6.2.19

EES - Experiência de Espectro do Samadhi: Do estado de perturbação ao Samprajnata Samadhi

Fernando Salvino (MSc)
Parapsicólogo Clínico e Psicoterapeuta
Projeciólogo e Conscienciólogo (Livre Pesquisador)
Praticante de Yôga e Tai Chi Chuan mais de 20 anos (nesta vida).

Fundou e Coordenou o LAC - Laboratório de Autopesquisa da Consciência e do Yôga durante 8 anos (HU-UFSC)



Considerações Iniciais

Este ensaio é antigo e revendo os rascunhos que não tinha ainda publicado e que ficaram pendentes aqui nos arquivos encontrei este e fiz por bem terminá-lo em razão de sua importância para a pesquisa científica do Yôga e mais especificamente, do Samadhi.


I - Da Prática em Laboratório

A prática da meditação microcósmica e macrocósmica foram desenvolvidas ao longo de milênios e podem ser compreendidas como o método natural para a holofusão.

E diante disso colocar em palavras o que ocorre em samadhi é das mais difíceis tarefas, não raro, podendo mistificar este fenômeno essencial na evolução do espírito e restringindo seu acesso a poucas pessoas. O samadhi é para todos.

E tentamos quase o impossível que é investigar, praticar e vivenciar experimentos transcendentes relacionados com Samadhi no LAC - Laboratório de Autopesquisa da Consciência e do Yôga.


II - Do Caso

O caso que narro aqui de forma sintética ocorreu num dos experimentos do LAC onde após uma experiência de meditação, onde partimos de uma condição mais perturbada e de regulação em regulação, refinação em refinação, atingimos o samadhi em grupo. Estávamos em 4 pesquisadores.

No momento em que atingimos este estágio da meditação, onde ocorre a supressão da perturbação ou das ondulações de instabilidade da consciência, pude ver um grupo de meditadores vestidos de alaranjado com turbantes também alaranjado, e um deles dirigiu-se até mim e disse:

SAMPRAJNATA SAMADHI

No momento senti-me importante e vaidoso ao ter o privilégio de estarmos sendo ensinados diretamente por Yogues extrafísicos, quando o mesmo yogue me diz telepaticamente:

VOCÊ É CONFIÁVEL, MAS NÃO TANTO COMO IMAGINA SER.

O choque de realidade e o impacto da verdade a respeito de meu próprio caráter moderou minha lucidez, baixei minha vaidade, regulei minha mente e pus a falar com meus amigos sobre o que acabara de ver e ouvir.

Acontece que eu não sabia o que se tratava a expressão. Eu anotei e disse aos meus amigos. No exato momento, pesquisamos no google e vimos se tratar de um tipo de SAMADHI COM SEMENTE, um samadhi inicial, primário e que um longo caminho ainda teríamos pela frente.


III - Da Conclusão Geral

E diante desta experiência ficou mais evidente que o SAMADHI, na verdade, é uma EES - Experiência de Espectro do Samadhi.

Do Samprajanata ao Hipersamadhi, na fronteira com o Kaivalya.