25.5.10

O Poder da Reconciliação (parte 1)

Por Dr. Fernando Salvino - Parapsicólogo Clínico


Não acredite em nada do que escrevo aqui.



Absolutamente nada. Reflita, pare, pense, reveja sua vida e tire suas próprias conclusões. Mas lembre-se: você é o capitão de seu destino. O seu corpo é seu barco e você é o marinheiro. A vida é o mar. O horizonte, seu destino, o desconhecido. Descubra onde guardou a bússola de sua vida e encontre rapidamente o norte, porque o tempo está passando. O momento da reciclagem é agora. Leia, mas não acredite. Reflita e não aceite simplesmente as palavras aqui escritas. Chegue as suas próprias conclusões como eu mesmo cheguei.

O mundo tornou-se uma imagem puramente negativa.

Todos os dias bilhões de pessoas assistem pela TV o mundo em guerra, o planeta sendo destruído e a humanidade sendo assolada pela peste da fome, pobreza e doenças da civilização moderna, como o câncer, a depressão, a tristeza, o desemprego, as dívidas, as drogas... Como vou explicar aqui, você acreditou que isto é a realidade, nada mais que isso. O resultado: vamos perdendo lentamente nossa capacidade de sentir. E quando perdemos esta capacidade de sentir, perdemos a sensação de estarmos vivos. E eis que surge a depressão e todas as doenças da negatividade moderna. Volte a sentir e muitos de seus problemas serão resolvidos. Voltar a sentir é ser quem você é. É sentir os anseios de tua alma, teu propósito nesta vida.

Um fato comum, normal nos dias de hoje....

Uma pessoa normal, como eu e você, um belo dia perde o emprego ou entra numa crise profunda emocional e existencial, como um divórcio, uma traição, etc. Não importa o que. Você entrou em crise. Você deixou de fazer parte da linha de produção, saiu do trilho. Vendeu drogas para comprar comida e parou na penitenciária. Surtou, foi para a estrada caminhar sozinha e foi levada a um Hospital Psiquiátrico como sinal de alguma psicose grave. Você agora tem necessidades de surtar, e porque não gritar, quebrar os pratos na parede..... dar socos na porta, colocar para fora a pulsão controlada diariamente pelo rótulo de normal que escolheu usar e nutrir. Mas disseram a você que isso é coisa de louco... que é anormal, que é esquizofrenia.... muitos médicos dizem, muitos psiquiatras dizem..... então porque eles dizem você foi ensinado a acreditar nestas autoridades e não no que você sente. Para isso você se entorpece de drogas. Recebeu uma receita que diz “tome isto” e você ingere as pílulas milagrosas. Estas pílulas vão lhe fazer o milagre de você aos poucos esquecer quem você é. Você para de sentir o sintoma da angústia, do medo.... e acredita que a angústia e o medo se foram. Você para de tomar as pílulas e? A angústia e o medo voltam. E você tem medo. E tudo alimenta isto em nós atualmente: medos e mais medos.
Como animais acuados no canto do muro, vivemos e nos defendemos, com medo de morrer.

Quando começa o dia, lhe ensinaram que precisa estar disposto, então ingere anti-depressivo, toma café, guaraná em pó ou qualquer outra coisa, como cocaína, uma dose de conhaque, uma tragada de cigarro.... E quando chega a noite, lhe ensinaram que precisa dormir, então ingere um calmante, um sonífero químico, um rivotril ou qualquer outra coisa, liga a TV para não escutar o vazio de seu espírito.... A noite a angústia sobe também. Você nem sabe porquê, mas sente. Você nem pode dizer isto a quem o cerca, porque vão dizer que está deprimido ou sei lá quem rótulo irão lhe dizer. Você guarda para si este mundo calado. Sofre quieto(a). Assiste novelas ou encontra outra coisa para poder sair desta angústia. Joga futebol com os amigos, ou vê filmes horas a fio. Lê livros quaisquer....

Não que você seja esta pessoa, mas talvez já tenha sentido algo parecido com isto.

Ora se entorpece com drogas medicamentosas, ora com a TV ou mesmo torcendo para que chegue o dia de fazer compras e daí, sentir aquela sensação boa de comprar, de consumir. No fundo, lá no seu fundo, você não agüenta mais tudo isto! Sua vida, seu casamento, seu trabalho e tem vontade de mandar tudo para o “Zé Fini”! A realidade é difícil, todos te ensinam isto o tempo todo... Então você sente vontade de fugir. E lá no fundo não vê a hora de tudo acabar.... de tudo terminar..... De voltar de onde veio, de volta para o mundo espiritual, para junto de Deus ou seja lá onde você crê que vai e é melhor que aqui...

Muitas vezes e não raro todos os dias, você aí dentro de você, no seu mundo calado, pensa em morrer. Mas claro! Não pode dizer a ninguém isto, porque vão lhe dizer que está ficando doido(a)! Mas lembre-se: estas pessoas que vão lhe dizer isto, é provável também que passem pelas mesmas coisas. Elas não querem que você seja a porta-voz de seus segredos mais íntimos! E mais lá no fundo... lá dentro.... você se rejeita por ser quem você é..... sente raiva de si mesma porque ter fracassado na tarefa de ser o que os outros quiseram que você fosse: uma pessoa de sucesso, um ricão ou ricona.... uma madame ou um garanhão..... Um gênio brilhante ou um famoso ator.... Não importa o que é... lá dentro de você existe um fracasso de não ter sido aquilo que seus pais esperavam de você..... ou seus amigos..... Em outra mensagem eu escrevi algo parecido e como isto tudo é muito importante, volto a falar:

Você se tornou esta pessoa: Você não se tornou você mesmo.

Você se tornou o que o Outro quer que você seja: um autômato que caminha mais inconsciente que lúcido, mais insensível e calado e que se entorpece para não lembrar quem realmente é e o que ocorre em volta de você. E isto se estende... O espírito insensível torna-se um corpo inerte e a morte torna-se o assunto mais divulgado da TV. Veja a TV, os jornais e eis uma conclusão simples: onde está o amor? Onde estão as boas notícias? Onde estão as coisas boas que ocorrem dia após dia? Onde estãos os maravilhosos trabalhos realizados pelas ONGs? Pelos ecologistas? Pelos Psicoterapeutas do mundo? Pelos religiosos? Por todos aqueles que ajudam de uma forma ou de outra o mundo a tornar-se melhor? Pense nisso. Pense no quanto você é um(a) divulgador(a) das más noticias, das fofocas do(a) vizinho(a).... Você se tornou, com isso, um agente da mídia da negatividade. Não adianta ir ao centro espírita buscar o passe ou ir ao tempo evangélico pedir a Deus e a Jesus Cristo sua salvação, ou ir a psicoterapia em busca do conselho medicamentoso e milagroso. Ou buscar mensagens espirituais junto a espíritos pela psicografia. Nada disso adianta. Se você se tornou um agente da negatividade então, deve repensar toda sua vida. Ao não se tornar você mesmo você começa a sentir medo justamente de que? De si mesmo. Eis a raiz espiritual de toda a sua fobia, de todo seu medo. Você agora tem medo de si mesmo. Você tem medo de ser quem você é. E odeia-se por isso. Porque carrega um fracasso profundo dentro de você. Como diz Wilhelm Reich, tornou-se um “Zé Ninguém”, um qualquer um, um igual. Lembro aqui de uma poesia interessante: “Nasci no meio de milhares de pinheiros mas eu saquei, que sou uma goiabeira”. Sejamos a goiabeira, sejamos quem realmente somos e nenhuma depressão e medo nos assolará mais.

O Poder da Reconciliação Consigo Mesmo.

Não importa o que fizeram você acreditar. O que importa é você, agora, começar a se reconciliar consigo mesmo(a). Faça as pazes com seu passado, com seus erros, tente perdoar por tudo aquilo que tem vergonha que fez, pensou ou pensa. Faça um elo positivo entre você e você mesmo(a). Pare de entrar em guerra com você. Pare de se machucar com críticas e imposições. Pare de fazer o que lhe ensinaram. Tente fazer diferente: tente se amar por completo. Tente ser mais quem você é a partir de agora. Fale mais aquilo que pensa sem medo de represálias. Lembre-se: quem repreende você também acredita que não pode ser quem ele é. Ele tem medo também. Ensine a quem está a sua volta que é possível ser quem se é. A liberdade está a seu alcance. Dê o primeiro passo: reconcilie consigo mesmo. Reavalie suas posturas, seus pensamentos, emoções e atitudes. E reavalie suas relações. Assim, damos o segundo passo.

O Poder da Reconciliação com nossos entes queridos.

Faça um exame de consciência honesto consigo mesmo e verá o quanto o orgulho tem te intoxicado; o quando a arrogância e a prepotência e o senso de vingança tem mantido relações mal resolvidas, conflitos e inimizades, afastamentos emocionais... Pare agora e sinta o seu peito, seu coração: perceba o bloqueio que você mesmo cria com todas estas posturas. Isto impede de você amar mais profundamente a si, aos outros, ao mundo, a vida. Você acredita que perdoar o ente querido que lhe fez mal vai absolve-lo de sua má atitude. Perdoar é antes de qualquer coisa uma atitude de auto-respeito, de amor-próprio, quando você opta por não mais alimentar o ódio dentro de sua alma. Isto não significa concordar com os atos malévolos do outro, mas significa, antes de tudo, em não aceitar que o ódio fique dentro de sua alma. Você não merece ficar com este ódio dentro de si. Apesar de simples esta lição, ela não é fácil. Tenho tentado praticar o perdão diariamente a anos e venho percebendo como é difícil esta tarefa. Posso dizer mesmo que toda nossa missão de vida é aprendermos a nos amar e amar aos nossos semelhantes. O nosso desafio é praticar isto. Falar é fácil, praticar é o desafio.

O Poder da Reconciliação com a Vida.

Quantas vezes você culpou a Vida por seus problemas. Quantas vezes culpou Deus por tudo. Agora é o momento de se reconciliar com o Poder que lhe deu a Consciência, que lhe deu o Espírito. Não sei exatamente como você fará isso, mas pode fazer como eu faço, se quiser. Eu vou até o mosteiro dos padres jesuitas na Praia do Morro das Pedras ou caminho pela Praia do Campeche e olho o horizonte, observo o céu, o mar a natureza e começo a agradecer por tudo. Por tudo e tudo. Não acredite que isto dará resultado para você. Faça a experiência. E avalie os resultados em você mesmo. Mas faça com honestidade, entregue-se à experiência, seja inteiro e não pela metade.

Técnica da Reconciliação pelo Perdão

Aos corajosos e corajosas de plantão, deixo esta técnica como recurso de crescimento espiritual:

1. Coloque uma música de relaxamento, leve e suave, sem falas ou mantras. Somente uma música suave.

2. Acomode-se num local confortável, sentado ou deitado. E simplesmente comece um relaxamento em seu corpo, começando pela cabeça e vai até os pés. Respire com consciência. Afasta os pensamentos intrusivos.

3. Imagine as 3 pessoas que mais você tem conflito. A primeira é você. As outras duas deixe sua mente vagar, ela sabe quem é.

4. Imagine então você mesmo na sua frente. E com todo o amor que existe em sua alma procure perdoar você mesmo por tudo que fez nesta vida, por todos seus erros. Faça as pazes com você. Envie a melhor energia para você. Imagine um raio de energia amorosa inundando você mesmo na sua frente. Abrace-se. Dê amor para você mesmo. Fale em voz alta se precisar e faça o que sentir necessário para se reconciliar consigo mesmo.

5. Agora imagine as 2 pessoas que mais tem problema de relacionamento e faça a mesma coisa. Se quiser, imagine mais pessoas e mais pessoas. E faça isto com todas elas.

6. Agora faça uma experiência científica com você mesmo: aplique esta técnica antes de dormir. Ao invés de ficar pensando bobagens, faça esta técnica diariamente. Reconcilia-se diariamente consigo mesmo e com as pessoas que tem problemas. Faça um teste: tente por 1 semana. E veja os resultados. Não acredite em nada que falei aqui.

Valorize sua experiência. Valorize quem você é. Porque ninguem fará isto por você.