9.9.10

Psicanálise e Parapsicologia/Projeciologia: a Fronteira e a Queda do Muro Imaginário

Por Dr. Fernando Salvino - Parapsicólogo

A imagem retrata bem o que quero expor aqui: de um lado Psicanalistas na esteira do pensamento clínico de Freud; do outro Parapsicólogos ou mais especificamente Projeciólogos na linha de Sylvan Muldoon e outros cientistas da área.

A fronteira entre os dois campos é construido de um tipo de madeira que foi coletada de uma árvore chamada "interpretação dos sonhos". Freud, ao admitir nunca ter tido uma única experiência de sonhos de vôo ou mesmo as catalogadas como experiências fora do corpo (projeção da consciência) e ainda em seu "estudos sobre a histeria" no capítulo que narra as questões sobre religião no diálogo sobre seu amigo, Freud admitia nunca ter pensado acerca da sobrevivência do eu diante da morte. Este pensamento foi replicado por seu sucessor, embora dissidente, Wilhelm Reich, quando em "a função do orgasmo" admite ser ridícula a tese Socrática, Pitagórica, da transmigração das almas. embora tenha sido importante a Reich a negação disto para a produção de um saber novo, na área da Sexologia assim como em Freud, priorizar um lado do território não significa que o outro lado da fronteira não existe.

Do outro lado, Hereward Carrington, Sylvan Muldoon e outros antecessores como Hipolitté Revail, Balzac e ainda tradições orientais, como o vedanta, desenvolviam pesquisas, embora não clínicas, acerca dos temas que estariam do outro lado da fronteira. Muldoon desde moço passava por experiências fora do corpo e teria acumulado uma centena delas, inclusive as nunca vivenciadas experiências de sonho de vôo narradas por Freud. A contribuição de Muldoon traria para a ciência um campo até então rarefeito em exploração: a existência objetiva de um segundo corpo, o corpo psi ou corpo astral e suas consequentes projeções para fora do corpo.

Assim, os sonhos e suas interpretações são a exata fronteira entre Psicanálise e Parapsicologia/Projeciologia, entre Freud e Muldoon. De um lado, o inconsciente cerebral, situado numa intrincada fisiologia e modernamente, numa complexa neurofisiologia. Do outro lado, o inconsciente palingenético, trazendo as faixas de personallidade subconsciente, as vidas passadas e as possibilidades transcendentes de manifestação do Eu fora do corpo.

Da mesma forma que países se internacionalizaram, abrindo suas fronteiras e seu direito para o nível internacional, Psicanálise abrirá sua fronteira e suas normas internas para a realidade apontada por Muldoon ou a existência do Eu fora do corpo e a expansão da noção de inconsciente para além da infância, rumando para as existências anteriores, nas raizes profundas do inconsciente, nas existências pretéritas pré-edípicas e transedípicas.

A integração das áreas e a queda da fronteira significa integrar os saberes ao invés de criar um muro de madeira cercando os campos. A sensação que tenho é que tive de nadar até longe para conseguir entrar no território psicanalítico vizinho: e o nadar o território sempre passa pela sexualidade. A área psi evidencia a transcendência da sexualidade para a compreensão desta como sendo o fundamento da experiência evolutiva humana, o édipo como a síndrome evolutiva básica que acomete a todos e a reencarnação passa a ser ressexualização.