23.7.15

O Futuro da Parapsicologia: homenagem a todos os meus amigos Parapsicólogos!

Fernando Salvino (M.Sc)
Parapsicólogo e Psicoterapeuta


Em 1953, na Holanda, aconteceu o I Congresso Internacional de Parapsicologia, razão pela qual se instituiu tal dia o Dia do Parapsicólogo. Assim ergue-se no planeta uma ciência capaz de trazer a campo científico casos, fenômenos e questões antes restrita ao campo metafísico e religioso. Até então o Espiritismo dominava o cenário com as teses kardecistas, e com a investigação parapsicológica pode-se discernir ciência de religião, e separar uma coisa doutra.

O perigo da separação é que a Parapsicologia foi pouco a pouco se tornando uma ciência chata. Uma mesmice tomou sua vida e uma estagnação geral reduziu sua significância enquanto ciência que pretendia comprovar a sobrevivência após a morte, a alma, fenômenos incomuns e os ditos espirituais e assim por diante. A antiga Metapsíquica e seus representantes já teriam feito tal tentativa e com extremo rigor, conseguiram chegar em resultados surpreendentes, até que Sir Oliver Lodge, publicamente assume estar a sobrevivência comprovada cientificamente. A tentativa de comprovação persiste na Parapsicologia com a pesquisa da reencarnação em crianças através de Ian Stevenson e tantos outros que procuram comprovar, tanto por pesquisa qualitativa como quantitativa, neste ultimo caso, a pesquisa da Transcomunicação Instrumental. A Parapsicologia então torna-se cobiçada, pelo mistério, pelo desconhecido e entra em academias de ciência sendo contaminadas pelo paradigma materialista e reducionista. Da mesma forma religiosos a apropriam e a distorcem a seus conceitos visando a comprovação de suas teses religiosas.

Em síntese, tivemos muitos avanços?

Que ciência é esta a Parapsicologia? É uma ciência?

Séculos de pesquisas se acumularam e quais os resultados?

Qual o propósito desta ciência? Para que pesquisar fenômenos inomuns ou paranormais? Qual o sentido de existência de tais fenômenos?

Os avanços ocorreram no campo específico da pesquisa científica da projetabilidade da consciência para fora do corpo, realizada por Hereward Carrignton e Sylvan Muldoon, a partir especialmente de 1929, apesar de Carrignton já ter tido experiências com o Yoga e com o interesse no campo da pesquisa científica da projeção. Os teosofistas nesta época estavam em voga e divulgaram no Ocidente o Yoga de Patãnjali, Raja Yoga. Metapsiquistas curiosos começaram a praticá-lo e a se interessar pelos pressupostos do Yoga e suas relações com a Metapsíquica e com os fenômenos metapsíquicos (ou parapsicológicos).

A sucessão de pesquisas nesta área culminou com a proposta de uma sub-área da Parapsicologia, a Projeciologia e suas relações com a investigação da consciência. A consciência então torna-se o centro da pesquisa, pois constata-se que a mesma não é o corpo ou o cérebro, e pode viver e sobreviver fora dele. A pesquisa da EQM - experiência de quase morte também vai fundamentar a tese Projeciológica e desafiar de uma vez por todas as teses materialistas, axiomáticas infundadas.

Com o retorno da pesquisa da consciência multidimensional, retorna-se também a três linhas de pesquisa específicas do oriente, em especial Tao, Samkhya e Yoga. O Budismo também torna-se campo de retorno, visto ser a meditação um potente método científico para o estudo da consciência.

A Parapsicologia vai se tornando então gradualmente, o estudo da consciência em seus múltiplos estados de consciência.

Nos anos anteriores, as minhas pesquisas se intensificaram por intermédio de esforços disciplinados e contínuos de autoexperimentações parapsíquicas, donde comecei a acessar um espectro de experiências que ultrapassavam o psi-gama, psi-kapa e psi-theta da Parapsicologia Geral. Dei a esta função o nome de psi-ómicron, visto que tais experiências estavam associadas a estados holocósmicos de consciência.

Os estudos das linhas acima relevaram que a ciência da consciência e dos fenômenos parapsíquicos já existia de forma desenvolvida na Índia e China e que tais linhas possuiam métodos científicos para o desencadeamentos e autodomínio dos fenômenos, além de que existia uma referência filosófica que dava sentido a tal campo fenomenológico em nossas vidas.

Assim, a Parapsicologia contemporânea é essencialmente o retorno ao saber oriental, em especial às linhas acima citadas. E com a função psi-ómicron assim descrita (aconselho ler os ensaios sobre tal função) temos o ápice do cientificável, o fim da ciência e o início da transciência, ou como chamei de Holocosmologia.

O futuro da Parapsicologia Avançada é a investigação cosmológica através das funções psi de largo espectro, ou como chamei sinteticamente de psi-ómicron.

E é com sincera esperança e paciência para aguardar o momento adequado, no futuro teremos máquinas capazes que nos fazer projetar para fora de nossos corpos (como na hipótese que lancei do Projeciotron), máquinas telepáticas (como na hipótese que lancei, o Telepaticon), naves espaciais capazes de operar em nível do hiperespaço e com isto teremos máquinas capazes de nos transportar através do hiperespaço, livre das leis do espaço-tempo ordinário dominado pela velocidade da luz. O Yoga passará progressivamente a ser o método universal para a dissolução do sofrimento e para a autoregulação permanente, e a psicoterapia de pouco a pouco vai perder sua razão de existência (as pessoas vão ficando mais saudáveis e lúcidas). A religião e suas doutrinas perderão o sentido e as instituições terminarão. Os muros dos conceitos serão progressivamente dissolvidos pelas experiências de samadhi mais generalizada. A expansão e o contato pacífico com a comunidade universal de seres do universo (alienígenas) será vivida. A Terra passará por processos progressivos de cosmoinclusão junto com a humanidade. Até que passará a ser parte integrante de uma cosmossociedade, a sociedad universal, o Estado Cosmocrático de Cosmodireito. Com isto, poderemos aprender uns com os outros e o amor universal será o caminho e o sentido de tudo que fazemos. E este princípio geral universal, já poderá ser vivido e entendido por Parapsicólogos e outros de linhas científicas afins, para que possamos compreender as experiências psi-ómicron (samadhi, kaivalyam, projeções mentais e exprojeções, cosmotelepatia, etc) e ultrapassar os muros que nos dividem.

O amor é o caminho e o sentido. É o princípio do Yoga total, de retorno a holofusão e a dissolução da doença em direção à saúde e felicidade permanente.

Parapsicologia sem amor, não é Parapsicologia: é arma.