19.7.10

A influência da energia [dos ambientes] na saúde mental

Por Dr. Fernando Salvino - Parapsicólogo

Vou começar este texto contando uma estória que representa coisas que todos em geral fazem.

“Um dia Manoel resolveu sair de casa, pois não estava mais agüentando ficar em casa vendo TV. Solteiro, pensou em ir ao Shopping olhar as pessoas, lojas, enfim, dar uma volta para sentir-se melhor. No mesmo dia, centenas de pessoas pensaram coisas do tipo que Manoel pensou, ou seja, sair de casa para dar uma volta no Shopping. Este dia estava chuvoso, frio e era domingo à tarde. A programação da TV estava quase impossível de suportar. Estas centenas de pessoas sentiam-se angustiadas em ficar em casa, o clima de domingo patrocinava um contato consigo mesmo que estas pessoas todas queriam fugir, evitar de qualquer modo. Queriam, afinal de contas, ficar bem, sentirem-se bem. Um vazio interno, uma sensação de solidão e falta de sentido começou a aparecer nestas pessoas que, afinal, resolveram sair de casa. Assim, estas centenas se encontraram no Shopping.


No meio destas centenas, estava Joana (29). Ela estava em casa, mas estava se sentindo bem, com o namorado. Resolveram ir ao cinema, curtir a relação. O estado emocional dos dois era muito bom, estavam felizes com suas vidas pessoais.


Ao chegar ao Shopping, às centenas de pessoas começaram a se sentir um pouco melhor. O ambiente lotado, uma “muvuca” como diz a gíria popular. O clima de ansiedade impera; pessoas caminhando de um lado para outro, sem qualquer objetivo maior, a não ser caminhar para libertar-se da ansiedade, ocupar o tempo para não pensar em si mesmas. Joana, chegou no Shopping sentindo-se bem junto com seu namorado, Victor (31). Entraram, caminharam tranquilamente abraçados e foram caminhando ao cinema. Chegando ao cinema, uma fila imensa. Pessoas ansiosas olhando de um lado a outro impacientes. Dezenas de pessoas nas filas da pipoca, aguardavam seus pacotes. O casal desiste de ir ao cinema, mas permanecem bem. Aos o casal começa a caminhar sem objetivo pelo ambiente e aos poucos Joana começa a passar mal, sentir-se estranha. A cabeça começa a doer. O local da dor é bem na testa, na zona frontal. Comenta com o namorado que parece ter uma nuvem escura na testa que a impede de pensar. Sente-se meio zonza, não consegue raciocinar direito, sente-se sem energia, fraca. Joana dirige-se a farmácia, quando compra um paracetamol. O clima da farmácia não era agradável. O casal resolve ir embora. E ambos saem esgotados do ambiente. Por outro lado, Manoel saiu melhor.”

O que aconteceu neste exemplo tão comum? Joana foi literalmente drenada energicamente pelo ambiente. O que quero dizer por “energia”?

Tudo o que você é, pensa e sente é expresso magneticamente como uma espécie de “campo de energia”, uma nuvem magnética de pensamentos e sentimentos. Esta nuvem rodeia nosso corpo, envolve todo o corpo e penetra todo o corpo, todas as células e átomos. Imaginemos agora o Shopping como sendo um “corpo”. A nuvem de pensamentos e sentimentos que o envolve é o conjunto, a soma total de todos os pensamentos e sentimentos de todas as pessoas que ali estão, pensando e sentindo o tempo todo. É o que se chama de “aura”. Bom, aura é um conceito fácil de entender. O Shopping tem uma aura. Esta aura é a energia do ambiente. Se estamos nos sentindo bem, um Shopping, pelas minhas experiências, sempre apresenta energia negativa, em relação a nossa energia. Desta forma, o ambiente drena nossa energia, da mesma forma que a água do mar puxa a água de nosso corpo e deixa nossas mãos murchas. É mais ou menos assim que na prática funciona. Não importa a teoria toda que fundamenta esta posição.

Na pratica, Joana saiu esgotada do Shopping porque suas energias, sua aura se fundiu ao ambiente e o ambiente drenou sua energia, para alimentar a energia de Manoel e mais centenas de pessoas carentes e infelizes que ali se encontravam.

Agora aplique este ponto de vista em outros ambientes.

1. Procure fazer uma análise agora rápida de como você entra no seu trabalho e sai, todos os dias. Você entra bem e sai pior?

2. Faça a mesma coisa nos outros locais que você vai, por exemplo: bares, restaurantes, feiras, etc. Analise e veja em quais locais você entra bem e sai mal ou, ao contrário, entra bem e sai melhor, ou entra mal e sai bem?

Agora, mais consciente da qualidade das energias dos ambientes que você freqüenta, você pode escolher melhor os locais e prevenir-se de danos a sua saúde mental.

A situação se agrava para os sensitivos ou as pessoas dotadas de uma sensibilidade acima da média. Um sensitivo consegue captar a sensação geral da “aura” de um ambiente e, se não tem muita experiência, acaba por fundindo-se demais; ou na verdade, acaba por confundindo-se por completo sobre o que está sentindo, porque estava bem e agora está sentindo-se mal, etc.

O ambiente também é espiritual e tem seus habitantes

O detalhe aqui é que não abordei o outro lado da “aura” do ambiente. Uma “aura” de um ambiente é sempre formado pelos pensamentos e sentimentos das pessoas presentes e dos espíritos presentes que interagem todos no mesmo ambiente. Muitos dizem: "este local é alto astral" ou... "este local é meio baixo astral". Esta pessoa está se referindo aos habitantes "astrais" do ambiente espiritual. Onde tem "alto astral" o povoado é do bem. Uma pessoa de alto astral é, em regra, a bem amparada espiritualmente.

Como lidar com a energia dos ambientes?

Esta é a pergunta que deve estar em sua mente neste momento. A primeira coisa é você começar a ficar atento para esta dimensão da vida: a energia. Com a prática, começará a perceber esta dimensão e não terá mais dúvida, mesmo sendo cético ou descrente. Não importa se crê ou não, a energia existe e pode ser percebida por qualquer pessoa que se atente para tal. Ao entrar num ambiente e perceber a energia de qualidade inferior a sua, proteja-se ou saia do ambiente. Não tem muito meio termo. Senão aos poucos será engolido pela “aura” e perderá energia para o ambiente, provocando seu esgotamento, chegando às suas idéias (saúde mental). Caso opte por sair do ambiente, o que muitas vezes é uma ótima opção, ok. Caso opte por permanecer, você precisa saber proteger-se. E é aqui que a coisa complica.

Você já deve ter ouvido falar em muitos meios de se proteger de “energias”. Muita mística está envolvida nisso. Usar colar, pena de coelho, fazer figa, imaginar uma pirâmide colorida, orar X vezes, etc. Não importa muito o meio que você usa, ou você apela para recursos místicos ou você apela para recursos técnicos mais elaborados.

Aplicando a Movimentação de Energia como autodefesa

O recurso técnico que mais uso é chamado de “Mobilização de Energia”. Você ao entrar no ambiente e se começar a sentir que o ambiente está mais denso, meio estranho... comece a puxar sua lucidez: fique atento. Respire, preste atenção a si mesmo, seus sentimentos, pensamentos e respire. Continue caminhando normalmente, mas fique mais atento e mais atento. Neste estado de consciência, concentre a atenção no topo da cabeça e leva sua energia até os pés e em seguida até a cabeça. Faça este movimento de subida e descida várias e várias vezes, por no mínimo 10...15 min seguidos. Não pare. Persista até instalar uma vibração na sua energia que lhe dará uma sensação de alívio. Não tem muito como explicar, somente a experiência lhe dará a compreensão do que falo aqui. Ao movimentar a energia para cima e para baixo, você instala poderosos campos magnéticos que neutralizam a ação da energia “sanguessuga” do ambiente. No início, claro, poderá ter dificuldades de concentração. Mas mesmo a dificuldade de concentração já pode ser indício de que o ambiente “te pegou”. Persista com vontade e terá excelentes resultados.

E com a prática, o que ocorre?

Este é o início. Com a prática suas percepções irão ficar cada vez mais avançadas. Poderá perceber a esfera espiritual dos ambientes, ficando mais sensível e lúcido ao que lhe rodeia, agindo com mais prevenção e com mais acerto. Poderá escolher melhor seus ambientes, freqüentar locais melhores, pois poderá perceber suas energias e assim, escolherá por aqueles que lhe deixa mais saudável.

Faz cerca de 13 anos que pratico isto diariamente e os resultados são excelentes para minha saúde mental. Com a prática é possível sentir a energia inteira de um ambiente antes de chegar a entrar no mesmo, e isto ajuda a prevenir problemas para nós. Você pode começar a sentir a aura de uma pessoa, de uma sala, de sua casa, do apartamento onde você mora, de uma cidade inteira... Assim pode escolher onde morar, em que bairro, baseado em sua percepção energética. Seu discernimento fica mais certeiro e você pode errar menos em suas escolhas. Conheço colegas que também colheram ótimos resultados com este recurso. Muitas pessoas se descobriram outra pessoa após a prática continua e longa desta técnica. Obviamente ela não é o “salva-tudo”. É um recurso eficaz, somente. Existem outros recursos eficazes, o pensamento positivo. Manter-se na corrente do pensamento positivo é o recurso dos recursos, mas ainda em nosso nível de evolução, o mais difícil de ser alcançado. O mais eficaz, me parece, é aplicarmos os recursos em conjunto.

Boas experiências!