28.9.10

Voluntariado: Prática de Libertação e Autocura

Por Dr. Fernando Salvino
Parapsicólogo e Psicoterapeuta [CRT 43.290]
*Voluntário do Hospital Universitário - Projeto amanhecer (parapsicólogo) > comunidade universitária atendida gratuitamente.

*Voluntário do NIAC - Núcleo de Investigações Avançadas da Consciência (coord. e pesquisador) > pesquisas acessadas no Brasil e exterior.
*Voluntário do Portal "Ciência, Espiritualidade, Saúde e Evolução" (criador e resp.) > mais de 3.300 acessos no Brasil e exterior, ultrapassando mais de 15 países.


Trabalhar sem receber dinheiro por isto. Pagar para trabalhar. Ajudar pessoas. Doar tempo, energia e dinheiro para um trabalho de "des-egoismização" da Alma. A essência do voluntariado é o doar sem estar centrado num recebimento financeiro. Porém, como não existe atividade sem recebimento, o que o voluntário recebe é aprendizagem. O que é aprendizagem?

É a-prender ou libertação de si mesmo em prol dos outros. Existe um outro que necessita de ajuda. E existe um que presta a ajuda que necessita libertar-se de si mesmo. Esta escola chama-se voluntariado. Doar-se em prol do outro. E com isto libertar-se do si mesmo, do egoísmo.

Muito idealismo rodeia o Voluntariado, mas ainda que exista este idealismo, o voluntariado centra-se no vínculo não empregatício e na adesão voluntária a um serviço geralmente humanitário. É deste voluntariado que falo aqui. Não falo da doação de dinheiro para instituição carente. Falo da doação da alma em prol da assistência fraterna aos nossos irmãos e irmãs humanos e ao planeta. Não importa no que você atua. Muitos amigos atuam em instituições como CVV, IIPC, CEAEC. O que importa é sua intenção e a tarefa que presta gratuitamente aos outros.

Os benefícios se comprovam no médio e longo prazo. Geralmente, o voluntário cresce interiormente sentindo-se útil ao mundo, sente que tem um lugar que carrega mais sentido em sua vida, preenchendo aquele vazio existencial que até então estava presente dentro de si. O impacto do voluntariado ao longo de anos é a abertura da vida pessoal ao outro em escala maior podendo atingir uma amplitude planetária.

Neste caso, entramos nas tarefas de vida que alcançam um raio global, indo além do Eu (egoísmo) e mais além do grupo íntimo, a família e amigos, alcançando pessoas que mal sabemos quem são, residentes em algum lugar do globo terrestre.

A libertação do Eu faz parte da tarefa de grande parte das pessoas que, ainda sentindo-se ocas por dentro, beneficiam-se dos trabalhos voluntários para além de ajudar pessoas acabam ajudando a si mesmas. Se você há muitos milênios atrás, noutras vidas neste planeta cometeu erros que atingiram muitas pessoas, como o envolvimento em guerras e outros atos, poderá utulizar do voluntariado para que através dele possa iniciar um trabalho de reconciliação cármica global.

Alguns sites de referência no voluntariado:
  1. http://www.voluntariado.org.br/
  2. http://www.voluntarios.com.br/oque_e_voluntariado.htm
  3. http://www.portaldovoluntario.org.br/
  4. http://www.filantropia.org/

Abra sua alma. Encontre seu lugar. Preencha seu vazio de sentido ajudando os outros que necessitam de ajuda. Lembre-se: não importa qual seja a ação, o que importa é a ação. E, para toda ação receberá um retorno. Neste caso, espiritual e evolutivo.