12.8.10

Força Psicônica: seria a 5ª Força?

Por Dr. Fernando Salvino (MSc.)Parapsicólogo Clínico, Psicoterapeuta, Conscienciólogo


Este artigo foi acessado mais de 190 vezes desde sua publicação. Comprometo-me junto com meu amigo Geraldo Sarti, verdadeiro expert no assunto, a aprofundar este tópico incluindo algumas teorias avançadas da cosmologia moderna, como a teoria de supercordas, teoria do universo membrana e teoria dos multiversos, todas publicadas na Scientific American livremente.
....................................................

Em Física diz-se que existem 4 forças básicas no Universo. São elas:

  1. Força nuclear forte: a que mantém o núcleo atômico coeso.
  2. Força nuclear fraca: que causa certas formas de decaimento radioativo.
  3. Força eletromagnética: força que um campo magnético exerce sobre forças elétricas.
  4. Força da gravidade: aquela que é consequencia da geometria do espaço-tempo.
Sabe-se no meio cosmológico que ainda está para nascer uma teoria do tudo, teoria que unificaria as 4 realidades do cosmos, tal como descitas acima. Mas, como haveria de existir uma teoria unificada sem a inclusão da força psicônica? A força psicônica é a expressão básica daquilo que chamamos consciência. Uma cosmologia sem consciência não apresenta sentido algum, visto que, os criadores de qualquer teoria somente as criam devido a presença da consciência, que viabiliza a criatividade e a inventividade científica a partir de teorias e experimentações.

As investigações projeciológicas sugerem uma 5ª força que necessariamente integra a sincronia da consciência com a energia. Esta força pode ser chamada de força psicônica (baseado no modelo de Geraldo Sarti - teoria dos psicons).

Esta força é a responsável pela integração, unificação, fusão, embora temporária, da consciência no corpo físico-eletro-magnético. Esta integração é a condição que Muldoon chamou de coincidência, quando o corpo psi ou astral está coincidente ao corpo físico. Hernani Andrade chamou de "captura dos psi-átomos pelas moléculas orgânicas". Por outro lado, a força psicônica é força onipresente no cosmos, porém, sua natureza ainda permanece bastante obscura. Uma cosmologia integral não haveria de excluir a consciência, mas, ao contrário, incluir a consciência como consituinte básico do universo (ou multiversos). Podemos até arriscar dizer que, na essência, o cosmos é consciência, visto que o restante é energia. Energia (incluindo a matéria) é realidade criada como? Pela teoria de psicons é viável a criação de matéria pelo pensamento (Ver Sarti - clique aqui). Existiriam duas realidades no cosmos? Consciência e energia? Ou estamos falando da mesma realidade se manifestando de formas diferentes?

Pela cosmologia adotada por Waldo Vieira, o cosmos é composto de duas realidades: consciência e energia. A cosmologia moderna despreza a primeira e estuda o cosmo somente do ponto de vista da energia. Uma cosmologia integral pertenceria a um outro campo de investigações, uma cosmo-consciencio-logia ou, uma consciencio-cosmo-logia, partindo da unificação entre ambas realidades, numa cosmologia unificando consciência e energia, os universos físico com toda sua complexidade e os universos conscienciais. Diante disso podemos admitir um universo multidimensional cuja força psicônica aparece como consciência e as demais forças, como forças físicas. Dentre as forças psicônicas ou forças conscienciais, temos a intenção ou intento como a força básica da consciência. A organização impecável do universo que devido a isso o chamamos de cosmos, traduz a presença de forças psicônicas ou do campo psicônico unificado, realidade cósmica que possibilita a unificação dos campos físicos sejam lá quais forem com os campos da consciência. A intenção traduz a inteligência da consciência que emite informações. Estas informações são ondas psicônicas (ou pensênicas).

Pelo modelo de Sarti, a partícula fundamental está além da matéria e encontra no psicon sua base, cujo núcleo gerador de tais partículas é a própria consciência. Assim, psicons e elétrons se encontram continuamente, tal como vem evidenciando os fenômenos da telepatia, psicocinesia e outros.

A força psicônica parece ser uma força mais básica do que as demais catalogadas até então e sugere um campo multidimensional enquanto estrutura própria do Universo. Tal campo modernamente foi proposto teoricamente pela cosmologia como teoria das cordas, teoria do universo membrana e teoria dos multiversos.

Na segunda parte deste artigo, irei revisar estas teorias a luz das ciências avançadas da consciência.