo aqui não é ficar centrado nos problemas, mas em soluções. E a solução para todos os nossos problemas é caminhar para uma vida de realização pessoal. A metáfora dos pilares poderá ser útil a você. Uma vida de realização é a soma geral das notas acima de 7 em cada pilar. Você se mantém com maior sustentabilidade, conseguiu erguer uma vida de maior sentido, conquistou uma vida financeira relativamente boa para você poder executar seu projeto de vida, executou sua missão de vida com razoável eficiência, lucidez e responsabilidade; ajudou muitas pessoas com tentando dar seu máximo potencial; conseguiu estabilizar-se num relacionamento amoroso bastante satisfatório afetivamente, sexualmente e existencialmente e, num dado momento, após anos e anos de vida, chega o momento da partida deste mundo.

E o que ocorrerá do outro lado após uma vida de realização?

Muito temos lido em obras espíritas e espiritualistas o que ocorre com uma pessoa após uma vida infrutífera. Mas pouco sabemos o que ocorre após uma vida de auto-realização. Ao chegar do outro lado, após uma vida de realização, você encontrará a si mesmo, num outro nível de consciência e espiritualidade, transcenderá o espaço, o tempo e as dimensões deste planeta; subirá aos sublimes ambientes espirituais de paz, amor e serenidade tão falados pelas religiões e nomeados como paraísos e outros nomes. E de lá, você acumulará experiências espirituais e evolutivas de acordo com seu merecimento e, num dado momento, atemporal, decidirá pelo retorno ao planeta ou outra orbe desde universo. Nascerá dentro de outro útero e terá outros pais... e prosseguirá seu caminho numa direção Infinita de amor e sentido. O universo por si nos revelará a verdade de estarmos vivos e existirmos. Como disse uma vez Fritz Pels:

“Não apresse o rio. Ele corre sozinho”