Parapsicólogo e Psicoterapeuta (CRT 43.290)
Parapsicólogo habilitado pela FEBRAP - Federação Brasileira de Parapsicologia
ABRAP - Associação Brasileira de Parapsicologia
NIAC - Núcleo de Investigações Avançadas da Consciência (Coord.)
Mestre em Educação (UFSC)
Esta pergunta habita as dúvidas de muitas pessoas, inclusive eu mesmo me faço este questionamento muitas vezes. Vou tentar então ser bastante sucinto e objetivo.
A ciência Parapsicologia é a porta de entrada da investigação científica e experimental do holocosmo. É também a ciência que é desenvolvida neste espaço e penetra todos os ensaios aqui presentes. É a investigação da inteligência além dos 5 sentidos, do cérebro e da fisiologia. Esta ciência pesquisa também o que o ocultismo pesquisou, o oculto por trás do manifesto. É uma atitude investigativa, lúcida e coerente, frente ao mistério, ao oculto, ao sobrenatural, ao místico, ao divino, ao que transcende a ciência comum, a filosofia, a religião, a arte. É antes de tudo, um posicionamento lúcido perante a realidade profunda da existência, coerente, científica, e uma disposição aguda, a máxima possível, no entendimento progressivo, para a compreensão do que podemos chamar de "verdade" ou o sentido da existência holocósmica.
A Parapsicologia é a ciência que se preocupa em estudar cientificamente, ou seja, via aplicação de método científico, as realidades que vão além do normal, do comum e isto inclui três áreas de pesquisa bastante fáceis de compreender:
1. Psi-kapa: esta realidade é aquela em que a pessoa pode agir sobre a matéria, sobre a realidade física pelas vias mentais, sem usar qualquer instrumento físico ou fisiológico. Isto inclui entornar colheres com o olhar mental, etc. É portanto, a realidade dos fenômenos mais objetivos que podem ser estudados com mais detalhes em laboratório, como tem sido feito nos últimos séculos.
2. Psi-gama: esta realidade é justamente aquela que é mais subjetiva, que ocorre mais internamente do que externamente. A pessoa aqui pode comunicar-se pela telepatia, clarividência e precognição.
3. Psi-theta: aqui entram todos os fenômenos que estão ligados ao além túmulo: lembrança de vidas passadas (retrocognição), saida para fora do corpo, experiência de quase morte, aparições, mediunidade, incorporações de espíritos, etc.
A Parapsicologia se limita a isto? Não. E é fácil compreender isto. Hoje a Parapsicologia opera suas pesquisas em 3 áreas bastante diferentes: acadêmica ou institucional e, clínica. Ambas possuem limites e resultados também específicos. A área acadêmica centra-se mais na pesquisa laboratorial e qualitativa e, a área clínica, centra-se em pesquisas clínicas ou fenomenológicas, tendo como campo, as evidências clínicas.
Diante disso, temos duas escolas gerais de Parapsicologia:
1. Psi não está comprovada, e é sim, uma hipótese. Centram-se assim em pesquisas de laboratório, teóricas, etc. A escola cética impera aqui.
2. Psi está comprovada, mas é um atributo do cérebro. Aqui estão as escolas mais centradas numa espécie de Psicologia que aceita regressões e hipnose. Mas, como a Psicologia hoje aceita a hipnose como técnica clínica legalmente reconhecida, não me parece algo diferente da psicologia.
3. Psi está comprovada, é um atributo da consciência (self, espírito, alma, etc.) e as evidências advindas das pesquisas reunidas sistemicamente nos levam a uma outra Parapsicologia, que considera o fenômeno Psi-theta um fato científico comprovado. Esta vertente vem desde a antiguidade, indo até Swedenborg, Lodge e outros, por exemplo, até Sylvan Muldoon perpassando nos dias atuais com as pesquisas de Hernani Andrade, Ian Stevenson e tantos outros pesquisadores sérios, como Geraldo Sarti, Carlos Tinoco, Fernando Salvino e outros.
Esta última escola, nos traz um novo conceito de Parapsicologia.
O que é então Parapsicologia?
É a ciência que investiga a consciência (ser) e a evolução do ser sob os aspectos integrais, considerando a hipótese experimental da existência das vidas anteriores (personalidade palingenética, ciclos de renascimento) e a retrocognição, a personalidade formada ao longo das eras, a reencarnação, a experiência fora do corpo e as experiências advindas das mesmas, a realidade energética (aura, campo de energia), o universo multidimensional, o período entre - vidas e a missão de vida, as experiências ocorridas nos períodos espirituais, o pós-morte, a precognição e o acesso ao futuro, as potencialidades paranormais integrais, como a telepatia, clarividência, pre e retrocognição, PK, transidentificação, os atributos ou qualidades do ser, o amor, a ética cósmica maior, os relacionamentos evolutivos, as pendências, e tudo que engloba o ser integral.
A Parapsicologia Clínica é a aplicação psicoterapeutica desta linha de ciência.