5.10.10

Alcançando a Consciencialidade Amparadora através de Atos Benevolentes

Por Dr. Fernando Salvino - Parapsicólogo

Começamos pelo complexo conceito de "Espírito". Espírito é a alma, a consciência ou psi quando encarnada ou ressexualizada num corpo psi, psicossoma ou perispírito. Vou tentar ser bastante claro quanto a estas definições que acabam causando muitas confusões.
  • Alma, consciência ou psi (psiqué): fundamento da inteligência, núcleo espiritual, eu real.
  • Espírito: conjunto alma + corpo psi (também chamado de perispírito ou psicossoma; veículo da Alma ou consciência)
Vejamos eu e você: uma alma reencarnada, ressexualizada num corpo de homem ou mulher. Eu e você agora somos um conjunto integrado de Alma + corpo psi + corpo humano.
Quando desencarnamos, somente o corpo humano se desativa, literalmente transforma-se em alimento para outros seres vivos. Assim temos somente Alma + corpo psi = Espírito.

Os Espíritos habitam o universo...

Os Espíritos podem, como já esclareceu Revail, estar em dois estados de consciência bastante objetivos: Espírito reencarnado ou ressexualizado (ER) e Espírito desencarnado ou dessexualizado (ED). E os Espíritos, por serem Almas, são a expressão de sua maturidade integral, razão pela qual podemos discernir muitos "tipos" de Espiritos (podendo estar nos estados ER ou ED) e podemos resumir, de forma a facilitar o entendimento, em Espíritos Benevolentes e Espíritos Doentes. Tanto os benevolentes como os doentes podem estar encarnados ou desencarnados. Ficaremos aqui somente com os primeiros. Quanto aos segundos, tratarei em outro texto.

Espíritos Benevolentes ou Amparadores

São aqueles que possuem uma boa Alma, boas intenções e bom discernimento, transparecendo em suas idéias, emoções e energias, irradiando maior serenidade e paz interna. E por terem maior discernimento, nos auxiliam a partir de emoções superiores e boas idéias, inspirações e intuições. São as Almas ou Consciências que exalam maior maturidade a partir do Amor Puro transparecido em atos amparadores, variando em lucidez e complexidade.

Assim, temos Espíritos Benevolentes ou Amparadores de vários graus de evolução e especialidade de ações, como por exemplo, o Amparador que auxilia em trabalhos científicos e psicoterapeuticos na área da Parapsicologia Clínica e os Amparadores que auxiliam nos trabalhos mais amplos de Evolução de Milhares de pessoas. Desta forma, temos que os Espíritos Benevolentes evoluem ad infinitum até níveis inimagináveis. Revail nomeará de Espírito Puro o degrau mais alto de evolução relacionado a libertação dos ciclos reencarnatórios (samsara). Mas, até mesmo os Espíritos Benevolentes deste grau permanecem evoluindo e pressuponho que nesta esfera da existência cósmica, onde tempo e espaço, e noções como um Eu ou corpo, ou limites de forma são inexistentes, a evolução percorre rumos cósmicos de profunda expansão ao Infinito ou noutras palavras, a Deus. Assim, é nesta corrente do Bem Cósmico que percorrem os Espíritos Benevolentes. Confúcio chama este nível maior de evolução de "Sábio".

Confúcio compreende a evolução do ponto de vista essencialmente moral, a partir da maturidade dos atos na direção do Bem, nos ideais do homem Sábio e Benevolente. Assim, temos que os Espíritos Benevolentes ou Amparadores são justamente aqueles que, por terem evoluido por dentro, em sua moral interna, essencial, praticam o Bem e transparecem em seus atos o Amor Puro numa sintonia que podemos chamar de divina ou cósmica.

Aqui adentramos para os verdadeiros Espíritos Amparadores e Benevolentes, cabendo-nos discernir quando um Espírito desta monta se aproxima de nós, o clima energético associado a estes Espíritos, de paz, amor, serenidade e ausência de ansiedade de qualquer preocupação. Tenho percebido em meus pacientes provenientes de locais que trabalham com espiritualidade denominarem de "mentores" ou "amparadores" alguns tipos de Espíritos. Não importa o que fala o Espírito, o que importa é sua energia psíquica ou espiritual/consciencial que traduz seu nível de evolução e discernimento. Lembro-me da experiência de ter percebido a chegada de um Espírito que somente mais tarde saberia se tratar de Oliver Lodge, que transpareceu potente lucidez no campo, pela sua simples presença. Muitos vem chamando de "mentor" ou "amparador" Espíritos que não o são e acabam abusando do médium pela sua ingenuidade e carência de estudos na área. Assim, "preto-velho", "pomba-gira", "caboclo" e outros assim nomeados não são Espíritos Amparadores tal como exponho aqui. Podem ajudar, mas podem atrapalhar. Um Espírito Amparador, esteja ele encarnado ou não, sempre ajuda no melhor discernimento.

Os Espíritos Benevolentes ou Amparadores são justamente aqueles que transparecem como um Amor Puro na forma de um Perispírito ou Corpo Psi praticamente liberto de uma forma humana, sendo uma energia translúcida e serena, amorosa. Em outro texto, publiquei sobre "A Revelação da Verdade pelos Espíritos Superiores", era exatamente destes Espíritos que falava. Porém, os Espíritos Amparadores não encontram-se somente num nível tal como descrito neste artigo. Eles se encontram em vários níveis evolutivos, variando tal como variam as personalidades, porém, mantendo o traço central de Benevolência Lúcida.

Senão vejamos algumas características centrais dos Espíritos Benevolentes ou Amparadores Lúcidos propriamente ditos:

1. Agem ao máximo pela sinceridade, transparência e honestidade em suas orientações, mantendo clareza de idéias, raciocínio e retidão mental, sentimentos mais purifiicados de amor sincero.
2. Agem sempre em prol da evolução numa perpectiva universalista, trancendendo filosofias, ciências, religiões e paradigmas, centrando-se na essência e não nas aparências (formalidades, formas, ritos, objetos, etc.)
3. Agem muito pelo anonimato de sua simples presença educativa. A presença destes Espiritos fala mais que muitos livros e discursos.
4. Agem muito pelas necessidades do Outro e não propriamente pelas próprias necessidades.
5. Agem através de pensamentos e sentimentos de alto grau moral, sem que esta moral seja algo imposto ou um dever. Trata-se de uma moral autodescoberta pela evolução pessoal destes Espíritos.
6. Agem pela serenização dos ambientes, pelas reconciliações, pelo universalismo e pela união.
7. Agem encarnados ou desencarnados.
8. Agem através de profissões estrategicamente escolhidas, antes de renascerem, de forma a executarem suas missões de vida.
9. Agem pela liberdade do Outro.
10. Agem pelo respeito a integridade moral e existencial do Outro, não impondo verdades, caminhos ou concepções.

Obviamente, estas características podem variar para baixo ou para cima em moralidade ou evolução espiritual. Quando varia demais para baixo, dizemos que são os Espíritos Doentes e, quando varia demais para cima, dizemos que são os Espíritos Puros, que alcançaram os níveis sublimes da evolução espiritual e cósmica.

Alcançando a Espiritualidade pelas Ações Benevolentes

Existem várias formas que você se conectar aos Espíritos Benevolentes ou Amparadores. Mas quero falar aqui de uma bastante simples: procure agir de forma benevolente no dia a dia. Confúcio (VI a.C) um dia disse a seus discípulos: "Não faça aos outros aquilo que não deseja que façam para ti". Esta máxima se assemelha à essência da moral de Cristo, no "ame o próximo como a si mesmo". Estas máximas resumem a moral do Bem em nossos atos, a partir da compreensão de sua essência.

Estas ações benevolentes podem atravessar todo seu dia dia, por exemplo:

1. Torne gradualmente sua prática de dirigir no trânsito um ato benevolente. Ao invés de reclamar, deixe o irmão passar de carro em sua frente, num cruzamento lotado. Ao invés de ter pressa numa fila parada, veja a fila como uma oportunidade de meditação e agradeça a fila por ter te dado esta oportunidade diária. Aproveite para colocar uma música leve em seu carro e medite, tornando seus atos no trânsito mais pacíficos e cordiais.

2. Torne sua vida em família mais pacifica. Apesar de parecer impossível e mesmo que existam poderosos conflitos entre você e seus pais, por exemplo, começe simplesmente agradecendo pelo fato deles terem te oportunizado estar vivo, aqui, encarnado neste planeta. Ao receber agressões deles, respire e compreenda que agem assim por defesa e tente reagir de forma mais pacífica e amorosa. No começo pode parecer quase impossível, mas aos poucos as atitudes benevolentes se sintonizam com os Espíritos Amparadores e um trabalho de ajuda começa a ser feito no silêncio da espiritualidade. Se for o caso, reconcilie-se com seus pais, irmãos e faça de tudo para que as coisas vão se ajeitando.

3. Torne sua vida com sua esposa ou marido mais harmoniosa e amorosa. Faça programas legais, converse entre vocês num clima de abertura e sinceridade, sempre atentos para a intenção mais benevolente, evitanto atacar o(a) companheiro(a) com palavras e atos. Veja-o(a) como um Espírito que necessita de ajuda e amor também, assim como você. Perdoe-o por tudo continuamente, desapegando-se de emoções como raiva, rancor e vingança, as verdadeiras portas da obsessão. Ao contrário, abra as portas do amor pelas palavras e pensamentos positivos. Reveja tudo com sinceridade: o amor, o sexo e a relação, sem fugas ou desculpas. Não fuja de si mesmo, seja benevolente consigo mesmo em primeiro lugar.

4. Procure a partir de agora, ser mais benevolente consigo mesmo. Reconcilie-se consigo pelos atos praticados no passado, sem vergonha do que fez, mas atento as modificações que terá de fazer em seu caráter, na direção da benevolência. Você pode fazer uma lista de situações, fatos, pendências e o que for necessário para que possa ter maior discernimento em relação a si mesmo e, com isto, subir mais um degrau de sua evolução infinita.

5. Trabalhe com algo que gosta e te dê prazer. Isto alimenta a Alma e é reflexo da benevolência consigo mesmo. Aquele que trabalha com algo desprazeroso e desgostoso é, em primeiro lugar, o obsessor de si mesmo. Seja seu amigo, coordene sua vida em prol de si mesmo e dos Outros, ajudando os demais a alcançarem maior liberdade e independência em suas vidas, e, portanto, realização e felicidade. Veja o texto sobre Voluntariado, esta ação pode ajudar a purificar seu espírito.

São 5 coisas simples, porém resultam em efeitos poderosos se levados até as últimas consequências. A partir destas atitudes você terá muito maior contato com os Espíritos Benevolentes ou Amparadores e poderá ter suas provas pessoais de sua existência, que é o nosso futuro próximo.