9.1.18

A Síntese: o Sutra

Fernando Salvino (M.Sc)
Parapsicólogo, Psicoterapeuta, Prof. Tao Yôga/Tai Chi Chuan


Estou convencido de que com o tempo usaremos cada vez menos palavras para se comunicar e sintetizaremos o máximo complexos de ideias em unidades de significados mais condensadas de forma a facilitar a comunicação de experiências complexas e profundas, que escapam da linguagem comum.

Em meu movimento pessoal de autoinvestigação venho observando a redução das palavras ao longo de toda a escrita, por exemplo, neste espaço. O volume foi diminuindo, ao passo que a quantidade de informação foi aumentando, apesar da diminuição do volume.

Assim temos que com o tempo o volume diminuiu (quantidade de palavras) ao passo que o volume de informação aumentou. O que se observa na síntese progressiva e no movimento próprio de toda autoinvestigação pois segue o movimento da pesquisa qualitativa participante, fenomenológica.

Partimos assim de experiências e vamos sintetizando em unidades complexas de conhecimento, princípios, matrizes cognitivas que não estão presentes diretamente nos fenômenos vividos mas são extraidos a partir das reduções assim chamadas eidéticas.

Estas reduções foram objeto de várias filosofias na humanidade e cito aqui 3 em especial:

1. Samkhya
2. Taoismo
3. Yôga

Assim, ao longo destes anos deparei-me com a mesma tendência, a de reunir a sintese geral, máxima, a mais irredutível possível de tudo quanto consta na experimentação geral aqui exposta e também não exposta aqui neste espaço.

E decidi reunir a síntese na forma de sutras, que são unidades condensadas de conhecimento organizadas em enumerações lógicas de aprofundamento progressivo.

A intenção remonta a orientação direta dada pela inteligência amparadora que me sugeriu dar a público o "A,E,I,O,U da Holocosmologia". Síntese máxima que me é possivel de realizar o qual está preenchendo todo meu tempo de trabalho como escritor, paralelo as minhas atividades profissionais e familiares.

A sintese parte também da forma como estas inteligências de linhagem holocosmica mais adiantada se comunicam. Eles se comunicam através de palavras condensadores de grande quantidade de informações. Por exemplo, durante centenas de anos em várias e várias vidas adentrei-me numa investigação muito profunda acerca da existência. E esta inteligência solucionou o problema de minha pesquisa com uma só palavra: calibração.

E é sobre isto que versará esta síntese, sobre os princípios do universo, e condensará também todo meu interesse por cosmodireito e por todos os assuntos transcendentes.