28.8.09

O paciente olha para mim, seriamente e me diz: "Olha Fernando, não tenho nada a dizer"....


Caro leitor deste modesto parablog,

Quando um paciente me olha seriamente nos olhos e me diz:

- Fernando, não tenho nada a te dizer hoje.

A primeira coisa que penso é:

O que está tentando me dizer ao dizer que não tem nada a dizer?

Passo ao significado que o "nada" tem: O que é pois o "nada" para o paciente?

Assim obviamente pergunto:

- Bom... o que é então o "nada a dizer" para você? O que significa para você não ter nada a dizer? Significa que quer dizer algo que chama de "nada"?

Ora nada existe no cosmo que pode ser chamado de "nada". O "nada" é um objeto e, sendo objeto é alguma coisa. E sendo alguma coisa o paciente quer dizer algo. Sendo o nada algo, cabe ao terapeuta descobrir junto com o paciente que conteúdos encerram sob o nome de "nada".

E assim as sessões se caminham.... de camada a camada.... em se tratando de regressões a vidas passadas... muitos "nadas" vêm a superfície e tornam-se "tudos".

O melhor da terapia é a oportunidade de se ter uma relação franca, no nível que trancende a máscara ou a fachada social e moral, de pessoa a pessoa.

Aprendo muito com meus pacientes. Eles me ensinam a manter-me no caminho da franqueza. Sem franqueza não existe evolução.

Fernando.