5.6.18

Minha Andança com Ayahuasca, Peyote, MDMA e LSD

F.S.


Nos anos 90 e inicio dos anos 2000 dou início a uma jornada que só poderia me levar aos territórios mais incomuns da vida que poderia ser experimentada por um ser humano. Em meio a uma busca ininterrupta que iniciou criticamente quando eu tinha 9 anos de idade, nos anos 80, porém, foi somente nos anos 90 em meio a uma cultura neo-hippie, quando era músico, artista plástico e iniciava a terapia, que fui experimentar a pajelança e me envolver profundamente no estudo sistemático das obras completas de Carlos Castañeda e um tipo de xamanismo que me levaria ao território do conhecimento Yaqui (Maia) e suas correlações com o Taoismo e especialmente, a correlação dos Pases Magicos e do Tai Chi Chuan e Qi Gong.

Li os Ensinamentos de Dom Juan, e fui experimentar peyote numa cerimônia realizada por Aurélio Diaz Tekpankalli. Tomei quatro vezes o Ayahuasca. As duas primeiras em sessões isoladas com um amigo na praia, a segunda e um ritual indígena facilitado por um xamã equatoriano que nunca esquecerei e a quarta na casa de um amigo, em meio a uma tocata pela madrugada. E como se não bastasse e após estudar as obras de Stanislav Grof e os efeitos psicodélicos do LSD (encontrado na planta do centeio) na consciência, ingeri o LSD num experimento controlado no deserto das dunas, na praia da Joaquina, Florianopolis/SC, aos cuidados de meu amigo na época estudante de medicina. E meu último experimento foram duas sessões com o psicoativo derivado de um óleo da planta sassafrás, chamado MDMA, com enorme potencial psicoterapêutico.

O conjunto de todas estas experiências me levaram a vislumbrar o retorno a medicina indígena em sua forma natural e sintética como alternativa a evolução da humanidade, dentro de critérios corretos e lúcidos, tamanho os enormes benefícios que me geraram. Ao mesmo tempo que os ensinamentos práticos nos experimentos com a pajelança me liberaram o acesso ao antigo Qi Gong, Tai Chi Chuan e o retorno aos ensinamentos do método Yaqui contido nos Pases Magicos.