2.5.11

Sobre a Evolução e outras questões (parte II): Escalas Evolutivas

Por Dr. Fernando Salvino (MSc.)
Parapsicólogo Clínico, Psicoterapeuta e Conscienciólogo


Em meados da metade de 1800, Allan Kardec publicara o "Livro dos Espíritos" e, um ano após, acabou publicando "Instrução Prática sobre as Manifestações Espíritas". Em ambos livros, Kardec expõe de forma didática e com uma clareza incomum, o que acabou denominando como "Escala Espírita".

Recentemente, um médico e pesquisador, que fora espírita dedicado da FEB e atualmente dedica-se ao desenvolvimento da Conscienciologia desde meados de 1980, Waldo Vieira publicara o que chamou de "Escala Evolutiva" (clique aqui).

Em ambos os casos, os pesquisadores procuraram organizar os niveis de evolução da consciência ou do espírito conforme critérios e cartegorias específicas, o que culminou com escalas diferentes, porém, similares e complementares.

Em 2011, eu publiquei neste espaço um artigo onde dei publicidade ao que chamei de "Sexometria" ou a "Escala de Holomaturidade Afetivo-Sexual Humana". Minhas pesquisas a respeito da Sexometria me levaram até o estudo comparado das duas escalas acima citadas, visto que, logicamente, a experiência afetivo-sexual humana modifica-se e evolui conforme o progresso evolutivo da consciência ou espírito. E, se evoluí conforme o progresso evolutivo da consciência, a Sexometria estaria interconectada aos níveis evolutivos das consciências. A escala de Kardec é a métrica moral e intelectual do Ser, tal como ele mesmo afirma. Estaria focada na medida evolutiva das consciências tendo como base os critérios morais e intelectuais. Por outro lado, a escala de Vieira, ainda em estudo, estaria dedicada a uma classificação que leva em conta a lucidez multidimensional, a holomaturidade, tendo como base os critérios da conscienciometria. A luz de um estudo perfunctório, temos que a escala de Kardec mostra-se de uma didática e simplicidade de entendimento, ao passo que a escala de Vieira já nos mostra mais complexa e de difícil compreensão, de menor praticidade.

A Conscienciometria é um instrumento prático da Conscienciologia no que diz respeito ao conhecimento integral da consciência, levando em conta as seguintes variáveis:

1. Maturidade quanto à consciência (atributos intraconscienciais ou a consciência propriamente dita);
2. Maturidade quanto à energia (veículos de manifestação da consciência, especificamente: soma, energossoma, psicossoma e mentalsoma).

Para tal, Waldo Vieira elaborou uma planilha de auto-pesquisa composta por 2.000 questões que têm como proposta, a avaliação da maturidade integral da consciência (espírito), tendo como modelo ou a nota 10, o que chamou de homo sapiens sereníssimus, o nível evolutivo no mais alto escalão ainda reencarnado ou ressomado (ressexualizado) no planeta. Em síntese a proposta do pesquisador é a aferição o mais matemática possível do nível em que a pessoa se encontra na sua hipótese de Escala Evolutiva.

Por outro lado, Allan Kardec nos ensina uma Escala de outro ponto de vista, mais simples e sem a preocupação de fazer dela uma referência para a autopesquisa do nível pessoal de evolução. Para Kardec, as fronteiras entre um nível e outro são tênues e, em geral, apresentamos características de um ou vários níveis simultaneamente, tornando confuso o auto-conhecimento do próprio nível de evolução.

As escalas são complementares. Começaremos pela escala elaborada por Allan Kardec. A escala, como disse é simples, estando classificada assim:


1ª Ordem: Espíritos Puros
2ª Ordem: Espíritos Bons
3ª Ordem: Espíritos Imperfeitos

A 1ª Ordem apresenta uma Classe Única, que é a dos Espíritos considerados Puros, como aqueles que não mais participam do ciclo das reencarnações (seriéxis ou serialidade multiexistencial).

A 2ª e 3ª Ordens são divididas em várias classes, tal como segue:

2ª Ordem: Espíritos Bons
- 2ª Classe: Espíritos Superiores

- 3ª Classe: Espíritos de Sabedoria
- 4ª Classe: Espíritos de Ciência
- 5ª Classe: Espíritos Benévolos

3ª Ordem: Espíritos Imperfeitos

- 6ª Classe: Espíritos Neutros
- 7ª Classe: Espíritos Pseudo-Sábios
- 8ª Classe: Espíritos Levianos
- 9ª Classe: Espíritos Impuros

A lógica adotada por Allan Kardec possui relação com o processo mediúnico, qual seja, a de comunicação interdimensional entre um humano e um espírito, noutras palavras, entre uma consciência intrafísica e uma extrafísica. A Escala apresenta uma classificação do nível evolutivo a partir da maturidade da comunicação, dentro do nível de inteligência e moral do espírito comunicante. Pela comunicação sabe-se em qual nível de evolução encontra-se o espírito.

Aqui parece ser a diferença básica, no meu ponto de vista, entre as duas escalas: para Vieira a Escala aplica-se mais como medida da holomaturidade da consciência, integral, enquanto para Kardec, a escala serve para a medida da maturidade da informação que chega ao médium que necessita de discernimento para compreender o universo espiritual ou extrafísico e quem é o comunicante e seu nível de evolução moral e intelectual. Por outro lado, a escala de Kardec também se mostra como uma escala evolutiva e em certos aspectos apresenta bastante similaridade com a escala de Vieira.

A título de comparação, por exemplo, Vieira chama de Consciex Livre (consciência extrafísica livre) o mesmo que Kardec chama de "Espírito Puro", ou seja, o espírito ou consciência que já libertou-se do ciclo das seriéxis ou reencarnações, com nível de sabedoria, intelecto e moral absoluto para nosso entendimento. Este saber, por outro lado, já vem sendo ensinado desde a antiguidade no Vedanta (Índia).

As correlações entre as escalas é bastante complexa e poderia aqui cometer alguns equívocos de ordem classificatória, pois manifesta meu discernimento e a minha leitura a respeito de ambas. Mas deixarei aqui como vejo as duas escalas lado a lado, em exame de estudo comparado:


Allan Kardec
Waldo Vieira
3ª ordem
9ª Classe:
Espíritos Impuros
Consréu transmigrada
Consréu ressomada
8ª Classe:
Espíritos Levianos
7ª Classe:
Espíritos Pseudo-Sábios
6ª Classe:
Espíritos Neutros
Pré-serenão vulgar
Isca inconsciente
2ª ordem
5ª Classe:
Espíritos Benévolos
Tenepessista
4ª Classe:
Espíritos de Ciência
Projetor consciente
Epicon lúcido
Conscienciólogo
Desperto
Semiconsciex
Teleguiado autocrítico
3ª Classe:
Espíritos de Sabedoria
Evoluciólogo
2ª Classe:
Espíritos Superiores
Serenão
1ª ordem
1ª Classe:
Espírito Puro
Consciex livre (CL)


Numa análise dos traços de personalidade, uma única frase ou vocábulo falado e que traduz o aspecto rústico da personalidade: "palavrão", palavras ofensivas à reputação de outrem, frases grosseiras e outras desta natureza, denunciam sua ordem e classe evolutiva, tanto numa como noutra escala acima exposta. Ou traços presentes de alguma classe. Diria que um conjunto de traços ainda imaturos que pertence a determinada classe, é o que faz com que haja a comunicação e relacionamento com espíritos de tal classe, caracterizando aqui que, toda intrusão obsessiva ou assediadora de ordem espiritual ou extrafísica denuncia a classe donde ainda pertencemos. E, por pertencermos a esta classe, mesmo que seja a partir de poucos traços de caráter, somos responsáveis por estamos neste nível evolutivo e, em última conseqüência, pela intrusão. Tal fato se confirma quando os espíritos superiores, não pertencendo mais às classes inferiores não sofrem mais de qualquer intrusão, pois lhes faltam as sintonias necessárias para tal.

A única vez o qual tive um contato com um Espírito Superior pude compreender experimentalmente quais consciências estão nesta classe: aura de profunda benevolência, pacifismo e discernimento, sabedoria transcendente e simplicidade na instrução visando o esclarecimento objetivo e direto, sem rodeios e sem vaidade. Consciência sem ansiedade, sem preocupações quaisquer, centrada no aqui agora atemporal, numa atmosfera psíquica transcendente e profundamente espiritual, centrado naquilo que podemos chamar de "realidade" e "verdade". Pela natureza destes Espíritos podemos chama-los também de "serenões", devido a sua serenidade profunda no olhar e nas energias emanadas. Creio que alguns destes espíritos embora não tenham alcançado este nível, pertencem a um nível de sabedoria profunda e carregam em si a benevolência e a cientificidade como traços básicos de seu caráter. É o que Kardec chamou de Espíritos de Sabedoria. Estas consciências coloquei-as lado a lado com o que Vieira chamou de Evoluciólogos.

Outra vez tive contato com aquela consciência chamada desperta ou aquela dessediada permanente total. O contato foi numa projeção consciente, onde eu, fora do corpo, lúcido, fui literalmente interrompido por este espírito que me controlava pelo estado vibracional, benevolamente, e deixava-me a uma certa distância para que pudesse me dar a instrução esclarecedora, embora com certa agressividade assistencial. Este traço não se observa num espírito superior. Este espírito desperto se caracteriza pelo domínio da energia de forma a não permitir as intrusões cometidas pelos espíritos impuros, levianos, pseudo-sábios e outros. Tais espíritos cometerão a intrusão naturalmente como sintoma de sua classe evolutiva e, este desperto não permite a intrusão também devido a classe evolutiva que pertence. O desperto já é um espírito de ciência e contém a benevolência em seu traço. Por conservar certa agressividade em sua palavra e mesmo seus atos, não podemos considera-los espíritos de sabedoria e mesmo espíritos superiores. Eles são espíritos medianos e afirmam sua superioridade pelo dominio da energia que é reflexo também de seu desenvolvimento moral e intelectual em prol dos seres. Sua manifestação também parece isenta de ansiedade e preocupações, ao passo que sua lucidez que pode ser vista pelo brilho de seus olhos é algo realmente transcendente e marcante. Sua orientação em minha vida foi tamanha que ele me ensinou que "se eu fosse poderoso eu seria paciente". Assim, o espírito ensina que a paciência ou a ausência de ansiedade, é um critério de avaliação do nível de evolução dos espíritos ou consciências.

É bastante lúcido neste momento de reflexão evoluciológica que faço aqui com você, trazer a relação destes sistemas mesmo com o sistema de Sigmund Freud. Espíritos que pertencem a determinada classe para cima não podem ser classificados como neuróticos, psicóticos, pervertidos ou mesmo histéricos. Tal classificação pertence, em hipótese, aos espíritos da 4ª classe até a 9ª classe. Os espíritos da 4ª classe praticamente não manifestam mais os traços que poderiam caracterizar tais formações sintomáticas. Este estudo é por natureza complexo e profundo, mas pela evolução da consciência, os sintomas neuróticos, psicóticos e obsessivos pertencem a classes evolutivas que darão passos evolutivos e, que, em determinado momento da evolução subirão de nível e deixarão os consultórios psicoterapeuticos naturalmente. Este estudo se alargaria para conceitos que se aplicam não somente a uma neurose e psicose do espírito encarnado ou ressexualizado (consciência intrafísica) mas, alarga-se às manifestações do espírito desencarnado ou consciência extrafísica. Neste caso, os conflitos e sofrimentos morais do espírito estão na ordem da para-neurose e para-psicose. Observamos que a vida do espírito que ainda conserva semelhanças com a vida humana, nos aspectos gerais da vida, podem ser classificadas como manifestações da para-neurose. Por outro lado, quando ocorre a perda de noções da realidade, o espírito sofre de uma para-psicose. Reforço aqui o fato de que tais fenômenos da ordem da evolução somente acomete aos espíritos da 4ª classe para cima.

Estas noções ampliam o discernimento daquele que presta a assistência tanto às pessoas que entram no consultório e os espíritos que os acompanham, como para o trabalho conjunto com a espiritualidade mais lúcida e evoluída de forma a prestarmos a melhor orientação evolutiva e assistência lúcida ao paciente.

Mas, de nada adianta sabermos isto tudo se não trabalharmos em nossa alma a benevolência e o amor mais puro pelos seres humanos de forma geral e não particular. Este é o ensinamento dos espíritos da 1ª à 4ª classe superiores, pois eles mesmos são as testemunhas reais, vivas, orgânicas, da vivência pura do amor, do discernimento, da paz, da serenidade, da calma dinâmica, da ausência de arrogância e prepotência e do fraternismo lúcido. Sigamos este caminho a partir do exemplo dos espíritos líderes da evolução. Eles(as) sim nos dão o testemunho do caminho e da verdade, tão mistificada e obscurecida ao longo dos milênios. Disse um destes espíritos a mim: "O amor é o caminho e a verdade. É simples assim e difícil de entender".

Esta frase se aplica a classe "espíritos pseudo-sábios", onde sabendo muito acerca das coisas, pouco sabem acerca do amor, da benevolência e da moral cósmica maior. Assim, suas orientações carecem do fraternismo benevolente próprio dos espíritos mais superiores, que contendo a ciência transmitem-na junto com a benevolência e o amor puro, como ponteiros do discernimento maior. Fazem do amor puro sua ciência prática na ajuda à evolução da humanidade. Cabe aqui um estudo pessoal para termos uma noção do percentual presente de cada classe em nosso caráter. Este estudo pode ser válido para fins de autosuperação sincera e autêntica para acelerarmos nossa evolução. A partir deste estudo, você pode arriscar-se a apromorar seu discernimento e tentar conhecer melhor as pessoas que estão ao seu redor e aos espíritos (consciexes) que interage com você. Este conhecimento do outro servirá para facilitar sua assistência e na escolha da melhor abordagem, seja ela psicoterapeutica, seja assistencial de forma geral.

Considero-me um espírito que ainda manifesta traços de várias classes simultaneamente. Quando numa análise franca, ainda observo, embora em menor grau de aparição, traços de impureza e levianidade (em algumas ironias mal intencionadas, chingamentos no trânsito, grosserias, por exemplo); traços de pseudo-sábio, quando traço orientações a outras pessoas e estas orientações ainda não são as melhores pois estão contaminadas por meus preconceitos e pré-julgamentos; observo muitos traços de neutralidade e de ciência. Este último parece ser a classe mais dominante o qual pertenço. Da mesma forma, quando transpareço os traços de impureza e levianidade, geralmente, sinto a presença da classe similar comigo, como cooperado das situações assediantes. Quando me amparo no íntimo da positividade mental, a potencialização destes traços diminui e sua manifestação também. Quando comunico conteúdos de natureza de sabedoria, percebo nitidamente não provir de meu microuniverso consciencial, mas de outro espírito, mais sábio que eu, que através de mim, comunica sua orientação. Em algumas situações, sinto-me em alto nível de serenidade, mas dura pouco tempo. Não sei se a sensação provém de mim mesmo ou se é resultado da simples presença de um espírito das primeiras classes que pela presença eu mesmo sinto sua serenidade como sendo minha. Neste ponto coloco-me na modéstia de partir da hipótese de que a serenidade que sinto não deva ser minha, mas somente uma parte ou pequena parte dela e, a outra, deve ser proveniente das energias conscienciais serenas destes espíritos que de vez enquando chegam-se até mim, até mesmo devido a minha minha profissão como parapsicólogo clínico e psicoterapeuta. As classes 1, 2, 3 e 4 não são de todo que pertenço. Aliás, as classes 1, 2 e 3, nem sei ao certo o que significam, mas somente as conheço através do contato com outros espíritos que estão nestes níveis. Já a classe 4, percebo-me mais no nível do "projetor consciente", devido as centenas de experiências conscientes que tive fora do corpo e à ciência que procuro fazer disso. Por outro lado, tais experiências não me fazem ser mais benevolente e menos neurótico que você. Em alguns casos, amplia a neurose e necessita de maior investimento para a superação de traços. Meu temperamento científico se expressa em tudo que faço. Mas me falta a sabedoria necessária para ter maior benevolência, amor puro e frasternismo, em determinadas situações. Daí vem a importância do trabalho em conjunto com os espiritos mais superiores que nós, para que sejamos seus portavozes, visto que não damos conta de toda a assistência.

Esta auto-análise rápida tem como função me colocar como exemplo para que você possa fazer com você mesmo e colher os frutos deste alinhamento evolutivo e direcionar sua bússola para a evolução.